Notícias PC

SWTOR: Free-To-Play Duplica Lucros

SWTOR: Free-To-Play Duplica Lucros

Durante os últimos 10 anos nós assistimos ao crescimento galopante do mercado dos MMO’s e se no início todos eles se baseavam apenas no pagamento de uma subscrição, hoje a maior parte está a optar também pelo formato free-to-play que se está a revelar uma autêntica “mina de ouro”.

O gamer moderno já não encara a obrigatoriedade de pagar uma subscrição com bons olhos e por exemplo, a recente queda de subscritores no mais popular MMO do mundo, o World Of Warcraft, é um indicador de que o modelo “pay-to-play” convencional poderá ter os seus dias contados.

  • Mas será isso um problema?

Não, pelo contrário hoje já é possível analisar um grande número de MMO’s que recorreram ao “free-to-play” e existe uma constante, todos eles fazem agora mais dinheiro do que faziam. Veja-se o exemplo de SWTOR que teve um lançamento auspicioso mas que acabou por sofrer com o seu modelo rígido de subscrição. A Electronic Arts viu-se obrigada a criar uma alternativa “free-to-play“, com muitas limitações é verdade, mas que de qualquer maneira permite que todos possam jogar o modo de história.

Hoje os lucros mensais de SWTOR duplicaram graças ao modelo de mini-transações e estranhamente até o número de subscrições aumentou. Desde que o “free-to-play” foi introduzido em Novembro do ano passado entraram para o jogo mais de 1.7 milhões de jogadores e o número de subscrições estabilizou ligeiramente abaixo do meio milhão.

É importante relembrar que o “free-to-play” de SWTOR possui muitas restrições e basicamente o gamer que optar por ele tem apenas acesso à história do jogo. Mesmo assim é de assinalar como o jogo foi capaz de “dar a volta por cima” e continuar relevante dentro do seu género.

Obrigado, Polygon e PCGamesN

 

Diogo Mota

Diogo Mota

Editor-Chefe em Gaming Portugal
O Diogo é o organizador, todo o conteúdo do website passa de uma forma ou de outra pelas suas mãos, ele certifica-se que os padrões de qualidade são sempre altos e se a Gaming Portugal é hoje uma máquina relativamente bem oleada, isso acontece em grande parte graças ao seu trabalho.
Diogo Mota

Também poderás gostar de:

A Gaming Portugal Recomenda

 

Deixa um comentário

Sê o primeiro a comentar!

Notificações de
avatar
wpDiscuz

Política de Privacidade & Cookies

Este site (tal como todos os outros) utiliza cookies. Ao navegares na Gaming Portugal estarás a consentir a sua utilização.