PC Previews

Jotun: Impressiona os Deuses e não só

Jotun: Impressiona os Deuses e não só

Jotun é um jogo de ação e exploração que vai buscar inspiração à mitologia nórdica e que foi desenvolvido pela Thunder Lotus Games, uma companhia independente com sede em Montreal no Canadá. No jogo nós vestimos a pele de Thora, uma guerreira viking que morreu uma morte ingloriosa e precisa de provar aos deuses que merece entrar em Valhalla (paraíso Viking.)

Jotun foi todo ele desenhado à mão e graças a isso é visualmente sublime, eu diria mesmo que é um daqueles jogos que tem potencial para ascender ao lugar de “obra de arte“, mas o melhor é que ele não se fica por aqui. A história é fascinante muito por força da mitologia nórdica que é fantástica, visualmente ele é simples mas muito bem elaborado não só no departamento artístico como também no gráfico com animações que nos dão a sensação que estamos a jogar um filme de animação.

fddffdffd
A enorme qualidade do trabalho artístico poderá ser um dos trunfos deste jogo…

Também perceptível a partir do primeiro momento que começamos a jogar é a força da banda sonora, dos efeitos sonoros e da narração que nos acompanham e que tornam a experiência imersiva e memorável. Podemos jogar com um comando ou com o teclado + rato, devido à natureza simplista da jogabilidade eu optei pelo comando, mas em qualquer uma das opções o jogador parece ficar bem servido.

De resto a jogabilidade é muito simples, existe um botão de ataque normal, outro com um ataque mais poderoso e finalmente um botão que corresponde a uma esquiva. Isto numa fase inicial porque com a progressão no jogo nós vamos ganhando poderes que nos vão auxiliar na nossa aventura.

O jogo possui também detalhes deliciosos e que contribuem para imersão, por exemplo a narração em islandês é absolutamente fantástica e ajuda a transportar-nos para o purgatório nórdico em que nos encontramos.

dfsddsfsd
Os bosses são verdadeiramente colossais…

De facto o entusiasmo à volta da campanha no Kickstarter que decorreu no Verão do ano passado parece ter sido completamente justificado, recorde-se que Jotun conseguiu assegurar 64,265 dólares de financiamento na campanha superando a marca estabelecida que se ficava pelos 50 mil. Para além disso o jogo também só precisou de uma semana para receber luz verde no Greenlight da Steam e foi destacado como um dos jogos independentes com maior potencial também no ano passado.

Como isto é apenas uma “preview” do que está para chegar no próximo dia 29, eu não posso revelar demasiados detalhes sobre o jogo e vocês vão ter de esperar mesmo pela minha review. Mas neste momento posso afirmar com bastante segurança que acredito que estamos perante um jogo especial, mais uma pérola do mercado independente de videojogos que por momentos ecoa uma das experiências recordadas com mais carinho por gamers de todo o mundo, aquela em que defrontávamos verdadeiros colossos em batalhas épicas mas altamente recompensadoras.

sddssds
Eu sei que tu vais querer jogá-lo agora, mais tens de esperar até dia 29 para isso…

Jotun talvez tenha um pouco de “Shadow Of The Colossus” em si e ainda bem porque a inspiração quando bem utilizada pode ter resultados prometedores. Jotun é de resto um exemplo perfeito de como a inspiração aliada à originalidade é capaz de criar experiências únicas.

Por vezes a nossa jornada será um desafio, haverá alturas em que ela poderá parecer impossível mas assim que metermos as mãos em cima do poderoso machado de Thora só o vamos querer largar quando finalmente tivermos provado aos deuses que merecemos entrar em Valhalla.

Parece que temos jogo!

ps: esperem pela review no dia de lançamento.

Marcio Olival

Marcio Olival

Editor em Gaming Portugal
O Márcio é uma das forças editoriais da Gaming Portugal, ele também faz um pouco de tudo mas a sua preferência reside nos artigos de opinião. Regra geral ele não é comedido nas palavras, porém em vez de optar pela dureza extrema ele opta quase sempre pelo sentido de humor.
Marcio Olival

Últimos posts por Marcio Olival (exibir todos)

Também poderás gostar de:

A Gaming Portugal Recomenda

 

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Política de Privacidade & Cookies

Este site (tal como todos os outros) utiliza cookies. Ao navegares na Gaming Portugal estarás a consentir a sua utilização.