Jogos Indie PC

Haunted Investigations: O Medo é Inevitável

Haunted Investigations: O Medo é Inevitável

[gameinfo title=”Informação Geral Sobre o Jogo” game_name=”Haunted Investigations” developers=”Reaver” publishers=”” platforms=”PC” genres=”Terror” preco_justo=”€3,95 (versão alpha)” data_lancamento=””]

Bons jogos são todos aqueles que conseguem envolver os jogadores na experiência, mas infelizmente isso é algo que acontece muito poucas vezes. Com o lançamento de Amnesia: The Dark Descent os criadores de videojogos começaram a perceber que apesar do que se pensava, o terror ainda é um género onde há muito para explorar. Recentemente nós demos de caras com o Haunted Investigations, mais um pequeno e modesto jogo independente que apesar disso consegue ser uma das experiências de terror mais envolventes e assustadores disponíveis no mercado.

Neste FPS nós controlamos Melissa Rose, uma investigadora de fenómenos paranormais que procura por respostas para a morte da sua irmã e para uma das questões mais populares da história da humanidade: O que nos espera depois da morte?

Acho que já se percebeu que estamos a falar de uma temática um pouco pesada, de facto Haunted Investigations é um videojogo que tenta explorar os nossos medos mais profundos, um dos quais é precisamente o medo do sobrenatural. Fantasmas, espíritos malignos; sons assustadores e por aí fora, é nesse mundo que nós entramos e que se preparem os mais sensíveis porque o medo é inevitável.

haunted-investigations1
Investiga fenómenos paranormais…se tiveres tomates é claro!

A abordagem ao género de terror é muito interessante, à nossa espera temos vários casos para resolver e locais para explorar. Existem vários aparelhos como lanternas; luzes ultravioletas ou câmaras de infravermelhos para nos auxiliarem na nossa tarefa. Cada um desses objetos é uma ajuda valiosa que nos permite descobrir o que se se passa nestes locais assustadores, sendo que todo o trabalho de investigação que realizarmos serve para resolvermos os assombramentos.

O grafismo é aceitável para um jogo independente que ainda se encontra em desenvolvimento, os cenários são sombrios e estão bem desenhados. Os eventos sobrenaturais são gerados aleatoriamente, isto significa que poderemos ser surpreendidos a cada nova sessão de jogo.

O elemento “assustador” é sem dúvida o ponto mais forte deste jogo, joguem-no à noite com as luzes apagadas e preparem-se para momentos fantásticos onde vão literalmente saltar das vossas cadeiras. Impossível de contrariar é também aquela inquietação que sentimos enquanto estamos a jogar, nós sabemos que é um jogo e que não existem fantasmas por lá, mesmo assim o coração vai bater um pouco mais rápido durante aqueles sustos intensos.

haunted-investigations2
Alguns momentos são inesperados e muito assustadores…

Eu gosto da ideia de sermos meros investigadores, em oposição ao modelo clássico onde acordamos num local desconhecido com o objetivo de escapar. Haunted Investigations opta por um caminho mais realista, com alguns dos casos a chegarem ao ponto de serem baseados em eventos de assombramentos da vida real.

Uma coisa é certa, este não é um jogo para as cabeças mais impressionáveis, existem momentos genuinamente assustadores e capazes de tirar o sono a quem receia o sobrenatural. Aliás se pesquisarem no Youtube por vídeos de jogabilidade vão poder sorrir com as reações de muitas das pessoas que já o jogaram.

A boa notícia é que se encontra disponível um demo no website oficial e o seu preço é tão acessível que os apreciadores do género podem comprá-lo sem pensarem duas vezes. Para além disso aproveitem para contribuir com o vosso apoio na campanha que está a decorrer no Greenlight pois este é um dos jogos que se poderiam dar muito bem no Steam.

[sws_grey_box box_size=”595″] Se estás a desenvolver um jogo independente ou se achas que nós deveríamos dar destaque no Gaming Portugal a um determinado videojogo, então envia-nos um email em geral [arroba] gamingportugal.com ou visita o nosso fórum oficial e deixa-nos lá a tua sugestão. [/sws_grey_box]

Marcio Olival

Marcio Olival

Editor em Gaming Portugal
O Márcio é uma das forças editoriais da Gaming Portugal, ele também faz um pouco de tudo mas a sua preferência reside nos artigos de opinião. Regra geral ele não é comedido nas palavras, porém em vez de optar pela dureza extrema ele opta quase sempre pelo sentido de humor.
Marcio Olival
Advertisements

Também poderás gostar de:

A Gaming Portugal Recomenda

 

Deixe um comentário

Política de Privacidade & Cookies

Este site (tal como todos os outros) utiliza cookies. Ao navegares na Gaming Portugal estarás a consentir a sua utilização.