Notícias

Activision Regista Patente Controversa

activision

Já imaginaste um sistema de criação de partidas que te coloca deliberadamente contra jogadores veteranos, só para que tu vejas o equipamento que eles têm e sintas vontade de adquirir esse mesmo equipamento através de um sistema de micro transacções?

Pois bem, a Activision viu registada recentemente uma patente cujo objectivo é precisamente este. Um sistema que pode criar partidas com o objectivo de influenciar os jogadores a comprarem “ingame” através de micro transacções.

Uma espécie de ‘eu quero o que ele tem’…

É importante esclarecer que novas patentes são registadas todos os dias e grande parte delas nunca chega a ser utilizada. No entanto e considerando a aposta cada vez mais forte em micro transacções no mundo dos videojogos, esta patente em particular pode muito bem tornar-se uma realidade num futuro próximo.

A patente é assustadora porque poderá ser uma ferramenta promocional habilmente disfarçada dentro de um videojogo. Se tivermos em conta que muitas crianças jogam videojogos também conseguimos perceber como a aplicação de uma tecnologia deste género poderia ser tóxica para os gamers, apesar de ser potencialmente lucrativa para a companhia.

A patente – submetida há dois anos atrás – foi aceite recentemente e como tal não se encontra ainda presente em nenhum videojogo. Porém e embora nada disto seja verdadeiramente surpreendente, é sempre uma desilusão quando vemos as companhias a tentarem ir cada vez mais longe na busca incessante pela maximização dos lucros.

Obrigado, PC Gamer

Paulo Figueiredo

O Figueiras é um elemento fundamental do Gaming Portugal e a figura mais respeitada da equipa. A sua vida atarefada e cheia de responsabilidades impede-o de acumular uma posição de maior destaque, embora mesmo se tivesse essa oportunidade o mais certo era ele recusá-la. A sua participação no Gaming Portugal é motivada principalmente pelo gosto por gaming e dá-lhe um prazer especial saber que nesta casa a “independência” é uma característica definidora.

Também poderás gostar de: