Hardware Reviews

HP Omen 15 Review

Simples e elegante, à primeira vista ao pequeno HP Omen 15 até poderá ser confundido com apenas mais um modesto computador portátil, mas a verdade é que ele carrega consigo uma potência assinalável que faz dele uma máquina de jogos de qualidade surpreendente.

São cada vez mais os gamers que procuram a mobilidade de um computador portátil para gaming. Uma máquina de gaming de tamanho reduzido e fácil de transportar é o ideal para o gamer que está em movimento permanente e talvez isso justifique o aumento na procura por estas máquinas.

Recentemente nós metemos a mãos em cima do HP Omen 15, um portátil da popular gama Omen da HP que surgiu com a promessa de satisfazer todas as nossas necessidades de gaming. A boa notícia é que de facto ele é uma máquina poderosa e surpreendente, a má notícia é que apesar de tudo ele tem as suas limitações e estas impedem-no de atingir o topo dentro da sua categoria.


Mas primeiro vamos “despachar” a parte mais técnica…


  • Modelo: HP Omen 15-ax001np
  • Processador: Intel® Core™ i7-6700HQ (2,6 GHz, até 3,5 GHz, 6 MB de cache, 4 núcleos)
  • Chipset: Intel HM170
  • Memória: SDRAM DDR4-2133 de 16 GB (2 x 8 GB)
  • Armazenamento: SSD 128 GB M.2 / SATA 1 TB 7200 rpm
  • Placa Gráfica: NVIDIA GeForce GTX 965M (GDDR5 dedicada de 4 GB)
  • Dimensões (L x P x A) 38,2 x 25,3 x 2,45 cm
  • Peso: 2.2 Kg
  • Preço: €1,249

O Omen 15 conta com um processador Quad-core 2.6GHz Intel Core i7-6700HQ, comparado com o Omen anterior de 2015 ele oferece uma melhoria de performance. De realçar também que este i7 faz parte da nova geração (6º geração) de processadores Skylane.

Ele tem 16GB de memória RAM, no departamento gráfico é suportado por uma Nvidia GeForce GTX 965M e no que diz respeito ao armazenamento ele conta com 2 discos: um disco rígido de 1TB e um SSD de 128GB.

O Omen 15 pesa ainda 2.2Kg e possui as seguintes dimensões 38,2 x 25,3 x 2,45 cm (L x P x A). Ou seja, estamos perante um computador portátil de tamanho reduzido e que é muito fácil de transportar e que possui no seu interior uma potência considerável.

Para além de o podermos levar connosco para todo o lado, o Omen 15 é também um computador com um design bastante agradável que privilegia a simplicidade e coloca de parte exuberâncias. Eu gosto bastante do design e apesar da predominância do plástico de certa forma o vulgarizar na opinião de muitos gamers, eu pessoalmente gosto bastante da sua elegância. Escusado será dizer também que algo muito elaborado poderia resultar num preço mais elevado e como este não é propriamente um computador barato, creio que o design é o ideal.

omen15
Simples e elegante, não existem exageros no Omen 15 e é assim discreto que ele está bem…

De resto eu aprecio o facto de quando coloco o HP Omen 15 em cima de uma mesa num local público, é difícil para quem estiver por perto perceber de imediato que aquele é um portátil de gaming.


Permitam-me que dedique agora algumas linhas ao preço do Omen 15


Tal como referi atrás, o Omen 15 não é propriamente um “brinquedo” barato. Com este nível de potência comprimida num espaço físico tão pequeno é perfeitamente natural que este computador não seja muito “amigo da carteira“, no entanto dentro da sua categoria ele até possui um preço acessível.

O Omen 15 é uma máquina que custa à volta dos €1,249, relembrado que este é um portátil de gaming que é capaz de correr praticamente todos os jogos disponíveis no mercado.

É dispendioso se olharmos para o mercado como um todo, mas se restringirmos a nossa atenção apenas no segmento de gaming, rapidamente percebemos que dentro da sua categoria o Omen 15 é dos mais acessíveis.

