Artigos PC

GOG.com e Porquê Que Livre de DRM é a Melhor Escolha

GOG.com e Porquê Que Livre de DRM é a Melhor Escolha

Não é a primeira vez que eu escrevo sobre DRM (em inglês Digital Rights Management) e sobre a importância do gamer escolher, sempre que possível, uma versão de um jogo sem DRM do que uma com DRM. As razões são simples: menos restrições, menos problemas, mais liberdade e a possibilidade de sermos 100% donos do videojogo que acabámos de comprar.

Diz-se que os sistemas de DRM impedem a pirataria, no entanto se dermos uma vista de olhos pelos trackers mais populares isso não parece ser inteiramente verdade. A pirataria continua como sempre esteve, no seu cantinho e a proliferar dentro de certos limites. Aliás muitas companhias já perceberam que a melhor forma de combaterem a pirataria não é tentando erradicá-la da face da terra, mas sim oferecendo aos seus clientes um serviço que seja capaz de a superar.

Gabe Newell (co-fundador da Valve) já revelou no passado que a pirataria é a última das suas preocupações e que na Steam nem sequer se pensa muito nisso. Verdade seja dita, a Steam no fundo é um sistema de DRM, mas pelo menos a Valve parece ter o discernimento de não perder o seu tempo a tentar destruir a pirataria. Outra companhia que encara a pirataria mais como uma concorrente de mercado do que propriamente um inimigo é a CD Projekt, os senhores por detrás da saga Witcher e do cada vez mais popular website GOG.com.

Pois bem, a GOG.com oferece aos seus clientes um vasto catálogo de viodeojogos, composto por muitos clássicos que já não se encontram em lado nenhum e também por jogos modernos cujo número tem vindo a aumentar. A razão pela qual escrevo sobre a GOG.com e pela qual ela é apreciada por todos os membros da equipa da Gaming Portugal é só uma: trata-se de uma companhia que não possui jogos com DRM no seu catálogo.

Quando adquirimos um jogo na GOG.com só precisamos de fazer o seu download e instalá-lo no nosso computador. Não é obrigatório instalar programas adicionais para correr um jogo, não há activações de terceiros, simplesmente instalamos o jogo e começamos a jogar. Se porventura um amigo nos vir a jogar e gostar desse mesmo jogo, podemos colocá-lo numa “pen USB” e ele pode levá-lo para casa e instalá-lo no seu PC sem restrições.

Embora também exista na GOG.com a possibilidade de instalarmos um software adicional (GOG Galaxy) onde podemos gerir a nossa biblioteca de jogos ou até fazer compras num sistema que possui semelhanças com a Steam, a grande diferença é que a sua instalação é inteiramente opcional.

É importante mais uma vez realçar que antes de comprares um videojogo na Steam, deves verificar se o mesmo está disponível na GOG.com ou outro website numa versão sem DRM. Embora a Steam seja um serviço de grande qualidade e altamente recomendado, para nós também é importante que os nossos seguidores façam as melhores escolhas possíveis e com uma versão sem DRM vocês ficarão sempre infinitamente mais bem servidos do que com uma com DRM.

Última atualização: Setembro 22, 2016 às 13:09

Helio Costa

O nosso editor-chefe. encarrega-se de gerir toda a equipa. Para além de escrever para o website ele é responsável pela verificação de conteúdo e por corrigir muitas das falhas que nós cometemos quando queremos trabalhar rápido demais.

Também poderás gostar de:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *