Jogos Grátis Jogos Indie PC 1

Of Light & Shadow: Um Surpreendente Jogo Grátis

Of Light & Shadow: Um Surpreendente Jogo Grátis

[gameinfo title=”Informação Geral Sobre o Jogo” game_name=”Of Light & Shadow” developers=”Programadores Independentes” publishers=”” platforms=”PC” genres=”Aventura” preco_justo=”grátis” data_lancamento=”2012″]

O mercado de gaming no PC pode não ser tão rentável como o das consolas mas é certamente muito mais dinâmico. Desde os jogos independentes, passando pelos “mods” e culminando nos jogos grátis, há muito por onde escolher e alguns trabalhos são notáveis. Veja-se o exemplo de Of Light & Shadow, um modesto videojogo cheio de qualidade e que está ao alcance de todas as carteiras porque é totalmente grátis.

A indústria do gaming nunca esteve tão apetecível como está hoje para os criadores de jogos independentes. Por exemplo, há alguns anos atrás era difícil imaginar que um simples grupo de estudantes poderia criar um bom videojogo, mas hoje isso é perfeitamente possível. Há maior liberdade, consegue-se fazer mais com orçamentos pequenos e o “crowdfunding” tem funcionado para muitas companhias.

ofls-1
A qualidade de Of Light & Shadow é surpreendente…

Of Light & Shadow é um jogo de plataformas que faz parte desta nova “onda” de criações independentes, a grande diferença quando comparado com a maioria dos jogos é que ele é grátis. Aliás hoje mesmo vocês podem começar a jogá-lo, basta fazerem o seu download:

Preparem-se para ficarem impressionados, pois no que a jogos independentes grátis diz respeito, este é um dos melhores que eu já. Em “Of Light and Shadow” nós controlamos duas personagens, o Mr. Light e o Dr. Shadow sendo que o primeiro só se dá bem na luz e o segundo na escuridão.

ofls2
Uma experiência polida, divertida e original…

As duas personagens possuem habilidades diferentes, enquanto o Mr. Light é rápido e ágil, o Dr. Shadow é lento mas pode caminhar pelas paredes. A jogabilidade é uma mistura entre as suas personagens, enquanto uma é mais virada para as plataformas simples a outra é perita na solução de puzzles.

A junção das duas personagens torna o jogo mais interessante e permite criar alguns puzzles bem originais. Mas o que impressiona mais neste jogo é o quanto a experiência está polida, “Of Light and Shadow” é bastante bom para um jogo grátis e talvez até seja bom demais.

Depois de o jogarmos durante alguns minutos percebemos que ele tem valor suficiente para pelo menos justificar um preço reduzido e tenho impressão que muitos gamers o pagavam quanto mais não seja para ajudarem os criadores. Este facto é no fundo um testemunho da qualidade de “Of Light and Shadow” e uma das razões pelas quais todos devem experimentá-lo.

Quando me refiro a um jogo polido refiro-me à experiência como um todo, a jogabilidade é aceitável e as mudanças constantes de personagens exigem alguma perícia. Toda a ação tem lugar num planeta distante e os cenários são um reflexo disso mesmo, há até um trabalho artístico com um grau de detalhe que não é habitual em jogos grátis.

O jogo é também compatível com um comando e escusado será dizer que essa é de longe a melhor forma de jogá-lo. Of Light & Shadow é um divertido jogo de plataformas e realmente um trabalho notável que deve ter sido feito com muito poucos recursos quando comparado com os grandes títulos do mercado. Só por isso ele merece uma atenção especial.

Se gostaste do que viste então considera visitares a página oficial no Steam Greenlight e contribuir com o teu apoio para que ele consiga ser publicado por lá.

[sws_grey_box box_size=”595″] Se estás a desenvolver um jogo independente ou se achas que nós deveríamos dar destaque no Gaming Portugal a um determinado videojogo, então envia-nos um email em geral [arroba] gamingportugal.com ou visita o nosso fórum oficial e deixa-nos lá a tua sugestão. [/sws_grey_box]

Helder Sousa

Helder Sousa

Editor at Gaming Portugal
Adepto do ar livre e dos desportos radicais, nós nunca sabemos se no próximo fim-de-semana ele não irá longe demais, levando a equipa a ficar com um elemento a menos. Quer dizer, o exercício é uma coisa boa, mas quando isso envolve quedas de grandes alturas ou escaladas perigosas, talvez seja melhor ficar em casa a jogar videojogos.
Helder Sousa

Latest posts by Helder Sousa (see all)

Advertisements

Também poderás gostar de:

A Gaming Portugal Recomenda

 

1 Comentário

  • Responder
    Of Light & Shadow
    24 de Novembro de 2012

    Thank you so very much for you review, we highly appreciate that.
    And thanks for the kind words, too!

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Política de Privacidade & Cookies

Este site (tal como todos os outros) utiliza cookies. Ao navegares na Gaming Portugal estarás a consentir a sua utilização.