Artigos PSVita

E3 2011: PSVita O que Vai Mudar?

E3 2011: PSVita O que Vai Mudar?

[dropcap]N[/dropcap]uma só palavra: TUDO! Se é verdade que a Nintendo WII U se apresentou como uma consola revolucionário nesta edição da E3, também é verdade que a nova consola portátil da Sony não fica nada atrás. O mundo das consolas portáteis está prestes a mudar e meus amigos, esqueçam a PSP porque a Vita está a um outro nível.

Quando Kaz Hirai anunciou a nova consola portátil nós sabíamos que ela seria consideravelmente melhor que a sua antecessora. Diga-se de passagem que a PSP apesar do enorme sucesso (mais de 6 milhões de cópias vendidas é obra) não foi a consola portátil mais brilhante do mercado, mas com a Vita a Sony pretende corrigir todos os erros do passado.

A primeira grande surpresa está relacionada com a sua potência, a Vita é um verdadeiro “monstro” capaz de processar ao mais alto nível. A prova disso mesmo são alguns dos jogos que estão em demonstração actualmente como o Uncharted: Golden Abyss.

Depois temos as funcionalidades de “touch screen” que funcionam como um complemento, ou seja, não necessitamos de recorrer a elas (pelo menos na maior parte dos jogos) mas o mais provável é que ocasionalmente acabemos por lhes dar utilidade. Não há imposição, pelo contrário o gamer é que decide como quer jogar, pode utilizar os comandos convencionais e misturar com o “touch screen” ou utilizar apenas um dos modos.

A consola vai ter dois modelos:

  • Modelo Wi-Fi: 249 EUR
  • Modelo 3G/Wi-Fi : 299 EUR

No que diz respeito a preços pode-se dizer que eles são razoáveis tendo em conta a potência da consola. Já sobre o formato dos jogos, ainda se sabe pouco mas calcula-se que será algo novo baseado nos cartões de memória actuais que utilizamos por exemplo num telemóvel.

A consola tem sido alvo de elogios mas também de algumas críticas, a principal é a de que tal como a sua antecessora ela é difícil de segurar o que se traduz em algum cansaço nos dedos e nas mãos depois de algum tempo a jogar.

É importante ressalvar que a versão que vemos agora apesar de estar muito perto da final ainda não é literalmente a versão final, pelo que alguns ajustes ainda devem ser feitos. Também precisamos de compreender que a PSVita altera o gaming em portáteis, pelo que será necessária habituação e jeito até conseguirmos jogar sem problemas.

No geral a Sony talvez tenha acertado em cheio com Vita, desde o tamanho; passando pela potência; o preço e até o design, tudo parece estar perfeito. Isto não significa que não existirão falhas ou outros problemas no futuro, mas mesmo assim nós não podemos deixar de depositar enormes esperanças nesta consola.

Marcio Olival

Marcio Olival

Editor em Gaming Portugal
O Márcio é uma das forças editoriais da Gaming Portugal, ele também faz um pouco de tudo mas a sua preferência reside nos artigos de opinião. Regra geral ele não é comedido nas palavras, porém em vez de optar pela dureza extrema ele opta quase sempre pelo sentido de humor.
Marcio Olival
Advertisements

Também poderás gostar de:

A Gaming Portugal Recomenda

 

Deixe um comentário

Política de Privacidade & Cookies

Este site (tal como todos os outros) utiliza cookies. Ao navegares na Gaming Portugal estarás a consentir a sua utilização.