Artigos PC PS3 Xbox 360

Dead Space 3: Primeiras Impressões

Dead Space 3: Primeiras Impressões

É triste que Dead Space 3 seja apenas uma conversão básica no PC e também é triste que estas decisões ainda façam parte dos ideais de algumas companhias e distribuidoras, não é nada simpático e os gamers no PC acabam por se sentirem negligenciados. Mas deixemos essa discussão para outra altura porque não foi isso que me trouxe aqui. O que me traz aqui é na verdade um aroma daquilo que podemos esperar de Dead Space 3.

Dead Space 3 foi uma das grandes surpresas da E3 de 2012, mostrou-nos na altura não só a já esperada campanha single-player, mas como novas formas de a abordar, novas funcionalidades, um novo protagonista, uma nova atmosfera, novos inimigos e novas formas de “necromorphs“.

dead-space3-1
Dead Space está de volta com a sua terceira edição…

A série Dead Space sempre se inseriu no género “survival-horror” caracterizando-se pelos seus cenários altamente claustrofóbicos, pela sua ação frenética e intensa e pela carga psicológica que incute no jogador. Desta forma, fez com que o primeiro jogo fosse excelente e encaixasse perfeitamente neste género. A sua sequela trouxe-nos mais ação e o inovador modo “multiplayer“, mas sem nunca abandonar aquilo que fez de Dead Space o que ele é hoje.

Isto leva-nos a questionar se Dead Space 3 com todos estes novos elementos, como é o caso de podermos jogar a campanha em modo cooperação ( local ou virtual ), o descarrile deste caminho e que faça dele apenas mais outro jogo de ação na terceira pessoa.

O que é certo é que nesta demonstração tive a oportunidade de experimentar dois tipos de jogabilidade bem distintos, a campanha a solo – onde de facto jogamos à moda antiga – e a mesma campanha, mas em cooperação com outra pessoa.

dead-space3-2
Num país hostil há razões para os nervos andarem à flor da pele…

Mais uma vez encarnamos na pele de Isaac Clarke que se despenhou com a sua tripulação no planeta Uxor, este, demonstra um clima adverso, estando toda a sua superfície coberta por neve. É um planeta que outrora fora governado pela Earthgove e está povoado não só pelos mortíferos “necromorphs“, mas também pelos fieis seguidores e defensores dos famosos artefactos – os Markers. Ao que parece andamos a procura do paradeiro da nossa companheira Ellie Langfor e ao fazê-lo durante toda a demonstração senti que Dead Space 3 está bem enraizado, o seu núcleo continua intacto e a sua jogabiliade permanece fiel ao estilo que a tornou popular.

A campanha em cooperação é feita de duas formas, local – onde jogamos com um companheiro no mesmo espaço físico – e através da mecânica “drop-in drop-out” que consiste em jogarmos com outro jogador online. Esta, introduz-nos uma nova personagem com o nome de John Carver e à partida a relação que ele tem com Isaac não é das melhores, é notória a existência de divergências e em determinados pontos deste demo as personalidades colidem.

A campanha cooperativa aparentemente não diverge muito daquilo que é a campanha a solo, mas nunca se sabe o que a versão final nos reservará. Senti também que ao jogar o modo cooperação, muito daquele sentimento de solidão ou de claustrofobia, ou aquela pressão contínua com que nos deparamos parece que desaparece, muita da mística perde-se dando lugar a uma mecânica de entreajuda.

dead-space3-3
Novos inimigos agora num planeta gelado…

O que mais me surpreendeu não foi o “necromorph” colossal com nos deparamos, não foram os momentos épicos bem ao estilo de Uncharted, o que mais me surpreendeu foi mesmo o renovado modo de personalização. Completamente redesenhado, desta vez, permite-nos não só desenvolver de forma aprofundada o nosso arsenal de armas, mas criar armas de raiz com componentes que vamos recolhendo ao longo do jogo. Confesso que o primeiro impacto que tive com esta nova forma de evoluir o nosso armamento não foi feita de forma intuitiva.

dead-space3-4
O terror está prestes a chegar, resta saber se é tão aterrorizador como no passado…

Lembram-se de todas as armas deste universo? Muito bem, podem combiná-las todas entre si e criar aquela que mais se adeque ao vosso estilo de jogo. Mas não é tudo, estas armas que criaram podem também ser partilhadas com outros jogadores.

Pelo que se pode ver desta curta demonstração, Dead Space 3 está mais aprimorado com detalhes gráficos soberbos,  continua a surpreender-nos e deixa-nos aquele gosto no nosso paladar de querermos saborear mais desta experiência.

Dead Space 3 tem lançamento agendado para o próximo dia 8 de Fevereiro.

Gaming Portugal

Gaming Portugal

Os artigos da Comunidade Gaming Portugal são da autoria de membros da nossa comunidade que optaram por não ser identificados ou de ex-membros que entretanto já não fazem parte da comunidade.
Gaming Portugal

Também poderás gostar de:

A Gaming Portugal Recomenda

 

Deixa um comentário

Sê o primeiro a comentar!

Notificações de
avatar
wpDiscuz

Política de Privacidade & Cookies

Este site (tal como todos os outros) utiliza cookies. Ao navegares na Gaming Portugal estarás a consentir a sua utilização.