Artigos PC

Warframe: Um Jogo Diferente Com Potencial

Warframe: Um Jogo Diferente Com Potencial

Warframe é um shooter de ação na terceira pessoa que está a ser desenvolvido pela Digital Extremes e encontra-se neste momento numa fase de beta fechada.

Trata-se de um jogo de cooperação no qual nós nos juntamos a um esquadrão e essencialmente tentamos destruir todos os inimigos que encontrarmos.

A Digital Extremes é uma companhia com uma longa experiência no mundo do gaming, já esteve envolvida em alguns projetos notáveis e foi inclusive co-criadora do mítico Unreal Tournament. Warframe é então o seu novo projeto, um shooter “free-to-play” na terceira pessoa cuja história se passa num cenário futurista.

warframe-1
Os “Tenno” são guerreiros lendários e poderosos…

Nós controlamos os “Tenno” que são guerreiros lendários e mestres de uma armadura especial chamada Warframe. Ao que parece estes “Tenno” sobreviveram a uma grande guerra mas agora a sua presença é necessária para combaterem os “The Grinner” e os seus vastos exércitos que se espalham pelo sistema solar.

Eu não chamaria a história de original, mas ela é interessante e os “Tenno” são de facto criaturas com uma aura especial e adicionam-lhe algum charme. De resto o jogo possui uma apresentação de qualidade, o Universo de Warframe possui um estilo próprio que o ajuda a diferenciar-se da concorrência.

warframe-2
É inegável, Warframe tem muito estilo…

A nossa missão é bastante simples, viajar de planeta em planeta e repelir inúmeras vagas de inimigos enquanto ao mesmo tempo tentamos cumprir missões específicas. Warframe é um jogo de cooperação, basicamente nós podemos juntar 4 amigos e partir em conquista do sistema solar.

Se por acaso não tiveres amigos com quem jogar não há problema, o jogo utiliza um sistema de “drop in/drop out” e garante que nós encontramos sempre alguém com quem jogar. Embora no início não haja muito que possamos modificar, tanto a nossa personagem como as armas são costumizáveis e podem ser melhoradas com o tempo.

warframe-4
Junta-te com os teus amigos para destruíres os exércitos dos “The Grinner”…

Eu gostei do sistema de costumização e upgrades, o facto da apresentação ser boa ajuda, os menus são fáceis de compreender e não há lugar para grandes confusões. Existem neste momento 10 Warframes disponíveis, obviamente cada uma delas possui os seus pontos fortes e fracos sendo que no início nós começamos com a Excalibur que é considerada a “build” mais equilibrada.

Graficamente Warframe surpreendeu-me por duas razões, primeiro pela sua qualidade e segundo pelo seu nível de otimização. É verdade que existem cenários escuros e isso ajuda, mas para o nível de qualidade e detalhe gráfico que encontrei, não esperava framerates tão altos. O jogo corre às mil maravilhas e qualquer computador minimamente moderno não terá dificuldades para o correr.

A jogabilidade não apresenta grandes surpresas apesar de incorporar também um elemento “melee”. O nosso guerreiro “Tenno” transporta sempre consigo uma arma dedicada ao combate corpo a corpo. No principio temos acesso apenas a uma espada, mas à medida que o formos jogando poderemos ter acesso ao restante arsenal.

warframe-5
Trespassar um inimigo com uma espada? Me like it, me like it very much…

Warframe é um shooter na terceira pessoa, no entanto ele não possui um sistema de “covers” – ou cobertura –  que é muito habitual vermos neste tipo de jogos. Não quer dizer que nós não nos podemos proteger atrás de uma parede, mas significa apenas que o sistema de covers tradicional de “covers” não está presente. Tudo isto até poderia ser perfeitamente normal, não fosse o facto dos nossos inimigos utilizarem eles próprios cobertura, o que é um pouco estranho.

Colocando de parte alguns pequenos detalhes, a jogabilidade está bem conseguida, é fácil avançarmos enquanto ao mesmo tempo destruímos a oposição. Dar cabo dos inimigos é divertido especialmente quando os trespassamos com uma espada, mas passado algum tempo Warframe pode tornar-se repetitivo.

warframe-3
Para um free-to-play este jogo tem potencial…

É preciso ter em conta também que este é apenas um artigo de primeiras impressões e eu ainda estou muito longe de ter explorado tudo o que o jogo tem para oferecer. O problema da repetibilidade pode ser resolvido com novos cenários; novas missões e até com pequenos “tweeks” na jogabilidade, eu não o considero um problema na medida em que qualquer shooter no mercado chega a um ponto no qual inevitavelmente se torna repetitivo.

A realidade é que Warframe poderia ser facilmente mais um shooter entre tantos outros, mas isso não acontece em parte devido à sua história invulgar e estilo artístico único. A mistura com “melee” pode não ser uma surpresa mas está muito bem incorporada e parece natural, junte-se a isto o facto de Warframe ser free-to-play e creio que é justo colocá-lo no grupo de jogos mais interessantes deste ano.

Devo confessar também que eu me diverti bastante a jogar, Warframe tem potencial e embora assente em princípios pouco inovadores, no geral é um pacote original. A Digital Extremes parece estar a apostar forte neste jogo, a equipa de desenvolvimento tem estado muito ativa e por exemplo, nas últimas semanas o jogo foi alvo de vários updates.

Depois de algumas horas a jogar eu recomendo a todos que façam a vossa inscrição na beta e lhe dêem uma vista de olhos.

Última atualização: Agosto 14, 2018 às 13:09

Marcio Olival

O Márcio é uma das forças editoriais da Gaming Portugal, ele também faz um pouco de tudo mas a sua preferência reside nos artigos de opinião. Regra geral ele não é comedido nas palavras, porém em vez de optar pela dureza extrema ele prefere quase sempre pelo sentido de humor.

Também poderás gostar de:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *