Artigos PC

Chegada De Dark Souls ao PC Poderia Ter Sido Melhor…

Chegada De Dark Souls ao PC Poderia Ter Sido Melhor...

Tudo começou com uma petição online, os gamers de PC ficaram irritadíssimos com o facto de Dark Souls não ter sido lançado no PC e decidiram exigir que essa falha monumental fosse corrigida. Milhares demonstraram o seu interesse no jogo e eventualmente a Namco Bandai deu luz verde para que se avançasse com a versão do PC. Agora que ela chegou nós estamos por um lado satisfeitos, pelo outro não podemos deixar de pensar que o resultado final poderia ser muito melhor…

A realidade é que a FromSoftware nunca tinha desenvolvido um jogo para o PC e verdade seja dita, o Dark Souls (Prepare to Die Edition) apenas viu a luz do dia graças à petição. Ou seja, não existiam planos para que Dark Souls chegasse ao PC, porém a pressão dos gamers foi tanta que a FromSoftware  e a Namco Bandai chegaram à conclusão de que valeria a pena apostar na plataforma.

Nós sorrimos quando a versão de PC foi confirmada e apesar de estarmos conscientes de que seria uma simples conversão, esperávamos que pelo menos ela cumprisse. Pois bem amigos gamers, Dark Souls no PC até cumpre, mas é por tão pouco que rapidamente se levantou uma pequena onda de indignação por parte dos gamers.

screenshot-1
Preparem-se para uma aventura perigosa e para morrerem muitas vezes…

Primeiro foi a resolução máxima estar limitada aos 1024×720 de origem das versões das consolas, depois temos o framerate que está preso nos 30 FPS e diversos pequenos problemas de performance que são consequência de uma má otimização. Eu confesso, assim que comecei a jogar Dark Souls o primeiro pensamento que me veio à cabeça foi:

Uiiii, isto vai dar barraca!

Já estava a pensar na reação da comunidade, pois conhecendo os gamers de PC como conheço, ou não fosse eu um deles, sei que dificilmente iriam tolerar esta situação. No mínimo deixariam bem claro o seu desagrado, no máximo as potenciais vendas poderiam sofrer um rude golpe e colocar em causa todo o trabalho e investimento realizado para que esta versão fosse lançada.

Permitam-me que vá direto ao assunto, de facto Dark Souls no PC poderia ser melhor, aliás poderia ser muito melhor. A inexperiência da FromSoftware a desenvolver na plataforma, bem como o orçamento certamente limitado que tiveram à sua disposição levou-os a tomar decisões que não é preciso ser um génio para prever, não seriam bem recebidas pelos gamers.

O próprio Charles Randall da FromSoftware explicou no seu blogue pessoal todo o processo de desenvolvimento e as dificuldades encontradas pelo caminho, ele revelou por exemplo que as companhias japonesas desenvolvem extremamente orientadas para as consolas e que isso dificulta imenso a conversão para o PC.

screenshot-2
Graças ao “mod” é possível desfrutar de resoluções superiores a 1024×720…

Explicações e problemas à parte, Dark Souls continua a ser o mesmo jogo no PC, assustador; difícil; muito difícil e terrivelmente difícil. Na sua essência não se perdeu nada, a única diferença é que também não se ganhou propriamente muito.

Digamos que para quem já jogou o Dark Souls nas consolas, não existem razões para repetir a experiência no PC a não ser as resoluções mais altas possíveis graças ao mod” recentemente disponibilizado por um fã.

Mas para todos os que assinaram a petição, para aqueles que esperavam ansiosamente pelo lançamento deste jogo na sua plataforma preferida, existem muito poucas razões que não justifiquem uma compra. Sim, é praticamente a mesma versão que vemos nas consolas, mas é Dark Souls no PC e há algum tempo atrás poucos acreditariam que isso seria possível.

Marcio Olival
O Márcio é uma das forças editoriais da Gaming Portugal, ele também faz um pouco de tudo mas a sua preferência reside nos artigos de opinião. Regra geral ele não é comedido nas palavras, porém em vez de optar pela dureza extrema ele opta quase sempre pelo sentido de humor.

Também poderás gostar de: