Home » Artigos » Jogos Indie » VOX: Explora A Tua Criatividade

 

VOX: Explora A Tua Criatividade

VOX: O Prazer De Construir

Informação Geral Sobre o Jogo

NOME DO JOGO: VOX

CRIADOR: Steven Ball

Estado De Desenvolvimento: Alpha

Preço: 7.99 (Desura)

Download: Vox v0.16

Campanha Steam Greenlight:

Vox ganhou vida inicialmente como um motor gráfico com base em “voxels” que foi criado para uma competição de 48 horas organizado pela Ludum Dare e ficou no vigésimo terceiro lugar. Porém o importante não é como ele começou, mas sim no estado em que se encontra agora. Pois bem, hoje em dia Voxel é um jogo de ação, aventura e criação muito direcionado para o conteúdo criado pelo utilizador e…..haaaaa é verdade, também é um dos títulos independentes mais promissores e divertidos que tivemos a oportunidade de jogar este ano.

Vox vem da mente de Steven Ball, um programador de Inglaterra que recentemente se mudou para o Canadá. Tal como muitos de nós, também ele é um fã de Minecraft e das possibilidades que o jogo oferece, mas a dada altura terá olhado para o popular jogo e percebido que faltava personalização em vários aspectos do mesmo, tal como nas personagens, nas armas, nos itens e por aí fora. Programador há cerca de 9 anos, Steven terá decidido então iniciar o seu projecto e foi assim que nasceu o Vox.

vox-screen-1

Bem vindo ao mundo de Vox onde tudo é personalizável…

Antes de continuarmos este artigo é importante esclarecer que o próprio criador assume a inspiração em Minecraft, no entanto estamos a falar de jogos que apesar de pertencerem ao mesmo género são bastante diferentes. A nossa recomendação a todos os que ainda não experimentaram este jogo é que o experimentem antes de tirarem conclusões precipitadas.

Continuando, Vox ainda se encontra numa fase “Alpha” de desenvolvimento o que essencialmente significa que ainda há muito trabalho pela frente e que a versão atualmente disponibilizada ainda será alvo de muitas atualizaçoes. Aliás nas últimas semanas o desenvolvimento do jogo tem progredido a um bom ritmo e a experiência até já se encontra polida o suficiente para ser bastante divertida.

vox-2

Cria o que quiseres como quiseres, não existem limites para a imaginação…

O que nós gostamos neste título é a liberdade sem limites, e não nos estamos a referir à liberdade proporcionada por um mundo aberto onde podemos ir onde queremos, mas sim na liberdade da ação. Voxagarrou” neste conceito de liberdade e elevou-o a um outro nível, chegando até a ir mais longe do que o próprio Minecraft. Um feito assinalável se tivermos em conta que ele está a ser desenvolvido por uma só pessoa!

Em Vox não existem limites para a nossa criatividade, tudo é possível e tudo é customizável. Podemos transformar totalmente a nossa personagem; criar os nossos próprios monstros; construir armas; itens; criar quests; construir casas e transformar qualquer bloco individual ou “voxel“.

vox-3

Esta impressionante arma foi criada ingame…

Impressionante não é? Mas há mais, por exemplo recentemente foi adicionado um editor de partículas através do qual nós podemos criar os nossos próprios efeitos de partículas e adicioná-los às nossas armas ou armaduras. Vox dá um novo sentido à palavra “costumização” num videojogo, é uma excelente adição ao género e o seu futuro é promissor e entusiasmante.

Entre as muitas possibilidades que ele oferece, a mais interessante é o facto de podermos transformar por completo o nosso mundo. Ele será um género de materialização das nossas mentes criativas com um nível de detalhe sem precedentes só possível graças ao também elevado nível de costumização do jogo. Nós só conseguimos imaginar como serão completamente diferentes os mundos criados pelos gamers, um pouco à semelhança das transformações que vemos em Minecraft mas mais profundas.

Steven Ball ainda tem muito trabalho pela frente, há bugs para resolver e aspectos como o grafismo ou a jogabilidade para polir. Apesar disso a fase “alpha” é muito esclarecedora e já conseguimos ficar com uma ideia sólida do potencial deste jogo e até onde ele pode chegar.

Não temos dúvidas que Vox é uma experiência sólida, divertida e quando a imaginação é o limite num videojogo só há um caminho que se pode estar a seguir, o caminho certo.

[sws_grey_box box_size="595"] Se estás a desenvolver um jogo independente ou se achas que nós deveríamos dar destaque no Gaming Portugal a um determinado videojogo, então envia-nos um email em geral [arroba] gamingportugal.com ou visita o nosso fórum oficial e deixa-nos lá a tua sugestão. [/sws_grey_box]

Última atualização Setembro 27, 2012 às 21:14

Partilha este artigo nas redes sociais:

 

Artigos Relacionados:

  • Carlos

    Uauu, muito fixe este jogo, não conhecia.

  • Brett

    Awesome!