Jogos Indie PC

FTL Faster Than Light: “Espaço A Fronteira Final”

FTL Faster Than Light: "Espaço A Fronteira Final"

[gameinfo title=”Informação Geral Sobre o Jogo” game_name=”FTL: Faster Than Light” developers=”Subset Games ” publishers=”Subset Games” platforms=”PC” genres=”Estratégia / Simulação” preco_justo=”€9.99 (Steam)” data_lancamento=”14 Setembro 2012″]

Não há como não gostar do mercado dos videojogos independentes! Ultimamente eles têm sido os principais responsáveis pela inovação e criatividade no mundo do gaming e hoje para variar tenho o privilégio de escrever sobre mais um dos pequenos GRANDES jogos independentes que andam por aí. FTL: Faster Than Light é um jogo que nos transporta para uma nave espacial e eleva a experiência de gestão para níveis nunca antes atingidos. O espaço é sem dúvida a fronteira final com este jogo e em muitos casos a última coisa que vemos antes de sermos dizimados por uma nave adversária.

FTL: Faster Than Light é o chamado “roguelike” é um sub-género do famoso RPG e a expressão é mais velha do que a maior parte dos gamers desta geração. O jogo coloca-nos uma nave espacial nas mãos, ou melhor a gestão de uma nave especial. Somos os comandantes, os grandes chefes e o futuro da galáxia depende da nossa capacidade para enfrentar e derrotar os mais temíveis inimigos. O problema é que neste caso eles são mesmo temíveis e de vez em quando nem toda a nossa perícia nos vai salvar de uma morte certa.

FTL-1
Prepara-te para batalhas espaciais épicas e para gerires a tua nave…

Obviamente estamos a falar de um jogo direccionado para os grandes fãs de jogos de estratégia e gestão. FTL: Faster Than Light serve um grupo específico de fãs com gostos particulares, contudo o trabalho desenvolvido tem uma qualidade tal e o interface é amigável o suficiente para atrair as atenções até de gamers pouco inclinados para este género de experiências.

Uma coisa é certa, se tu és um fã de estratégia vais-te deliciar com FTL, o jogo é uma experiência de estratégia fenomenal e muito divertida. Ele puxa por ti, obriga-te a tomar decisões difíceis tal como aconteceria na vida real se tu fosses responsável pela gestão de uma nave especial.

Para quem não sabe “roguelike” significa entre muitas coisas que os níveis são criados aleatoriamente, ora isto quer dizer que se vocês passarem o jogo duas vezes, terão passado por experiências diferentes com inimigos e eventos distintos resultantes das vossas decisões. Esta natureza aleatória de FTL é por um lado refrescante e impede que o jogo se torne aborrecido, mas pelo outro quem for azarado poderá apanhar os inimigos mais difíceis de defrontar pela frente.

FTL-3
Uma nave despedaçada resultado de uma batalha perdida…

A morte é de resto outro dos elementos chave deste jogo, quando nós morremos não à volta a dar a não ser a de começar um novo jogo. E morre-se muito neste jogo, tal como referi em cima tudo depende da sorte, podemos estar num bom jogo a progredir bem sem grandes problemas quando subitamente apanhamos um inimigo muito superior a nós e somos obrigados a participar numa luta desigual.

À medida que progredimos vamos também evoluindo a nossa nave, a ideia é prepará-la o melhor possível para quando defrontarmos um daqueles oponentes perigosos. O combate é intenso mas temos a possibilidade de pausar o jogo e pensar cuidadosamente nas nossas decisões, por vezes é necessário redireccionar a energia de um local para o outro, há um risco de incêndios quando somos atacados e a nossa sobrevivência vai depender da capacidade que temos para nos adaptarmos a situações imprevisíveis.

O jogo é altamente viciante, ou pelo menos é viciante para quem sabe dar o devido valor a este género. Destruir outras naves é divertido sobretudo quando a batalha parecia difícil ou quase impossível e nós conseguimos sobreviver contra todas as probabilidades.

FTL-3
Faster Than Light é genial, divertido e recomendado…

O grafismo é simples, afinal de contas estamos a falar de um “roguelike” e um grafismo super-elaborado poderia desafiar um pouco o seu propósito. Este jogo é sobre a experiência de gestão de uma nave, sobre decisões e mais decisões até que finalmente nós cheguemos ao destino. Na realidade o combate nem sempre é a melhor escolha, de vez em quando podemos realizar um pequeno negócio e em troca de não atacarmos uma nave inimiga ela pode oferecer-nos material valioso. É claro que esperem que outras naves tentem fazer o mesmo com vocês e dependendo do quão poderosas elas forem, entre combater e morrer mais vale pagar e seguir em frente.

São momentos como os descritos em cima que tornam FTL uma experiência divertida com rasgos de genialidade. É por isso que este jogo tem sido alvo de tanta atenção, é por esta razão que a campanha no Kickstarter foi tão bem sucedida e é devido à sua enorme qualidade que ele tem todas as condições para se tornar num clássico obrigatório para aqueles que têm um computador em casa e não passam sem jogar um belo de um “roguelike“.

O espaço é a fronteira final neste jogo mas é também uma das fronteiras que mais gozo dá ultrapassar no mundo do gaming. JOGUEM-NO!

[sws_grey_box box_size=”595″] Se estás a desenvolver um jogo independente ou se achas que nós deveríamos dar destaque no Gaming Portugal a um determinado videojogo, então envia-nos um email em geral [arroba] gamingportugal.com ou visita o nosso fórum oficial e deixa-nos lá a tua sugestão. [/sws_grey_box]

Paulo Figueiredo

Paulo Figueiredo

Editor em Gaming Portugal
O Figueiras é um elemento fundamental do Gaming Portugal e a figura mais respeitada da equipa. A sua vida atarefada e cheia de responsabilidades impede-o de acumular uma posição de maior destaque, embora mesmo se tivesse essa oportunidade o mais certo era ele recusá-la. A sua participação no Gaming Portugal é motivada principalmente pelo gosto por gaming e dá-lhe um prazer especial saber que nesta casa a “independência” é uma característica definidora.
Paulo Figueiredo

Últimos posts por Paulo Figueiredo (exibir todos)

Advertisements

Também poderás gostar de:

A Gaming Portugal Recomenda

 

Deixe um comentário

Política de Privacidade & Cookies

Este site (tal como todos os outros) utiliza cookies. Ao navegares na Gaming Portugal estarás a consentir a sua utilização.