Artigos

Atraso de jogos: Melhor Tarde Do que lançá-los com Bugs?

Atraso de jogos: Melhor Tarde Do que lançá-los com Bugs?

Pensa no último jogo que estavas ansioso(a) para jogar. Talvez este jogo tenha sido lançado no dia correto, mas isto não é sempre o caso. Quando um lançamento é adiado tu tens de esperar ainda mais tempo antes que possas fazer download do jogo na Xbox One e PS4, é uma pena. Mas… será que é mesmo? Se fosse possível o jogo teria sido lançado ontem, mas isto não teria um efeito negativo sobre a qualidade da experiência? Devemos esperar pacientemente? Ou, pelo contrário, um lançamento não deve ser adiado mesmo quando um jogo não está suficientemente otimizado?

Ultimamente vemos mais e mais criadores de videojogos a adiarem o lançamento dos jogos. Contudo se dermos uma vista de olhos pelo Google Trends este assunto está a ser discutido aparentemente com menos frequência! É um tópico que é constantemente mencionado em websites, blogs e comunidades, mas com menor frequência do que anteriormente.

Apesar de a imprensa falar sobre isso frequentemente, atrasos de jogos na realidade não estão a aumentar. Ao observar criadores de jogos de títulos triple-A que recebem mais atenção da imprensa, podemos perceber que a quantidade de jogos com lançamentos adiados não esta a aumentar. As tabelas abaixo mostram dados de duas grandes editoras de jogos nos últimos 5 anos.

tabelas1*Esta informação é baseada em múltiplas fontes externas (incluindo as páginas corporativas da editora) para obter as percentagens mais precisas possíveis.

Existem claro exceções. A percentagem de jogos atrasados entre editoras de jogos que publicam 5 jogos por ano crescerá rapidamente mesmo que somente um jogo veja o seu lançamento adiado. Mas as grandes editoras podem ter altas percentagens, como por exemplo Ubisoft.

tabelas2*Esta informação é baseada em múltiplas fontes externas (incluindo as páginas corporativas da editora) para obter as percentagens mais precisas possíveis.

Apesar de lançamentos adiados serem frequentemente reconhecidos e reportados pela imprensa, eles não aparentam ter influência na pontuação final de avaliações. Pelo contrário, há uma grande probabilidade de que quando tu leres a análise de um videojogo, atrasado ou não, a pontuação seja de 8/10. Há apenas um pequeno número de exceções com pontuações extremamente altas ou baixas. Mas os jogadores nem sempre concordam com os críticos. Podemos ver isso claramente a partir da comparação de pontuação abaixo, da Metacritic.

imagem-11

Quando obtens a tua dose diária de notícias de jogos de várias fontes on-line, provavelmente encontraste um jogador como este (em baixo): o que gosta de comentar. O visitante que tem sempre opinião pronta e que espera pela oportunidade certa para atacar. Eles ficam muito irritados quando a data de lançamento de um jogo pelo qual esperam ansiosamente, de repente está mais distante do que eles pensavam. Há uma abundância de jogadores que entendem a situação, mas a maioria dos comentários sobre este tipo de artigos são diretos.

imagem1As respostas raivosas estão em ascensão e provavelmente tem a ver com o aumento da frequência com que os atrasos estão a ser relatados. Os “haters” dão a impressão de que o problema é maior do que na realidade é. O que é certo é que a grande maioria das pessoas está realmente tranquila com a situação. Uma pesquisa recente suporta este tema, mais de 600 jogadores responderam sobre este assunto, e os resultados foram surpreendentemente positivos!

A pesquisa em que foram convidados à participar pergunta a que ponto um atraso, na verdade, se torna um problema para eles, dependendo da extensão desse mesmo atraso. No gráfico abaixo podes notar que a maioria aceita pequenos atrasos e também pode aceitar atrasos de alguns meses. No entanto, um jogo que é alvo de um ano de adiamento, lança a balança na direção negativa.

“Quando um atraso na data de lançamento realmente importa?”

imagem2

A maioria indica que não perde a confiança em criadoras de jogos, desde que haja, claro está, uma boa razão para o atraso. Transparência e honestidade desempenham um papel importante para editoras de jogos nesta situação. As razões para os atrasos, muitas vezes têm a ver com a melhoria da qualidade do jogo. Por exemplo a Naughty Dog, criadora de Uncharted 4: A Thief´s End, atrasou seu jogo para ter mais tempo para tornar o final da série tão espetacular quanto possível.

“É algo que acontece [no final] que requer um pouco mais de trabalho para o que queremos fazer. E, novamente, teríamos de reduzir o alcance e reduzir essa ambição para atender ao prazo [original] e isto iria decepcionar [fãs]. Mas este é o último capítulo de Nathan Drake, então vamos nos dar o máximo de tempo possível e ir all-out para esta série. “

A CD Projekt RED (The Witcher 3: Wild Hunt) publicou uma carta aberta para os seus fãs para explicar a causa do atraso. O jogo acabou por ser um enorme sucesso e cumpriu até muitas das suas promessas. Não ocorre com muita frequência um jogo que ainda tem problemas após um atraso.

Os atrasos são frequentemente discutidos pela imprensa, mas isso não significa que o número real de jogos que ficam com as suas datas de lançamento adiadas estão realmente em ascensão. Para algumas editores a quantidade está mesmo a diminuir em comparação com anos anteriores. A atenção constante da imprensa para o assunto e muitas das reações negativas e comentários da comunidade, parecem ser desta forma um pouco exageradas.

Enquanto o atraso de jogos realmente ofereça benefícios, estamos satisfeitos, e, felizmente este é o caso para a maioria das situações. Tudo o que resta é a resposta para a pergunta: ” É melhor atrasar um jogo do que lançá-lo mal otimizado?” Quando olhamos para os resultados do inquérito, apenas uma resposta permanece: SIM!

Gualter Honrado

Gualter Honrado

Editor em Gaming Portugal
O Gualter é uma daquelas pessoas que deve ser hiperativa e nunca chegou a ser diagnosticada. O homem trabalha rápido e move-se nos “meandros” do mundo do gaming com uma agilidade tal que é uma espécie de “sniper” cá da casa. Ele dedica-se a um pouco de tudo, notícias; grandes jogos; jogos independentes; previews e ainda arranja tempo para jogar. O seu jogo preferido é o Portal.
Gualter Honrado

Últimos posts por Gualter Honrado (exibir todos)

Também poderás gostar de:

A Gaming Portugal Recomenda

 

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Política de Privacidade & Cookies

Este site (tal como todos os outros) utiliza cookies. Ao navegares na Gaming Portugal estarás a consentir a sua utilização.