Notícias PC Previews

Atari VCS: uma consola ou um mini-pc?

A Atari VCS é uma homenagem à clássica Atari 2600 e traz consigo muita nostalgia. É um produto interessante para “old school” gamers mas será que a VCS é realmente uma consola ou um mini-pc?

Sejamos honestos, as consolas modernas assemelham-se cada vez mais aos computadores de gaming. São cada vez maiores (a PS5 por exemplo é gigante) e com updates, upgrades e sistemas operativos elas não são mais do que computadores mascarados de consolas.

É verdade que pelo meio companhias como a Nintendo conseguem permanecer relativamente fiéis ao formato tradicional da consola sendo a Switch um perfeito exemplo disso. Mas tanto a Sony ou a Microsoft já há muito que ultrapassaram a fronteira que separa as consolas do PC.

Mas desenganem-se aqueles que julgam que isto são más notícias, pelo contrário os jogadores de consolas só têm a ganhar com esta aproximação entre plataformas porque consolas que se assemelham a computadores são naturalmente mais multifacetadas e a Atari VCS é mais uma que está prestes a chegar ao mercado.

A pré-compra até já está disponível no website oficial e o bundle completo que inclui a consola, dois comandos e 100 jogos clássicos da Atari instalados e custa (após conversões feitas) cerca de 340€. No interior ela vem “munida” com:

  • CPU: AMD Ryzen embedded 1606G 2 núcleos e 4 Threads
  • CPU Base Freq. 2.6GHz
  • CPU Max Freq. Até 3.5GHz
  • RAM: 4-8GB de DDR4 @2400MHz
  • Armazenamento: 32GB eMMC + M.2 SSD até 1TB

É importante informar também que é possível fazer upgrade à RAM até 32GB bem como ao armazenamento interno até 1TB com um SSD M.2 o que é uma excelente notícia para os potenciais compradores. Em adição a extensão do armazenamento também pode ser feita através de fonte externa com uma pen ou disco USB.

Para além dos jogos incluídos a Atari VCS conta com a habitual loja online na qual se pode comprar mais jogos e um interessante “Modo de PC” que permite que os utilizadores instalem o seu próprio sistema operativo na consola e desta forma consigam, por exemplo, desfrutar dos seus jogos de PC na consola.

No que diz respeito aos jogos do PC nesta plataforma, é importante ter em consideração que ela não é ultra-poderosa e por isso não estejam à espera de correrem jogos extremamente exigentes no departamento gráfico. A boa notícia é no entanto que todos os outros jogos deverão correr relativamente bem na “consola”.

Escrevo “consola” porque como já deu para perceber a Atari VCS é tudo menos uma consola tradicional. Ela aproxima-se mais de um mini-pc do que propriamente uma consola e o modo PC é a prova disso mesmo. Basta instalar o Windows 10 e ficamos com uma espécie de computador.

Embora a consola ainda não esteja no mercado, muitos “backers” já a receberam e apressaram-se a testar a plataforma. No geral a prestação tem sido francamente positiva, a Atari VCS revela-se ainda uma máquina de emulação sólida que tem capacidade para emular um grande número de consolas nas quais estão incluídas por exemplo a Nintendo GameCube; PSP; Nintendo Wii ou a Playstation 2 entre outras.

No geral é um preço um pouco elevado para o que é essencialmente um mini-pc modesto, mas se adicionarmos o valor da Atari pelo meio, os seus jogos clássicos e quem sabe o potencial da loja online, talvez a Atari VCS até acabe por se transformar numa excelente compra.

Na minha opinião a Atari VCS traz consigo uma nostalgia deliciosa e poderá ser uma excelente extensão de um PC de gaming ou uma sólida máquina de emulação. O tempo dirá como o mercado vai reagir mas para já esta consola/PC revela potencial.

Última atualização: Abril 5, 2021 às 14:13

O Figueiras é um elemento fundamental da Gaming Portugal e a figura mais respeitada da equipa. A sua vida atarefada impede-o de acumular uma posição de maior destaque, embora mesmo se tivesse essa oportunidade o mais certo era ele recusá-la. A sua participação na Gaming Portugal é motivada principalmente pelo gosto por gaming e dá-lhe um prazer especial saber que nesta casa a “independência” é uma característica definidora.

Também poderás gostar de:

Subscrever
Notificações de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
ESTAMOS AGORA AO VIVO!
AO VIVO na Twitch todos os dias!!
0
Partilha tua opinião, comenta.x
()
x