Notícias PC

Tweeria e Direitos De Autor Nos Videojogos

Tweeria e Direitos De Autor Nos Videojogos

Os direitos de autor no mundo dos videojogos são uma coisa bastante séria, porque estamos a falar de títulos para os quais são desenvolvidas obras de arte que envolvem muitas horas de trabalho. Ninguém gosta de ver o seu trabalho copiado sem qualquer tipo de referência, mas recentemente foi isso que aconteceu com o Tweeria, um jogo sem fins lucrativos que foi acusado de roubar obras de arte alheias.

Tweeria é uma espécie de MMO que se joga pelo Twitter, eu nunca joguei e tão pouco consigo perceber como ele funciona, mas aparentemente parece ser divertido. O jogo não tem fins lucrativos e como tal toda a questão de violar direitos de autor tem menos impacto, no entanto ele utilizou de facto imagens que pertenciam ao jogo de cartas do World Of Warcraft.

A cópia é óbvia como demonstra a Kotaku e levantou novamente as questões sobre os direitos de autor. Exigia-se uma referência aos criadores dos trabalhos, mas novamente não se viu nada até que o assunto chegou à imprensa. Nos últimos anos têm-se registado vários casos de violações de direitos de autor com algumas companhias e roubarem material artístico alheio e a incorporarem-nos nos seus próprios jogos.

O caso do Tweeria está longe de ser o mais grave, mas as companhias que desenvolvem trabalho legítimo e os seus artistas revelam alguma preocupação perante esta tendência. Esperemos que 2013 seja um ano mais calmo neste aspecto.

Obrigado, Kotaku e Joystiq

Diogo Mota

Diogo Mota

Editor-Chefe em Gaming Portugal
O Diogo é o organizador, todo o conteúdo do website passa de uma forma ou de outra pelas suas mãos, ele certifica-se que os padrões de qualidade são sempre altos e se a Gaming Portugal é hoje uma máquina relativamente bem oleada, isso acontece em grande parte graças ao seu trabalho.
Diogo Mota
Advertisements

Também poderás gostar de:

A Gaming Portugal Recomenda

 

Deixe um comentário

Política de Privacidade & Cookies

Este site (tal como todos os outros) utiliza cookies. Ao navegares na Gaming Portugal estarás a consentir a sua utilização.