Notícias PC

DRM da Ubisoft Volta a Causar Indignação

DRM da Ubisoft Volta a Causar Indignação

Há muito que os gamers de PC estão em “guerra” com a Ubisoft graças aos seus sistemas de DRM que são uma verdadeira dor de cabeça. Para tentar impedir a pirataria, a Ubisoft vai a extremos com os seus sistemas de DRM, todavia os jogos continuam a ser pirateados e parece que os únicos prejudicados são mesmo os próprios clientes.

Recentemente uma descoberta da Guru3D voltou a indignar os gamers. Num dos seus testes habituais a videojogos no PC, eles repararam que sempre que faziam uma modificação de hardware ao computador necessitavam também de voltar a ativar o jogo. Neste caso específico trata-se de Anno 2070, um dos grandes jogos de estratégia da atualidade e a mudança realizada foi a da placa gráfica, ou seja, eles testaram o Anno 2070 com uma placa e quando a trocaram por outra foi necessário reativar o jogo.

Ora o problema é que o jogo só permite até um máximo de 3 ativações, isto significa que se por exemplo nós mudássemos de placa gráfica quatro vezes, teríamos de comprar novamente o jogo! Isto é naturalmente um incómodo para alguns gamers de PC, inclusive muitos deles já optaram por não comprar jogos da Ubisoft que possuam este género de DRM.

Já a pirataria, essa continua melhor do que nunca, sendo óbvio que sistemas de DRM complexos não parecem ser a melhor solução para a combater.

Fonte: Guru3D

Marcio Olival
O Márcio é uma das forças editoriais da Gaming Portugal, ele também faz um pouco de tudo mas a sua preferência reside nos artigos de opinião. Regra geral ele não é comedido nas palavras, porém em vez de optar pela dureza extrema ele opta quase sempre pelo sentido de humor.

Também poderás gostar de: