Notícias PC

Valve Investigada Pela Comissão Europeia

valve

A Comissão Europeia abriu três investigações a práticas suspeitas de anti-competitividade no mundo do e-commerce. Na mira da comissão encontra-se a Valve juntamente com mais cinco grandes editoras.

A Comissão está a investigar acordos bilaterais entre a Valve, proprietária da Steam e cinco editoras, Bandai Namco; Capcom; Focus Home; Koch Media; e Zenimax. A investigação está relacionada com práticas de restrições de região nas quais as companhias impedem os consumidores de comprar conteúdo digital, neste caso jogos de PC, devido à localização do consumidor ou país de residência.

Depois da compra de certos jogos de PC, os utilizadores precisam de confirmar que a sua cópia do jogo não é pirateada antes de o jogarem. Isto é feito com recurso a uma “chave de ativação” na plataforma de distribuição digital da Valve, Steam. Este sistema é aplicado numa grande variedade de jogos incluindo desportos, simulação e jogos de ação.

A investigação pretende descobrir se os acordos em questão requerem ou requisitaram a utilização de chaves de ativação com o propósito de aplicar as restrições de região. Em particular, uma “chave de ativação” poderá garantir acesso a um jogo apenas a consumidores de um determinado país da União Europeia (por exemplo: República Checa ou Polónia).

Isto poderá constituir uma violação das regras de competição da União Europeia ao reduzir a competição entre fronteiras restringindo o comércio paralelo dentro do mercado comum impedindo os consumidores de comprarem jogos mais baratos que poderão estar disponíveis noutros países membros da União Europeia.

A Commissão está a levar a cabo uma investigação minuciosa da sua própria iniciativa.

Via: Comissão Europeia

No Comment
Conteúdo "no comment" ou "sem comentários" é todo aquele que nos é enviado diretamente pelas companhias ou editoras e republicado sem qualquer tipo de intervenção opinativa nossa.

Também poderás gostar de: