Nintendo Notícias

Wii U: Um Comando ou Dois?

Wii U: Um Comando ou Dois?

A polémica mais recente que envolve a Wii U está relacionada com o seu revolucionário comando com tecnologia “touch screen“. Depois de ter surpreendido meio mundo, agora a Nintendo revela-se hesitante no que diz respeito ao suporte para mais de um comando.

Depois da comunidade de gaming ter visto o comando da Wii U na E3 deste ano, choveram questões de todos os lados. Uma delas era: “Quantos comandos touch screen destes vai ser possível utilizar em simultâneo?” uma pergunta simples mas que iria colocar a Nintendo numa situação desconfortável.

Primeiro o designer Shigeru Miyamoto afirmou que o comando da Wii U está desenhado para ser uma experiência a solo e pouco tempo depois Reggis Fils-Aime (CEO Nintendo América) disse que afinal seria possível.

Mais recentemente as entrevistas concedidas pelo presidente da Nintendo Satoru Iwata esclarecem um pouco a questão e dizem-nos que se eles não estavam a pensar em permitir a ligação de dois comandos em simultâneo, agora talvez estejam a pensar nisso:

“Independentemente das questões técnicas sobre se seria possível ou não fazer isso (usar os dois comandos), por esta altura nós vamos focar-nos no que conseguimos fazer ao sistema com um só comando” (Satoru Iwata)

Para Iwata um dos obstáculos para permitir a ligação está relacionado com o acréscimo da despesa para o consumidor:

“No futuro nós podemos estudar possibilidades de como ter os dois comandos ligados pode contribuir para criar novas formas interessantes de jogabilidade. É claro que ao fazer isso, seria necessário o consumidor comprar um comando adicional. Como tal, nós precisamos de ponderar como iríamos criar essa experiência e como poderíamos adicionar-lhe valor suficiente para o consumidor aceitar o preço e realizar a compra” (Satoru Iwata)

O que parece ser claro é que a Nintendo não pretende dar um passo em falso, o próprio hardware da consola ainda deve sofrer muitas modificações e não sabemos também se o suporte para dois comandos poderia afectar o seu preço final. Tendo em conta que estamos em plena crise mundial que a qualquer altura pode sofrer um agravamento, é muito importante lançar para o mercado uma consola com um preço competitivo.

Confesso que no meu caso esta nem é uma questão que considere muito importante, porque sabendo que a consola permite a ligação de todos os outros comandos (até os da Wii) em simultâneo com o “touch screen”, os jogadores até nem ficam mal servidos. Embora reconheça que seria melhor se fosse possível partilhar a experiência com pelo menos mais um jogador.

Fontes: IGN

Diogo Mota

Diogo Mota

Editor-Chefe em Gaming Portugal
O Diogo é o organizador, todo o conteúdo do website passa de uma forma ou de outra pelas suas mãos, ele certifica-se que os padrões de qualidade são sempre altos e se a Gaming Portugal é hoje uma máquina relativamente bem oleada, isso acontece em grande parte graças ao seu trabalho.
Diogo Mota
Advertisements

Também poderás gostar de:

A Gaming Portugal Recomenda

 

Deixe um comentário

Política de Privacidade & Cookies

Este site (tal como todos os outros) utiliza cookies. Ao navegares na Gaming Portugal estarás a consentir a sua utilização.