Artigos PC

Sempre Que Possível Evita Comprares Jogos Com DRM

Sempre Que Possível Evita Comprares Jogos Com DRM

Nos últimos anos os sistemas de DRM (em inglês Digital Rights Management) tornaram-se populares, inicialmente muitas companhias olharam para eles como uma forma eficaz de combaterem a pirataria, no entanto à medida que o tempo foi passando e a contestação a estes sistemas foi subindo de tom, percebeu-se que não só eles não impediam a pirataria como os principais prejudicados não eram os piratas mas sim aqueles que compravam o produto de forma legítima.

  • Sempre que possível evita comprares jogos com DRM.

A frase de cima pode ser encarada como um conselho polémico e provavelmente tu não verás muitos membros da imprensa a defenderem-na abertamente. Mas aqui na Gaming Portugal a independência é a palavra de ordem e na minha opinião seria um desserviço se ocasionalmente nós não dedicássemos um pequeno artigo ao esclarecimento sobre o que é um sistema de DRM e as razões pelas quais os gamers devem evitá-los sempre que possível.

O chamado sistema de gestão de direitos digitais ou GDD (em inglês Digital Rights Management ou DRM) consiste em restringir a difusão por cópia de conteúdos digitais ao mesmo tempo em que se assegura e administra os direitos autorais e suas marcas registadas, pelo ângulo do proprietário dos direitos autorais.

Recuemos um pouco no tempo para percebermos as restrições que trazem consigo estes sistemas. Ainda te recordas do tempo em que podias emprestar jogos aos teus amigos, ainda te recordas da altura em que era possível trocares videojogos com amigos?

Com os jogos livres de DRM isso continua a ser uma realidade, sempre que compras um jogo sem DRM estás efetivamente a realizar a melhor compra possível, porque adquires um jogo que não possui qualquer tipo de restrições.

Iniciativas como o Humble Bundle e a mais recente Humble Store provaram-nos que jogos sem DRM podem ser bastante lucrativos. A GOG.com é outro exemplo de como videojogos livres de DRM podem ser bem sucedidos e cada vez mais as companhias chegam à inevitável conclusão: “Se um sistema de DRM não consegue combater a pirataria, então ele não está lá a fazer nada“.

Antes de comprares qualquer jogo que seja para o PC, faz questão de verificares se existe disponível uma versão livre de DRM. Caso ela exista então não hesites, compra a versão sem restrições porque ficarás infinitamente mais bem servido com ela.

A Gaming Portugal recomenda para compra de jogos sem DRM as seguintes lojas:

Helio Costa

Helio Costa

Editor em Gaming Portugal
Apesar de ser editor, juntamente com o Diogo encarrega-se de gerir toda a equipa, é uma espécie de terceiro “boss” que muitas vezes acaba por ser o primeiro. Para além de escrever para o website ele é responsável pela verificação de conteúdo e por corrigir muitas das falhas que nós cometemos quando queremos trabalhar rápido demais.
Helio Costa

Também poderás gostar de:

A Gaming Portugal Recomenda

 

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Política de Privacidade & Cookies

Este site (tal como todos os outros) utiliza cookies. Ao navegares na Gaming Portugal estarás a consentir a sua utilização.