Artigos PC PS3 Xbox

O Tal Protótipo De Streets Of Rage

Streets Of Rage é um daqueles jogos inesquecíveis e que ainda hoje fazem parte do imaginário de muitos gamers. O popular “beat ’em up” foi introduzido no mundo do gaming em 1991, na altura na agora extinta consola da SEGA chamada Mega Drive. Seguiu-se o Streets Of Rage 2 em 1992 e finalmente o terceiro título que foi lançado dois anos mais tarde ditou o final de uma das séries de videojogos mais divertidas de sempre.

Recentemente ficámos a saber que a Ruffian Games esteve a trabalhar num “remake” – ou “reboot“, chamem-lhe o que quiserem – precisamente do Streets Of Rage, mas tal como tantos outros projectos ele acabou por não receber a luz verde e desapareceu. Ou melhor, desapareceu até há alguns dias atrás, altura em que alguém terá revelado um vídeo de jogabilidade do protótipo sem som, o que levou a própria Russian Games a divulgar posteriormente uma versão completa do trabalho que tinha desenvolvido.

O vídeo transporta-nos de imediato para o passado, mas desta vez o icónico jogo surge remodelado num formato 3D através de um protótipo que se encontrava numa fase de desenvolvimento muito inicial. Devo dizer que para algo que de acordo com a própria companhia é “pre-alpha” o resultado não está nada mau, aliás até parece existir uma tentativa – bem conseguida a meu ver – em conservar as caraterísticas que tornaram o jogo original tão popular.

O que é certo é que a coisa não avançou, a companhia não adianta detalhes mas talvez alguém não tenha gostado do que viu. Analisar a qualidade e potencial de um determinado “remake” não é um trabalho fácil, primeiro é necessário conhecer o jogo original e depois perceber como funciona e quais são as exigências do mercado de gaming da atualidade.

Eu quero acreditar que um Streets Of Rage moderno seria um enorme sucesso, que jogá-lo com amigos num modo online seria o suficiente. RAIOS! Para mim já chegava uma versão 2D remodelada e com algumas novidades, mas infelizmente nem todos pensam como eu e o pior é que o mercado tem uma tendência para ser imprevisível.

Quem sabe se agora que este protótipo foi alvo de tanta atenção alguém abra os olhos e o aproveite. Vamos fazer figas e esperar que sim.

Última atualização: Dezembro 6, 2012 às 15:41

Paulo Figueiredo

O Figueiras é um elemento fundamental da Gaming Portugal e a figura mais respeitada da equipa. A sua vida atarefada impede-o de acumular uma posição de maior destaque. A sua participação na Gaming Portugal é motivada principalmente pelo gosto por gaming e dá-lhe um prazer especial saber que nesta casa a “independência” é uma característica definidora.

Também poderás gostar de:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *