Jogos Indie PC 31

Euro Truck Simulator 2: A Excelência Da Simulação

Euro Truck Simulator 2: A Excelência Da Simulação

[gameinfo title=”Informação Geral Sobre o Jogo” game_name=”Euro Truck Simulator 2″ developers=”SCS Software” publishers=”SCS Software” platforms=”PC” genres=”Simulação” preco_justo=”€29.95″ data_lancamento=”19 Outubro 2012″]
A simulação não é definitivamente o género mais popular que anda por aí, mas apesar disso possui um grupo base de fãs muito fiel que seguem religiosamente o lançamento de novos videojogos. Euro Truck Simulator 2 é um dos mais recentes jogos de simulação que chegou ao mercado, ele vem das mãos dos mestres de simulação da SCS Software e marca a continuação de uma série amada por gamers de todo o mundo.

Prepara-te para viajares pela Europa, para transportares todo o tipo de cargas e testares as tuas capacidades enquanto um verdadeiro condutor de camiões virtual. Euro Truck Simulator 2 coloca-nos num mundo que deve ser desconhecido para muitos e oferece-nos uma das experiências de simulação mais divertidas e consistentes de que há memória.

A SCS Software é uma companhia especializada em títulos de simulação que tem dedicado a maior parte dos seus esforços aos jogos de condução, nomeadamente de camiões. Esta série especifica começou há quatro anos atrás com o lançamento do primeiro Euro Truck Simulator, um jogo que conquistou a preferência de inúmeros fãs e conseguiu a proeza de atrair o interesse de gamers para quem o género de simulação estava longe de ser o seu preferido.

euro-t-1
Prepara-te para uma experiência de simulação completa e muito divertida…

No passado dia 19 de Outubro chegou finalmente o seu sucessor, Euro Truck Simulator 2 vem proporcionar uma experiência semelhante ao seu antecessor embora mais polida e bastante superior no departamento gráfico. Como qualquer outro jogo de simulação, é dada uma enorme atenção ao detalhe e conduzir um camião nunca foi uma tarefa tão complexa e simultaneamente divertida.

No jogo nós vestimos a pele de um camionista, no inicio criamos o perfil do nosso condutor onde podemos escolher a sua aparência e por aí fora. Inicialmente somos apenas mais um entre tantos outros camionistas que procuram ganhar dinheiro e fazer um bom trabalho. Mas Euro Truck Simulator 2 vai na realidade um pouco mais além da simulação de condução e oferece a oportunidade aos jogadores de criarem a sua própria empresa, comprarem camiões; contratarem funcionários e até contraírem empréstimos bancários.

Trata-se de uma experiência completa e massiva de simulação que os grandes fãs do género vão com toda a certeza apreciar. Na fase inicial o dinheiro é pouco, para resolvermos esse problema teremos de procurar trabalho como condutores, felizmente existem várias companhias que precisam de transportar mercadoria e trabalho é coisa que não falta.

euro-t-4
Há sempre trabalho disponível e muita estrada para percorrer…

À nossa disposição teremos 8 modelos de camiões bastante detalhados e baseados em veículos reais europeus, em adição a SCS Software conseguiu também as licenças oficiais para a Scania, a Renault Trucks e a Man, o que quer dizer que estes veículos em particular são ainda mais realistas.

O mundo virtual é gigantesco e conta com mais de 60 cidades europeias interligadas pelas auto-estradas e estradas locais, como se isso não bastasse estão planeadas expansões que devem trazer consigo mais países e outras novidades. Só para terem uma noção das distâncias, os pontos mais afastados entre si ficam a três horas de tempo real de condução “ingame“, ou seja, se alguma vez realizarmos esta viagem ela vai demorar mesmo três horas!

Tal como referi em cima, no inicio o dinheiro é escasso e o nosso primeiro objetivo é o de ganhar dinheiro suficiente para comprarmos o nosso próprio camião. Podemos atingi-lo com o dinheiro recebido dos vários trabalhos disponíveis e usar essas viagens para nos familiarizarmos com o jogo. Eventualmente será igualmente possível recorrer aos bancos e pedir um empréstimo para que tudo se processe mais rapidamente, contudo eu recomendaria que os iniciantes optassem por ganhar alguma experiência primeiro.

Quando compramos um camião a nossa vida irá mudar, teremos alguma independência, poderemos circular livremente pelas cidades e realizar modificações à nossa máquina. Não esquecendo também que para além disso também nos é possível criar uma empresa e adicionar a sua gestão às nossas tarefas.

A condução é divertida e obviamente muito semelhante à real. Mas não se assustem com a dificuldade, é possível costumizar um pouco de tudo e para aqueles que não têm paciência para mudanças manuais existem as automáticas. Euro Truck Simulator 2 é um simulador, ora isto quer dizer que quando a noite chega é necessário ligar as luzes de presença e os faróis, quando chove convêm ligar o limpa-pára-brisas, é importante utilizar os piscas e os limites de velocidade bem como os sinais de trânsito são para respeitar.

O objetivo é simular o melhor possível o acto de condução e tal como no seu antecessor Euro Truck Simulator 2 é genial nesse aspecto. É preciso alguma habituação, controlar minimamente os espelhos e até olhar para todos os lados quando estamos a conduzir. Dentro do veículo nós temos o que eu gosto de chamar de uma “visão solta” na qual podemos olhar para onde quisermos e quanto mais rápida for a nossa adaptação a esse sistema, melhor será a nossa condução.

euro-t-5
Controla os espelhos, uma ultrapassagem com esta pode resultar num acidente…

A melhor perspectiva é de longe a da primeira pessoa, no entanto existem várias que nos poderão ajudar na realização de uma manobra mais complicada. Controlar o camião não é uma tarefa muito complicada, tem a ver com habituação e depois de meia dúzia de viagens todos o vão conseguir fazer com facilidade.

O grafismo é muito bom, Euro Truck Simulator 2 é um jogo moderno e isso contribui para aumentar a qualidade da experiência. Desde os cenários, passando pelos modelos e interiores dos camiões e até as variações climáticas, tudo está francamente impressionante e joguem-no num PC de gama média/alta para desfrutarem do melhor que ele tem para oferecer neste departamento.

Uma das funcionalidades que a mim pessoalmente mais me agradou é a possibilidade de podermos colocar as nossas próprias músicas no rádio. Ou seja, este jogo permite que nós coloquemos músicas numa pasta para as ouvirmos durante as nossas viagens. Não me recordo se o primeiro já permitia isso, mas confesso que torna as viagens muito mais divertidas.

euro-t-6
Cenários não só realistas mas graficamente extraordinários…

Há muito para dizer sobre Euro Truck Simulator 2, mas não quero correr o risco de revelar demasiado neste artigo de primeiras impressões, afinal de contas convêm deixar alguma coisa para a review. Na minha opinião o mais importante a retirar é que estamos de facto perante um excelente videojogo de simulação, que tudo bem, poderá não ser o mais popular no mercado mas cuja qualidade intrínseca do trabalho é superior à maior parte dos títulos que andam por aí.

Se tu gostas de jogos de simulação a sério e se a ideia de uma viagem relaxante no meio da Europa com o teu camião ao som das tuas músicas preferidas parece boa, então este é um jogo que não vais querer perder. Finalmente não te esqueças de apoiar a campanha no Steam Greenlight e de experimentares o demo caso estejas interessado.

[sws_grey_box box_size=”595″] Se estás a desenvolver um jogo independente ou se achas que nós deveríamos dar destaque no Gaming Portugal a um determinado videojogo, então envia-nos um email em geral [arroba] gamingportugal.com ou visita o nosso fórum oficial e deixa-nos lá a tua sugestão. [/sws_grey_box]

Diogo Mota

Diogo Mota

Editor-Chefe em Gaming Portugal
O Diogo é o organizador, todo o conteúdo do website passa de uma forma ou de outra pelas suas mãos, ele certifica-se que os padrões de qualidade são sempre altos e se a Gaming Portugal é hoje uma máquina relativamente bem oleada, isso acontece em grande parte graças ao seu trabalho.
Diogo Mota
Advertisements

Também poderás gostar de:

A Gaming Portugal Recomenda

 

31 Comentários

Deixe um comentário

Política de Privacidade & Cookies

Este site (tal como todos os outros) utiliza cookies. Ao navegares na Gaming Portugal estarás a consentir a sua utilização.

%d bloggers like this: