Notícias PC PS3 Xbox 360

EA, Nintendo e Sony Electronics Deixam de Apoiar SOPA

EA, Nintendo e Sony Electronics Deixam de Apoiar SOPA

A SOPA (Lei de Combate à Pirataria Online) é de longe uma das grandes ameaças à liberdade na geração moderna, o projeto de lei dos Estados Unidos tem dado que falar, de um lado companhias como o Facebook, o Twitter ou a Google revelaram que são contra, do outro empresas como a Time Warner ou a Recording Industry Association of America são a favor. A lei é perigosa porque vai impor um género de censura online, algo impensável e que contraria os princípios basilares de liberdade da Internet. Mas algumas companhias começam a mudar de opinião, algo que acontece em grande parte devido à enorme onda de indignação dos seus clientes, as mais recentes a retirar o seu apoio foram a EA, Nintendo e Sony Electronics.

É sempre estranho e um pouco surreal quando companhias que fazem toneladas de dinheiro todos os anos tentam censurar a Internet mas é isso que tem estado a acontecer. Sobre o pretexto dos “males da pirataria” estas companhias afirmam que só pretendem defender os direitos de autor, todavia sempre que a liberdade de expressão é ameaçada alguma coisa está mal. Depois da gigante de registo de domínios Go Daddy ter voltado atrás, é agora vez da Electronic Arts, Nintendo e Sony Electronics fazerem o mesmo.

A Electronic Arts contudo apressou-se a negar no final de 2011 à Joystiq qualquer posição a favor ou contra à SOPA e no que diz respeito à Sony, algumas companhias ligadas à indústria musical continuam a fazer parte da lista de apoiantes do projeto de lei. De resto o passo atrás da Sony poderá ter sido motivado pela ameaça recente da Anonymous no final de 2011:

É bom pelo menos ver algumas companhias a voltarem atrás, mas impressiona sempre quando empresas com pessoas tão inteligentes conseguem apoiar ideias tão  obtusas. É que no fundo nada disto está relacionado com o apoiar ou deixar de apoiar a pirataria, mas sim com uma violação descarada dos princípios democráticos não esquecendo que hoje em dia a Internet é o expoente máximo da liberdade de expressão, seria uma pena que as coisas mudassem.

Fontes: Joystiq, Gamesradar

Paulo Figueiredo

Paulo Figueiredo

Editor em Gaming Portugal
O Figueiras é um elemento fundamental do Gaming Portugal e a figura mais respeitada da equipa. A sua vida atarefada e cheia de responsabilidades impede-o de acumular uma posição de maior destaque, embora mesmo se tivesse essa oportunidade o mais certo era ele recusá-la. A sua participação no Gaming Portugal é motivada principalmente pelo gosto por gaming e dá-lhe um prazer especial saber que nesta casa a “independência” é uma característica definidora.
Paulo Figueiredo

Últimos posts por Paulo Figueiredo (exibir todos)

Advertisements

Também poderás gostar de:

A Gaming Portugal Recomenda

 

Deixe um comentário

Política de Privacidade & Cookies

Este site (tal como todos os outros) utiliza cookies. Ao navegares na Gaming Portugal estarás a consentir a sua utilização.