Notícias PC

Gabe Newell: Hardware e DRM’s

Gabe Newell é uma das personalidades mais influentes e respeitadas no mundo do gaming no PC e isso acontece por várias razões. Primeiro ele é o co-fundador da Valve que é a tal companhia por detrás da Steam – o tal serviço de distribuição digital que deu um novo fôlego ao gaming no PC – e segundo, ele é uma pessoa inteligente que em vez de perder o seu tempo a preocupar-se com a pirataria, prefere procurar novas formas de deixar os clientes mais satisfeitos.

Recentemente em entrevista à Penny Arcade Gabe falou um pouco sobre o futuro da sua companhia e uma possível incursão no mundo do hardware. ele falou também sobre as “malditas” DRM’s e como elas não só não impedem a pirataria como não representam qualquer tipo de ganhos para as companhias que as utilizam.

É muito fácil perceber porquê que Gabe Newell é tão bem sucedido, ele é simples, inteligente e no fundo “um de nós“. Na entrevista ele falou um pouco sobre a Valve e revelou que a produção de hardware pode estar no horizonte se a companhia sentir essa necessidade:

[sws_blockquote_endquote align=”” cite=”Gabe Newell” quotestyle=”style02″] Se nós tivermos de vender hardware nós vamos fazê-lo. Não temos razões para acreditar que seremos bons a fazê-lo, é mais porque nós pensamos que necessitamos de continuar a ter inovação e se a única forma de arrancar com determinados projetos implicar o desenvolvimento e venda de hardware diretamente aos clientes, então é isso que nós vamos fazer. [/sws_blockquote_endquote]

Se para alguns gamers a Valve a criar uma consola é uma imagem bizarra e um pouco difícil de imaginar, pelo outro é um sinal dos tempos. Se existe companhia por aí capaz de criar uma consola apreciada pelos gamers do PC, ela é a Valve, no entanto tendo em conta as limitações de uma consola isso não me parece muito provável. Por outro lado não sabemos ao que Gabe se refere, por exemplo suponhamos que ele estaria a referir-se a uma consola de “cloud gaming” como acontece com a OnLive, nesse caso já não se colocava a questão das limitações. Mesmo assim parece-me que tão cedo a Valve não vai apostar em hardware.

Mais uma vez a velha história das DRM’s “veio à baila” e como sempre Gabe defendeu que se uma companhia não está a deixar os seus clientes satisfeitos, então algo não está bem:

[sws_blockquote_endquote align=”” cite=”Gabe Newell” quotestyle=”style02″] Nós tentamos sempre evitar sermos super-ditatoriais quer seja com clientes ou parceiros. Recentemente eu estava numa reunião com uma companhia que usa uma solução de DRM de terceiros e nós mostrámos: ‘Vejam, é isto que acontece, nesta altura a vossa DRM já foi hackada, certo? Agora vamos olhar para os dados, as vossas vendas mudaram? Não, elas continuam na mesma. [/sws_blockquote_endquote]

Para variar o co-fundador da Valve voltou a focar-se na melhoria da experiência dos clientes:

[sws_blockquote_endquote align=”” cite=”Gabe Newell” quotestyle=”style02″] Oferecer aos clientes grandes experiências e pensar em maneiras de lhes adicionar valor é muito mais importante do que dificultar a tarefa aos clientes de moverem os seus produtos de uma máquina para a outra. [/sws_blockquote_endquote]

É pena não existirem por aí mais pessoas que partilhem este tipo de pensamento, é óbvio que as DRM’s atuais só prejudicam a vida a quem compra os jogos e dão força ao mercado pirata. As companhias deviam estar mais preocupadas em oferecer os melhores produtos e serviços possíveis em vez de gastarem recursos para tentar combater numa batalha da qual o resultado final só pode ser um, a derrota.

Fontes: Penny Arcade, IGN, PC Gamer

Diogo Mota

Diogo Mota

Editor-Chefe em Gaming Portugal
O Diogo é o organizador, todo o conteúdo do website passa de uma forma ou de outra pelas suas mãos, ele certifica-se que os padrões de qualidade são sempre altos e se a Gaming Portugal é hoje uma máquina relativamente bem oleada, isso acontece em grande parte graças ao seu trabalho.
Diogo Mota
Advertisements

Também poderás gostar de:

A Gaming Portugal Recomenda

 

Deixe um comentário

Política de Privacidade & Cookies

Este site (tal como todos os outros) utiliza cookies. Ao navegares na Gaming Portugal estarás a consentir a sua utilização.