Jogo Da Semana Jogos Indie PC

Jogo Da Semana: Gateways

Jogo Da Semana: Gateways

[toggle title=”Informação Geral Sobre o Jogo”]

NOME DO JOGO: Gateways

CRIADORES: Smudged Cat Games

Preço: 3,99€ (Steam)

Versão sem DRM: Sim
[/toggle]

Esta semana viramos as nossas atenções para mais um jogo independente com rasgos de brilhantismo. Gateways é um jogo da autoria da Smudged Cat Games no qual nós controlamos um inventor chamado Ed e que vê o seu laboratório mergulhado no caos devido a um surto das suas experiências mais criativas.

Gateways é mais um jogo de plataformas 2D que não se limita a oferecer-nos a experiência tradicional, pelo contrário ele mistura habilmente alguns elementos de videojogos muito populares nos últimos tempos e oferece-nos uma experiência que nos relembra Portal.

Obviamente o Portal é um FPS, mas Gateways aproveita a ideia da criação de portais e incorpora-a no Universo 2D. As “gateway guns” são essencialmente armas de criação de portais e tal como em Portal permitem-nos chegar a locais que de outra forma seriam impossíveis de alcançar.

gateways-screenshot
Gateways é divertido, inteligente e barato…

Mas desenganem-se aqueles que julgam que o jogo se limita a ser uma cópia do popular FPS em formato 2D, Gateways é muito mais do que isso e na realidade acaba por ser tão diferente que torna-se difícil e injusto fazer qualquer tipo de comparações.

Uma coisa é certa, a Smudged Cat Games parece ter um talento especial para criar jogos divertidos. Eu já tinha jogado o “The Adventures of Shuggy” outro dos seus jogos divertidos e que recomendo, mas confesso que Gateways deixou-me ainda mais impressionado pela positiva.

É relativamente fácil para uma companhia criar mais um jogo de plataformas 2D, o que já é mais difícil é criar um título que nos ofereça algo mais do que simples saltos e Gateways é isso mesmo. Para além de estar bem concebido e habilmente desenhado, este é também um jogo inteligente e que nos obriga a puxar pela cabeça. As armas de portais vão evoluindo e se no principio servem apenas para nos levar de “A” a “B“, mais para a frente manipulam a gravidade, encolhem a nossa personagem, fazem-nos recuar no tempo e tornam os desafios ainda mais interessantes e divertidos.

gateways-screenshot1
A variedade garante que não existem momentos aborrecidos neste jogo…

Alguns gamers podem ser desencorajados pelo seu visual “retro“, mas eu peço-vos que não julguem um videojogo pela sua aparência. Por detrás da sua simplicidade esconde-se um título brilhante, divertido e pelo preço super-baixo a que se encontra à venda, dificilmente é possível encontrar uma melhor compra.

Assim que comecei a jogar Gateways tive dificuldade para parar e nos dias que correm isso é algo que acontece cada vez menos. A qualidade de um videojogo deve ser avaliada tendo em conta a sua capacidade para nos divertir, porque no fundo é isso que nós queremos. Gateways é um exemplo claro de que as fórmulas mais simples ainda podem funcionar na perfeição e resultar em videojogos que são verdadeiras pérolas do mundo do gaming.

Esta semana nos recomendamos que todos aproveitem para dar uma vista de olhos por Gateways, vão ver que vai valer a pena.

[sws_grey_box box_size=”595″] Se estás a desenvolver um jogo independente ou se achas que nós deveríamos dar destaque no Gaming Portugal a um determinado videojogo, então envia-nos um email em geral [arroba] gamingportugal.com ou visita o nosso fórum oficial e deixa-nos lá a tua sugestão. [/sws_grey_box]

Paulo Figueiredo

Paulo Figueiredo

Editor em Gaming Portugal
O Figueiras é um elemento fundamental do Gaming Portugal e a figura mais respeitada da equipa. A sua vida atarefada e cheia de responsabilidades impede-o de acumular uma posição de maior destaque, embora mesmo se tivesse essa oportunidade o mais certo era ele recusá-la. A sua participação no Gaming Portugal é motivada principalmente pelo gosto por gaming e dá-lhe um prazer especial saber que nesta casa a “independência” é uma característica definidora.
Paulo Figueiredo

Últimos posts por Paulo Figueiredo (exibir todos)

Advertisements

Também poderás gostar de:

A Gaming Portugal Recomenda

 

Deixe um comentário

Política de Privacidade & Cookies

Este site (tal como todos os outros) utiliza cookies. Ao navegares na Gaming Portugal estarás a consentir a sua utilização.