Estamos a falar de uma categoria em que os computadores de topo podem atingir ou superar a marca dos 2 mil euros, por isso o Omen 15 não é de todo um dos mais caros. Aliás na relação qualidade/preço ele está excelente porque oferece uma qualidade considerável por um preço que eu considero justo.


Uma breve informação sobre as portas…


Para aqueles que não têm paciência para visitar o website oficial e consultar todas as especificações técnicas, aqui vão as portas disponíveis:

  • 1 HDMI
  • 1 combinação auscultadores/microfone
  • 1 USB 2.0
  • 2 USB 3.0
  • 1 RJ-45

Slots de expansão

  • 1 leitor de cartões multimédia SD multi-formato

omen15

Sei que os gamers mais exigentes poderão protestar o número reduzido de portas disponíveis especialmente tratando-se de um computador de gaming. Na minha experiência pessoal elas são suficientes até porque eu não gosto de carregar demasiado material comigo, por isso o computador, um rato e um comando chegam-me bem para desfrutar em pleno da experiência de gaming.


A prestação do Omen 15…


Primeiro vamos cingir-nos ao mais importante, por isso à pergunta:

Consegue o Omen 15 correr os jogos modernos em full hd sem grandes problemas?

Eu vou responder que sim, mas (sim, há um fatídico “mas”) existem limitações nomeadamente no que diz respeito aos títulos mais “frescos” no mercado, ou seja, aqueles que saíram mais recentemente.

É importante antes de começar a descrever um pouco a prestação do Omen 15, informar que a nossa experiência ficou limitada à driver NVIDIA 359.37 porque simplesmente não conseguimos realizar o update para as mais recentes.

Peço desta forma que tenham este factor importante em consideração aquando da continuação da leitura desta review até porque eu acredito que com drivers mais recentes a prestação do Omen 15 poderia ter sido ligeiramente superior.

omen15

Por exemplo em jogos como o Rise Of Tomb Raider; o Overwatch; o Doom ou o Mirror’s Edge Catalyst o Omen 15 portou-se lindamente. Com um SETUP gráfico médio os 60FPS são quase sempre garantidos, a experiência é francamente boa sem soluços nem qualquer tipo de problema. Todavia quando se sobe para ALTO ou ULTRA o framerate torna-se mais instável apesar de raramente ficar abaixo dos 30FPS.

Todos os jogos acima mencionados foram testados em Full HD, ou seja na resolução 1920×1080 e aliás mesmo nas situações mais problemáticas em que nos deparámos com problemas de performance nunca foi necessário baixar a resolução.

Por exemplo com o Shadow Warrior 2 encontrámos alguns problemas com framerates inaceitáveis nos SETUPS gráficos mais elevados e apenas no SETUP mais baixo conseguimos estabilidade, no entanto não foi necessário baixar a resolução.

A verdade é que no geral não tivemos grandes problemas porque o Omen 15 tem de facto capacidade para correr praticamente todos os jogos modernos. A experiência é agradável e estável, a performance é sólida e apenas nos títulos mais exigentes nós fomos obrigados realmente a “vasculhar” pelas opções gráficas para obtermos a tal estabilidade acima mencionada.

Dito isto nunca foi necessário ir abaixo do FULL HD e mesmo colocando o Omen 15 nos seus limites em muitas situações, ele conseguiu quase sempre garantir um framerate jogável. O que é absolutamente fantástico!

É claro que tudo depende do tipo de jogador que és. Se queres correr todos os teus jogos em ULTRA então talvez o Omen 15 não te encha as medidas e necessites de algo um pouco mais poderoso. Se pelo contrário não te incomoda baixares um pouco o SETUP gráfico e continuares com uma experiência bastante boa, então o Omen 15 chega e sobra para as tuas necessidades.

omen15-4


E a bateria? Podem perguntar alguns…


Oficialmente a autonomia da bateria é de 10 horas e 30 minutos, no entanto para isso acontecer talvez seja preciso ligar o PC e não voltar mexer nele durante precisamente 10 horas e 30 minutos. Como é óbvio com alguma actividade como a navegação pela web, ver o ocasional filme e claro, o gaming, a autonomia é menor.

Por exemplo se carregarmos a bateria e passarmos todo o tempo a jogar, então cerca de uma hora e meia ou duas horas depois ela já se encontra no limite e a necessitar de um carregamento.

Numa utilização sem gaming com navegação pela web a duração da bateria já se estende até às 4 ou 5 horas.

Ou seja, não detectámos nada de anormal na duração da bateria, no entanto sendo este um portátil de gaming é sempre esperado que ela necessite de carregamentos frequentes sempre que se joga com mais frequência.

De qualquer maneira ele tem à disposição o HP Fast Charge que nos permite carregar 50% de carga em aproximadamente 30 minutos. Basta ligar o computador desligado à corrente e conseguimos carregar a uma velocidade muito rápida.

omen15-5


Colocando o gaming de parte por um breve instante…


Eu sei que o mais importante para todos nós é o gaming, mas permitam-me que o coloque de parte por breves instantes e que escreva um pouco sobre o Omen 15 enquanto computador para as actividades do dia à dia ou como ferramenta de trabalho.

Não houve nada de que não gostasse neste computador, devido à sua potência o Omen 15 é um computador bastante rápido e o disco gigante de 1TB garante espaço para o que quisermos. São estas características que fazem dele também uma extraordinária ferramenta de trabalho.

Por exemplo para um gamer como eu que já possui um desktop, o Omen 15 revelou-se uma adição valiosa porque nele eu não só posso jogar videojogos sem problemas, como também posso utilizá-lo como ferramenta de trabalho. É quase como se transportasse comigo o desktop para todo o lado e nesta medida o Omen 15 ganhou ainda mais relevância.

Eu sei, eu sei…

Nós não estamos aqui para avaliar o Omen 15 como um simples computador portátil, mas fica a nota para quem estiver interessado, o Omen 15 também poderá ser uma excelente ferramenta de trabalho para aqueles que precisam de levar consigo o computador para todo o lado e gostam de jogar videojogos.


Conclusão…


omen15-6

De certeza que por esta altura tu já deves ter percebido que por nós por cá gostámos muito do HP Omen 15. Embora ele não seja a máquina mais poderosa dentro da sua categoria, ele é sem dúvida uma “escolha acertada”.

O que o impede de “voar mais alto” são as suas limitações quando corremos nele títulos mais exigentes. Esqueçam os SETUPS gráficos ALTO ou ULTRA, porque na grande maioria dos jogos modernos não vão conseguir obter um framerate de 60FPS nessas condições. Poderão de facto conseguir framerates jogáveis nestas condições com alguns títulos, no entanto eles estarão mais perto dos 30FPS do que dos 60FPS.

Ao final do dia tudo vai depender dos teus desejos, necessidades e do quão recheada está a tua carteira. A verdade é que atendendo à relação qualidade/preço estamos perante um computador super-sólido, com uma boa performance e no qual se pode jogar um pouco de tudo.

Ele é elegante e discreto, uma pequena grande máquina e tão perto do Natal também poderá ser, quem sabe, uma excelente prenda para quem anda à procura de um portátil para gaming.

Ary Costa

Ary Costa

Fundador / Editor Sénior em Gaming Portugal
Empresário moderno, o Ary Costa é um daqueles indivíduos multifacetados que se movimenta em diversas áreas de negócio. Ele foi a força fundadora por detrás da Gaming Portugal e conseguiu reunir uma equipa competente e muito unida. É principalmente um elemento que trabalha nos bastidores, embora ultimamente vocês o conheçam pelo seu trabalho nas streams da NOX.
Ary Costa

Últimos posts por Ary Costa (exibir todos)

Uma pequena grande máquina que surpreende.

O pequeno Omen 15 da HP revelou-se uma excelente máquina de gaming que é capaz de correr praticamente todos os jogos modernos embora com algumas limitações.

8.8
Design:
9
Performance de Gaming:
8
Performance Geral:
9
Portabilidade (tamanho/peso):
9
Bateria:
9

Também poderás gostar de:

A Gaming Portugal Recomenda

 

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

seven + 11 =

Entra no Mundo do Gaming no PC

!! Subscreve hoje a Newsletter oficial da Gaming Portugal !!