Notícias PC PS3 Xbox 360

EA: Lucros do PC Crescem No Primeiro Trimestre

EA: Lucros do PC Crescem No Primeiro Trimestre

A Electronic Arts revelou os seus resultados financeiros para o primeiro trimestre deste ano e o PC é uma plataforma que não só se destaca pelo seu crescimento como superou a PS3 e ficou apenas atrás da Xbox 360.

As consolas da geração atual estão a entrar numa fase de declínio e a perder a sua força. Se é verdade que nenhuma consola moderna poderá igualar um PC moderno, também é verdade que hoje em dia isso tornou-se mais evidente. Apesar de representar um maior investimento inicial, o PC moderno é uma compra inteligente para quem planeia poupar a longo prazo em videojogos, para além disso a sua enorme versatilidade bem como um vasto  mercado independente garantem que existe sempre alvo novo para experimentar.

Em plataformas a Xbox 360 surge na liderança dos lucros com 237 milhões de euros, segue-se o PC com 224 milhões e finalmente a PS3 com 217. O surpreendente segundo lugar do PC está logicamente relacionado com a Origin e com crescimento das receitas das vendas digitais que subiram dos 188 milhões de euros do ano passado para os 278.

Para uma plataforma de gaming que há alguns anos atrás chegou a ter a morte anunciada, o PC conseguiu com sucesso reinventar-se e tomar a dianteira no que diz respeito à distribuição digital. Apesar disso não é de estranhar que nesta fase o computador continue a crescer visto tanto a PS3 como a Xbox 360 se encontrarem nos seus “últimos dias“.

Mas nem tudo são boas notícias para a EA, o SWTOR é neste momento a “ovelha negra” e a diminuição do número de subscritores forçou a companhia a render-se ao inevitável free-to-play que vai arrancar durante o Outono. Nada que afete a prestação global da companhia que continua a seguir em frente e a somar lucros de forma notável.

Uma nova geração de consolas deverá chegar em 2013 e certamente terá condições para voltar a ocupar um lugar dominante no mercado global de gaming, mas uma coisa é certa, novas consolas serão lançadas e desaparecerão mas o PC continuará a permanecer nos bastidores como uma alternativa de gaming sólida, versátil e de enorme qualidade.

 Obrigado, PC Gamer e EA

Paulo Figueiredo
O Figueiras é um elemento fundamental do Gaming Portugal e a figura mais respeitada da equipa. A sua vida atarefada e cheia de responsabilidades impede-o de acumular uma posição de maior destaque, embora mesmo se tivesse essa oportunidade o mais certo era ele recusá-la. A sua participação no Gaming Portugal é motivada principalmente pelo gosto por gaming e dá-lhe um prazer especial saber que nesta casa a “independência” é uma característica definidora.

Também poderás gostar de: