Notícias PC

Denuvo diz que emulação é perigosa e nós discordamos completamente

blank

A Denuvo foi recentemente notícia e para variar foi por maus motivos. A companhia afirmou no Twitter que a emulação é, imagine-se, perigosa para o mundo dos videojogos e até lançou um e-book para explicar aos devs o porquê. Não deixa de ser irónico quando um sistema de DRM que, ele sim, tem prejudicado a indústria, coloca as suas miras na emulação de videojogos.

Para quem não sabe, a emulação de videojogos é muito popular sobretudo entre a comunidade “retrogaming” e permite que jogos de outras geração possam ser jogados atualmente sem que os seus recipientes (cassetes, cartuchos, CDs) sofram mais desgaste. É efetivamente um excelente método de conversação de videojogos e graças a ele hoje em dia milhões de jogadores espalhados pelo planeta conseguem desfrutar da magia das plataformas icónicas do passado.

Pelos vistos a Denuvo acredita que os criadores de videojogos são prejudicados quando, passado 30 anos, um jogador ainda consegue desfrutar do seu trabalho graças à emulação.

É estranho não é?

Bom, vindo da Denuvo a estranheza já é habitual. Afinal de contas estamos a falar de uma companhia que criou um sistema de DRM que afeta a “performance” de videojogos chegando a extremos em que os compradores legítimos têm maiores problemas do que aqueles que descarregam a versão pirata.

Aparentemente são cada vez mais as companhias que olham para a Denuvo com desconfiança, aliás muitas dela acabam mesmo por remover o incómodo sistema de DRM. No entanto também existem muitas que depositam a sua confiança neste sistema mesmo sob uma chuva de críticas.

Como se isso não bastasse e embora este sistema de DRM se tenha revelado um incómodo na comunidade pirata, a realidade é que já foram muitos os jogos com Denuvo a serem crackeados e mais continuarão a sê-lo no futuro.

Porquê apontar as setas à emulação?

Talvez exista um incentivo monetário, talvez a Nintendo não esteja satisfeita com o facto da Nintendo Switch já ser emulada com bastante precisão? Talvez o seu objetivo seja o de bloquear o acesso à emulação livre que está espalhada pela Internet e obrigar os jogadores a terem de pagar para poderem voltar a jogar os videojogos que compraram há 20 anos atrás e que não podem hoje jogar na consola original porque a mesma avariou?

Nós não sabemos as respostas a esta questão, o que sabemos é que é sempre mau para os jogadores quando a Denuvo se “intromete” no nosso mundo.

Última atualização: Março 29, 2023 às 13:27

blank
Helder Sousa

Adepto do ar livre e dos desportos radicais, nós nunca sabemos se no próximo fim-de-semana ele não irá longe demais, levando a equipa a ficar com um elemento a menos. Quer dizer, o exercício é uma coisa boa, mas quando isso envolve quedas de grandes alturas ou escaladas perigosas, talvez seja melhor ficar em casa a jogar videojogos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *