Artigos PC PS3 Xbox

SWTOR: Mudança Para Free-To-Play Parece Inevitável

SWTOR: Mudança Para Free-To-Play Parece Inevitável

Quando nós jogámos pela primeira vez o SWTOR gostámos muito da experiência, mas à medida que as horas foram passando percebemos que de certa maneira ele limitava-se a fazer melhor o que todos os outros já vinham a fazer. Depois de um bom arranque o entusiasmo por SWTOR foi diminuindo ao ponto da passagem para o formado “free-to-play” parecer cada vez mais inevitável. Aliás neste momento o “trial” já nos deixa chegar até ao nível 15 gratuitamente e resta saber quanto tempo a subscrição se vai aguentar.

O “free-to-play” é hoje em dia um formato muito popular no mundo dos videojogos e curiosamente é muito rentável. Os custos costumam ser suportados através de micro-transações, o que por um lado obriga a uma atenção especial para que um jogo não se torne “pay-to-win” mas pelo outro abre portas a inúmeras possibilidades.

A verdade é que já ninguém acredita que SWTOR se aguente durante muito tempo com obrigatoridade de pagamento de uma mensalidade, especialmente olhando para todos os títulos concorrentes que mudaram para “free-to-play” e novos que estão prestes a sair que seguem exatamente o mesmo caminho.

The Lord of the Rings Online; DC Universe Online; Tribes: Ascend; Dungeons & Dragons Online; Age of Empires Online e Blacklight: Retribution são apenas alguns títulos de uma vasta lista de jogos grátis de qualidade que se encontram à nossa disposição. Junte-se a isso jogos como o Planetside 2 ou o Firefall e torna-se claro que o mercado “free-to-play” está melhor do que nunca.

Porquê que eu vou pagar mensalmente para jogar um videojogo quando existem outros de qualidade semelhante que são grátis?

É a pergunta que muitos gamers fazem e vão continuar a fazer, é a razão pela qual o World Of Warcraft tem vindo a perder subscritores e será a causa para que este e outros jogos que ainda insistem com a obrigatoriedade da subscrição, eventualmente se mudem para “free-to-play”.

Na realidade, tanto o World Of Warcraft como o próprio SWTOR não estão mal, apesar de terem sido registadas quedas no número de subscrições e jogadores online, eles têm-se aguentado relativamente bem. Mesmo assim o declínio é inegável e a concorrência forte que se está a instalar pode acelerar as coisas.

Não é que os gamers não queiram pagar pelos seus jogos, eles estão é cada vez menos dispostos a pagar uma subscrição todos os meses.

Diogo Mota

Diogo Mota

Editor-Chefe em Gaming Portugal
O Diogo é o organizador, todo o conteúdo do website passa de uma forma ou de outra pelas suas mãos, ele certifica-se que os padrões de qualidade são sempre altos e se a Gaming Portugal é hoje uma máquina relativamente bem oleada, isso acontece em grande parte graças ao seu trabalho.
Diogo Mota

Últimos posts por Diogo Mota (exibir todos)

Também poderás gostar de: