Jogos Indie Notícias PC

Beholder: Espia e Denuncia

Beholder

Diz-me uma coisa, tu consideras-te um indivíduo com elevados valores morais? Talvez a maior parte das pessoas acreditem que sim, já a realidade das coisas, essa pode ser bem diferente. Beholder é um jogo que testa precisamente os teus valores morais e levanta inúmeras questões sobre a privacidade e a sociedade em que um dia poderemos viver.

Em Beholder tu és Carl, o senhorio de um edifício de apartamentos que trabalha para um Estado totalitário.

Diga-se de passagem que trabalhar para o Estado, mesmo um sob um regime totalitário, é sempre um emprego relativamente seguro. No entanto para Carl a vida não é assim tão simples.

Num primeiro olhar ele é apenas um mero senhorio que deve tornar a sua propriedade atrativa para os novos inquilinos. No entanto Carl tem segundas intenções, ele tenciona espiar para o estado, observar com muita atenção os seus inquilinos e usar de todos os meios para descobrir se de alguma forma eles participam em atividades ilegais.

É como se o Carl fosse da PIDE (quem não sabe o que foi a PIDE deve procurar no Google a questionar-se sobre a razão pela qual os seus conhecimentos básicos de história portuguesa são tão maus), à superfície ele parece ser aquele senhorio que está sempre presente para resolver problemas, mas no fundo ele está sempre presente para espiar os inquilinos.

Muito inspirado no romance do autor britânico George Orwell chamado “1984” e em eventos recentes como o caso Edward Snowden ou o de Julian Assange, Beholder levanta questões sobre a privacidade e coloca nas tuas mãos a decisão de seguires as ordens do Estado ou de contrariá-las.

Na pele de Carl tu deverás decidir quais as punições. Será que vais denunciar aqueles que de alguma forma se envolvem em atividades ilegais, ou “fecharás os olhos” e deixarás passar ilegalidades em nome de alguma liberdade.

Seja no totalitarismo ou numa democracia os problemas são uma constante e tu deverás balancear bem os teus desejos mais íntimos, com as leis existentes e os teus próprios valores morais.

Trata-se de um conceito muito interessante e que é capaz de nos colocar a pensar. Beholder tem lançamento agendado para este ano e fica atento à review da Gaming Portugal que deve ser publicada durante as próximas semanas.

Até lá podes experimentar o demo para veres se gostas do que o jogo tem para oferecer.

Diogo Mota

Diogo Mota

Editor-Chefe em Gaming Portugal
O Diogo é o organizador, todo o conteúdo do website passa de uma forma ou de outra pelas suas mãos, ele certifica-se que os padrões de qualidade são sempre altos e se a Gaming Portugal é hoje uma máquina relativamente bem oleada, isso acontece em grande parte graças ao seu trabalho.
Diogo Mota

Últimos posts por Diogo Mota (exibir todos)

Também poderás gostar de:

A Gaming Portugal Recomenda

 

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

1 × three =

Política de Privacidade & Cookies

Este site (tal como todos os outros) utiliza cookies. Ao navegares na Gaming Portugal estarás a consentir a sua utilização.