PC Previews

Eden Star: Destrói, Constrói e Protege

Eden Star: Destrói, Constrói e Protege

[gameinfo title=”Informação Geral Sobre o Jogo” game_name=”Eden Star” developers=”Flix Interactive” publishers=”” platforms=”PC” genres=”Sobrevivência/ Ação/ Construção” preco_justo=”€11.00 (website oficial)” data_lancamento=”Junho 2014 (alpha)”]

A construção e sobrevivência nunca foram tão populares em videojogos e é por isso mesmo que se multiplicam os novos títulos que se enquadram nesses géneros ou até incorporam os dois. O ambicioso Eden Star é mais um desses projetos e embora ainda se encontre em desenvolvimento este jogo promete.

Com lançamento da versão “ALPHA” agendado para Junho deste ano, Eden Star é um jogo de sobrevivência, construção e ação de mundo aberto. À semelhança de outros jogos do género, nele nós apanhamos recursos, estabelecemos uma base e somos obrigados a defendê-la de criaturas hostis.

A ser desenvolvido pela Flix Interactive, uma companhia com base em Birmingham no Reino Unido, o jogo tem um passado interessante. No ano passado a companhia lançou uma campanha de “crowdfunding” (financiamento coletivo) para Eden Star, mas surpreendentemente ela não gerou o interesse necessário e acabou cancelada por essa mesma razão. Felizmente o futuro do jogo não foi colocado em causa e apesar do contratempo o desenvolvimento continuou e recentemente nós tivemos acesso à versão pré-alpha do mesmo.

dsdsdssd
A versão pré-alpha é graficamente bastante evoluída…

Desde os primeiros minutos não pude deixar de pensar: “Como é possível este jogo não ter gerado interesse durante a sua campanha de crowdfunding?“. Apesar de se tratar de uma versão pré-alpha que ainda está longe do que será a versão final, a realidade é que Eden Star reúne ingredientes mais do que suficientes para nos deixar muito entusiasmados.

O demo que corre em Unreal Engine é um regalo para os olhos, de facto Eden Star é um jogo belíssimo no departamento gráfico e mesmo em pré-alpha é um dos trabalhos visuais mais impressionantes vistos neste motor. A qualidade do trabalho vai mesmo além do grafismo, artisticamente a Flix Interactive tem uma ideia clara de como deve ser o mundo alienígena e tecnológico onde jogamos – que se chama Pharus 7 – e isso traduz-se num jogo com um visual distinto.

Neste primeiro demo – que todos aqueles que pré-comprarem o jogo vão poder aceder – é possível ter um vislumbre da mecânica base de Eden Star. Temos combate, recolha de recursos, construção e conseguimos fazer isto tudo graças ao poderoso RMD (Remote Manipulation Device, aka Tool), um aparelho que temos no antebraço e sem o qual a sobrevivência seria impossível.

Eden Star vai buscar inspiração a muitos jogos, encontramos obviamente elementos de recolha de recursos e construção que nos relembram o Minecraft ou o Terraria, na jogabilidade e movimentação existem semelhanças com o Mirror’s Edge e a boa notícia é que esta combinação improvável parece ser uma excelente ideia.

No início passamos pelo habitual tutorial onde descobrimos o que podemos fazer e depois disso somos “jogados” para uma base que possui “drones” programados para nos atacarem. Depois de os derrotarmos é tempo de recolher recursos, proceder à fortificação da base e aguardar pela próxima vaga de “drones”.

Tal como em qualquer outro jogo do género, o elemento de construção permite que exista sempre mais do que uma solução para um problema o que torna cada sessão de jogo numa experiência diferente. O ritmo é geralmente intenso quando estamos a combater, mas proporciona também muitos momentos deliciosos de diversão. Por exemplo, agarrar nos “drones” voadores e atirá-los com toda a força contra o chão ou uma parede é altamente recompensador.

A nossa personagem é muito ágil e a jogabilidade ao estilo de Mirror’s Edge é uma mais-valia porque torna o simples ato de nos movimentarmos muito divertido. E por falar em diversão, confesso que me diverti bastante a jogar o “demo” e no geral fiquei satisfeito com o que Eden Star tem para oferecer.

É importante informar que necessitarás de um PC de gama média/alta para tirares partido de todo o potencial do demo, os requisitos minimos desta versão demo pré-alpha pedem 4GB de memória RAM, um processador i5 bem como uma placa gráfica Nvidia Geforce 560 (ou equivalente da ATI).

Eden Star promete, o ambicioso jogo da Flix Interactive está recheado de potencial e depois de jogar o “demo” mal posso esperar para meter as mãos em cima da “alpha” agendada para Junho deste ano. A minha sugestão é que lhe dês uma oportunidade, por apenas 11€ não só terás acesso ao demo como também à primeira “alpha” que, surpresa das surpresas, está a ser desenvolvida em Unreal Engine 4!

Diogo Mota

Diogo Mota

Editor-Chefe em Gaming Portugal
O Diogo é o organizador, todo o conteúdo do website passa de uma forma ou de outra pelas suas mãos, ele certifica-se que os padrões de qualidade são sempre altos e se a Gaming Portugal é hoje uma máquina relativamente bem oleada, isso acontece em grande parte graças ao seu trabalho.
Diogo Mota

Últimos posts por Diogo Mota (exibir todos)

Também poderás gostar de:

A Gaming Portugal Recomenda

 

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Política de Privacidade & Cookies

Este site (tal como todos os outros) utiliza cookies. Ao navegares na Gaming Portugal estarás a consentir a sua utilização.