Notícias PS4

Sony: Tentativa de Registar “Let’s Play” Temporariamente Bloqueada

Sony: Tentativa de Registar "Let's Play" Temporariamente Bloqueada

Todos nós sabemos que as grandes companhias não têm reputações incólumes e eventualmente o nome de uma acaba sempre por ser “arrastado na lama”. Agora é a vez da SCEA (Sony Computer Entertainment America LLC) que tentou, vá-se lá saber porquê, registar a marca “Let’s Play“. Ora compreensivelmente levantou-se uma gigantesca onda de contestação e neste momento o pedido de registo de marca encontra-se bloqueado por ser demasiado semelhante  a uma marca já existente de nome “LP Let’z Play“.

Ao contrário do que vocês vão poder ler em inúmeros websites de gaming, o pedido não foi recusado mas está sim temporariamente bloqueado. Vamos por partes, primeiro o termo “Let’s Play” é abundantemente utilizado por Youtubers de todo o mundo para descreverem vídeos de jogabilidade, ou seja é um termo tão genérico e reconhecido que realmente o pedido deveria ter sido prontamente recusado.

Mas ao que parece não deve haver ninguém no Registo de Marcas e Patentes dos Estados Unidos a conhecer minimamente o mundo do gaming, porque quando um pedido de registo de marca está temporariamente bloqueado, ele no fundo está à espera de um esclarecimento adicional da entidade ou indivíduo que o tentou registar, neste caso específico do “Lets Play”, pelo facto de ser demasiado semelhante com uma marca já existente. É mais ou menos isto:

– Espera lá! A marca que estás a registar é muito parecida com outra existente. Preciso de mais esclarecimentos para perceber se posso proceder ao registo ou recusar o mesmo.

É claro que será muito difícil a SCEA conseguir registar esta marca, afinal de contas estamos a falar de uma frase que classifica um género, ou seja, “Let’s Play” é quase como dizer “Vídeos de Jogabilidade” (ou “Gameplay vídeos” em inglês) e se ninguém conseguiria registar estes termos, então “Let’s Play” deveria estar também salvaguardado.

Parece que só mesmo um milagre ou alguma forma engenhosa de dar a volta ao sistema permitiram à SCEA registar esta marca e felizmente como a comunidade de Youtubers tem uma força impressionante, eventualmente até o Registo de Marcas e Patentes dos Estados Unidos vai ouvir falar do que se passa e recusar o pedido.

A SCEA tem sido alvo de fortes críticas por parte de toda a comunidade gamer que está revoltada com o que parece ser uma tentativa da companhia de controlar os vídeos de “Let’s Play” que são extremamente populares e cada vez mais influentes. Embora o risco para que isso possa de facto acontecer seja mínimo, realmente é caso para se ficar indignado porque a atitude é muito feia.

Apesar disso não devemos “saltar cegamente para o comboio de críticas“, se é verdade que a SCEA  teve uma atitude feia e condenável, também é verdade que diariamente a maior parte destas grandes companhias que nós adoramos, fazem exatamente o mesmo. Assim que existe um vislumbre de uma vantagem, a maior parte delas vai tentar tirar partido mesmo que por vezes isso resulte num trabalho adicional para os seus departamentos de relações públicas.

Obrigado, Ryan Morrison Law | Digital Entertainment & Intellectual Property Law

Paulo Figueiredo

Paulo Figueiredo

Editor em Gaming Portugal
O Figueiras é um elemento fundamental do Gaming Portugal e a figura mais respeitada da equipa. A sua vida atarefada e cheia de responsabilidades impede-o de acumular uma posição de maior destaque, embora mesmo se tivesse essa oportunidade o mais certo era ele recusá-la. A sua participação no Gaming Portugal é motivada principalmente pelo gosto por gaming e dá-lhe um prazer especial saber que nesta casa a “independência” é uma característica definidora.
Paulo Figueiredo

Últimos posts por Paulo Figueiredo (exibir todos)

Também poderás gostar de:

A Gaming Portugal Recomenda

 

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Política de Privacidade & Cookies

Este site (tal como todos os outros) utiliza cookies. Ao navegares na Gaming Portugal estarás a consentir a sua utilização.