Artigos

Ligação Permanente Online em Nova Xbox?

Ligação Permanente Online em Nova Xbox?

Continua a especulação e os rumores sobre a próxima grande consola da Microsoft. Até ao momento muitos afirmam que ela será cada vez mais parecida com o computador moderno, por exemplo uma das suas alegadas caraterísticas é a de que todos jogos da plataforma serão instalados no disco. Com o nome de código “Durango” a próxima Xbox promete ser uma concorrente à altura da PS4, mas o rumor de que ela necessitará de uma ligação online permanente está a deixar os gamers no mínimo inquietos.

Nos últimos anos as consolas aproximaram-se cada vez mais do computador moderno, hoje existem downloads; o mercado de distribuição digital cresce e ligar a consola à Internet passou a ser muito importante. Na próxima geração isso será acentuado, os gamers de consolas estarão cada vez mais interligados e a palavra “conetividade” subitamente começou a ser repetida vezes sem conta.

Mas nem todos estão satisfeitos com esta mudança, alguns afirmam que Sony e Microsoft só estão muito interessadas na “conetividade” porque veem nela mais uma oportunidade para lucrarem com serviços online adicionais. Durante as últimas semanas o VGleaks tem revelado alguns rumores sobre a próxima Xbox e tudo indica que a Microsoft está disposta a ir ainda mais longe do que a Sony com a imposição de uma ligação online permanente.

Para já este rumor não foi confirmado nem desmentido pela Microsoft, mas a verdade é que ele tem vindo a ganhar força e pode mesmo vir a ser verdade. No seio da comunidade de gaming vive-se alguma inquietação, a obrigatoriedade de ligação online quer seja em jogos ou plataformas não é vista com bons olhos e ocasionalmente dá origem a autênticos desastres como foi o caso do Diablo III ou o mais recente SimCity.

É inegável que nós vivemos também numa sociedade online, mas aproveitarmos tudo o que ele tem para oferecer acarreta também riscos. Não nos podemos esquecer por exemplo que a Playstation Network, foi em 2011, alvo de uma invasão sem precedentes no mundo do gaming que comprometeu dados confidenciais dos seus utilizadores e levou a que o serviço permanecesse offline durante um longo período de tempo.

Com tantos exemplos de como a dependência de uma ligação online permanente pode ser problemática, talvez seja uma boa ideia oferecer um modo offline que seja uma alternativa sólida e que permita aos gamers desfrutarem das suas consolas preferidas sem se preocuparem com a Internet.

Diogo Mota

Diogo Mota

Editor-Chefe em Gaming Portugal
O Diogo é o organizador, todo o conteúdo do website passa de uma forma ou de outra pelas suas mãos, ele certifica-se que os padrões de qualidade são sempre altos e se a Gaming Portugal é hoje uma máquina relativamente bem oleada, isso acontece em grande parte graças ao seu trabalho.
Diogo Mota

Últimos posts por Diogo Mota (exibir todos)

Também poderás gostar de: