Jogos Indie PC

Mutant Mudds: O Gaming Não Necessita De Ser Complicado

Mutant Mudds: Não Necessita De Ser Complicado

[gameinfo title=”Informação Geral Sobre o Jogo” game_name=”Mutant Mudds” developers=”Renegade Kid” publishers=”” platforms=”3DS, iOS, PC” genres=”Plataformas / Aventura” preco_justo=”€4.99 (Desura)” data_lancamento=”30 Agosto 2012 (PC)”]

Então não é que o mundo foi invadido por terríveis e lamacentas criaturas? Agora o futuro da humanidade está nas mãos de Max, um pequeno jovem que armado com o seu canhão de água embarca numa missão de alto risco com o objetivo de erradicar as perigosas criaturas de uma vez por todas.

Mutant Mudds chegou primeiro à 3DS, mas pouco tempo depois abriu caminho no PC e no iOS. Ele é um simples jogo de plataformas “12-bits” recheado de pixeis mas que é simultaneamente uma grande homenagem aos clássicos e um dos melhores jogos independentes atualmente disponíveis no mercado.

mutant-mudds-1
O mundo foi invadido e Max é a nossa última esperança…

Abram alas para os jogos independentes. Aqui está uma frase que tem vindo a ganhar força nos últimos anos e que tão cedo não a deve perder. Mutant Mudds é mais um produto notável desta nova geração de jogos independentes que rivaliza em qualidade com os jogos de orçamentos milionários.

Tal como referi no primeiro parágrafo o mundo foi invadido e nós vestimos a pele de de Max, um herói improvável que transporta consigo um poderoso canhão de água. Desenvolvido pela Renegade Kid, o jogo vai buscar inspiração aos títulos “old school” de plataformas de um passado que já se começa a tornar distante, mas isso não o impede de ser uma experiência polida e divertida.

mutant-mudds-2
Mutant Mudds é a prova de que o 2D continua a ter muito para oferecer…

Mutand Mudds vem mais uma vez provar que o 2D está longe de estar acabado e que há um espaço muito especial no coração dos gamers para os chamados “jogos retro“. Apesar do seu visual que pode ser considerado antiquado por alguns, o jogo é bastante bonito e encontra-se num estilo situado entre os 8 e os 16 bits, sendo que os seus criadores preferem considerá-lo um jogo de “12 bits“.

Embora seja um jogo bastante simples, foi desenvolvido um trabalho muito original no departamento gráfico e isso reflete-se no seu visual. Dificilmente vão encontrar outro jogo semelhante a Mutant Mudds no mercado, o que se analisarmos bem é um enorme elogio tendo em conta a natureza e inspirações de que os criadores se serviram para dar forma a este título.

A jogabilidade é a clássica para um jogo de plataformas, com muitos saltos e disparos, porém existe uma caraterística super-interessante neste título. Ele brinca um pouco com o efeito de profundidade de campo, o que essencialmente significa que o cenário de fundo é também uma área jogável. Ora este pequeno pormenor torna a experiência de jogo um pouco mais divertida e imprevisível.

mutant-mudds-3
As áreas de fundo jogáveis proporcionam momentos originais e divertidos…

Existem uns mecanismos especiais que catapultam o Max para o cenário de fundo onde ele deve continuar a sua progressão, é um efeito no mínimo curioso mas que foi habilmente introduzido e abre um sem número de oportunidades de design que parecem ter sido todas aproveitadas pela Renegade Kid.

Os níveis são geralmente curtos, uns mais difíceis do que outros e sem qualquer tipo de sistema de “checkpoints“, ou seja, quando perdemos somos obrigados a começar do início. À nossa espera vão estar alguns momentos de frustração, Mutants Mudds não é um jogo com um nível de dificuldade extremamente elevado, mas como qualquer outro jogo de plataformas o mínimo passo em falso pode ditar a “morte do artista”.

Nós começamos sempre os níveis com três vidas, ou melhor, três corações. Se tocarmos numa personagem inimiga perdemos um, se porventura cairmos numa área com espigões ou sem fundo perdemos todas as vidas e voltamos ao início. Por vezes damos por nós a realizar exercícios de repetição, porém após algumas mortes ficamos a conhecer melhor um nível e a progressão torna-se mais fácil.

mutant-mudds-4
Cuidado com os saltos, um passo em falso obriga-te a repetir tudo de novo…

Outro ponto forte de Mutants Mudds é a sua banda sonora, também num estilo “retro” ela está recheada de melodias divertidas e frenéticas caraterísticas dos clássicos 2D. As músicas são mesmo muito boas e ajudam a transmitir aquela sensação de que de facto nós recuámos no tempo, os jogadores mais veteranos vão com toda a certeza apreciar muito isso.

Mutant Mudds é um excelente título dentro do seu género, uma aventura divertida com alguns toques de originalidade e que nos prova que o gaming não necessita de ser complicado. E desenganem-se aqueles que julgam que o facto de ele vir originalmente de outra plataforma é uma desvantagem, pelo contrário o jogo permanece igual a si mesmo e a qualidade está intacta.

Tudo isto por apenas €4.99, um preço tão baixo que não existem razões para não adicionares ainda hoje este jogo à tua coleção.

[sws_grey_box box_size=”595″] Se estás a desenvolver um jogo independente ou se achas que nós deveríamos dar destaque no Gaming Portugal a um determinado videojogo, então envia-nos um email em geral [arroba] gamingportugal.com ou visita o nosso fórum oficial e deixa-nos lá a tua sugestão. [/sws_grey_box]

Paulo Figueiredo

Paulo Figueiredo

Editor at Gaming Portugal
O Figueiras é um elemento fundamental do Gaming Portugal e a figura mais respeitada da equipa. A sua vida atarefada e cheia de responsabilidades impede-o de acumular uma posição de maior destaque, embora mesmo se tivesse essa oportunidade o mais certo era ele recusá-la. A sua participação no Gaming Portugal é motivada principalmente pelo gosto por gaming e dá-lhe um prazer especial saber que nesta casa a “independência” é uma característica definidora.
Paulo Figueiredo

Latest posts by Paulo Figueiredo (see all)

Advertisements

Também poderás gostar de:

A Gaming Portugal Recomenda

 

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Política de Privacidade & Cookies

Este site (tal como todos os outros) utiliza cookies. Ao navegares na Gaming Portugal estarás a consentir a sua utilização.