Artigos PC PS3 Xbox 1

E Se Já Não Pudesses Comprar Em 2ª Mão?

E Se Já Não Pudesses Comprar Em 2ª Mão?

Já há uns meses andavam a circular rumores de que as consolas da próxima geração (leia-se: a próxima versão da XBox e Playstation) iriam implementar sistemas que evitariam a utilização de jogos usados. Esta hipótese tem levantado uma enorme controvérsia tanto entre jogadores como entre as várias distribuidoras que fazem grande parte do seu negócio com a compra e venda de jogos em mão.

Apesar de toda a oposição, a Sony patenteou, recentemente, um método que pretende fazer precisamente isso: evitar que um jogo seja usado em mais do que uma consola. Em termos básicos, este método funciona ao atribuir uma identificação única a cada consola; quando um CD fosse usado numa consola, esse CD fica permanentemente associado àquela ID onde foi usado pela vez, não funcionando em nenhuma outra consola com uma ID diferente.

Do ponto de vista dos fabricantes isto seria uma medida ótima, mas é fácil ver que as restantes partes não acham piada nenhuma à ideia. Isto não só iria acabar com o negócio dos jogos em mão, como pode levantar novos problemas aos jogadores. Por exemplo, deixaria de ser possível emprestar um jogo a um amigo (uma vez que o CD não iria funcionar na consola dele) e, caso a nossa consola avariasse, todos os nossos jogos ficariam obsoletos, uma vez que não iriam funcionar na consola nova. Para solucionar estes problemas têm surgido novos rumores sobre associar a ID da consola a uma conta da PSN, o que não é de todo satisfatório, visto que ainda há muitos jogadores que não têm acesso à Internet nas suas consolas (ou têm acesso limitado, o que se tornaria esta solução pouco prática e só dificultaria a vida ao jogador).

Mas, vendo as coisas de uma perspetiva mais otimista, há quem defenda que, apesar do método estar patenteado, não significa que vá ser implementado. Quem defende esta posição aponta para as patentes que a Sony tem mas que não utiliza e diz também que a Sony não arriscaria alienar desta forma os jogadores e dar má publicidade à hipotética Playstation 4. Além disso, já foram feitas comparações entre este método patenteado pela Sony e a tecnologia DRM, sendo a opinião geral a de que a Sony iria falhar da mesma forma que a DRM falhou.

Mas, para já, tudo isto são rumores e especulação. O método está patenteado, resta agora saber se irá ser usado ou não.

Obrigado, GameInformer

Gaming Portugal

Gaming Portugal

Os artigos da Comunidade Gaming Portugal são da autoria de membros da nossa comunidade que optaram por não ser identificados ou de ex-membros que entretanto já não fazem parte da comunidade.
Gaming Portugal

Também poderás gostar de:

  • Anevo

    Acredito que devido aos grandes lobbies que controlam o mercado dos jogos em segunda mão, este método agora patenteada, não veja a luz do dia, mas ainda assim não duvido que surja algo que, de certa forma, seja limitador na próxima geração de consolas. Concordo? Nem por isso.