Opiniões PC

Everspace 2: Opinião (acesso antecipado)

Everspace 2 é um “looter shooter” de exploração espacial que possui também elementos de RPG. O segundo jogo da série chegou finalmente através de uma versão de “acesso antecipado” e veio com o objectivo de expandir a sério a experiência do seu antecessor.

Desde já é importante esclarecer que uma versão de “acesso antecipado” significa essencialmente que o jogo ainda se encontra em desenvolvimento e que será alvo de alterações ao longo do tempo.

Neste estágio de desenvolvimento os jogadores podem no entanto começar a jogar e também contribuir com a sua opinião de forma a ajudarem a “guiar” a equipa de desenvolvimento durante os próximos tempos.

Um “acesso antecipado” robusto

Nós bem sabemos que a qualidade das experiências dos jogos em “acesso antecipado” varia. Por vezes damos de cara com títulos que oferecem muito pouco conteúdo, outras vezes são os “bugs” ou problemas de “performance” a prejudicarem a experiência mas ocasionalmente encontramos jogos surpreendentemente sólidos e robustos.

É com satisfação que afirmamos que Everspace 2 é o que podemos classificar de “acesso antecipado robusto“. Ou seja, é um jogo que muito embora seja lançado numa versão de “acesso antecipado”, já possui uma qualidade considerável em todos os departamentos e acima de tudo um volume de conteúdo que é capaz de proporcionar umas boas horas de divertimento.

Ele pode estar ainda um pouco distante da sua versão final mas já é possível entender para onde a equipa de desenvolvimento quer levar esta experiência e é muito fácil reconhecer o seu enorme potencial.

Há muito para explorar, uma história relativamente extensa e mesmo neste estágio de desenvolvimento ele consegue proporcionar à vontade mais de 20 horas de entretenimento. Não é muito habitual encontrarmos título de “acesso antecipado” tão completos mas quando isso acontece é geralmente um indicador que podemos estar perante “um dos grandes”.

Uma história interessante e envolvente

No jogo nós vestimos a pele de Adam, um dos “pilotos clones” sobreviventes no primeiro jogo e basicamente a nossa existência é ilegal desde que o programa de clones cessou a sua actividade. Como consequência nós assumimos uma nova identidade e tentamos sobreviver e proliferar mesmo com as autoridades sempre por perto.

Ou seja, no que diz respeito à história este jogo é uma sequela directa do “Everspace” no entanto está alguns patamares acima do seu antecessor neste departamento. Everspace 2 tem a estrutura de um RPG de ação tradicional com uma campanha principal e várias missões secundárias que nos ajudam a progredir e a subir de nível.

Nesta versão de acesso antecipado o jogo possui “voice acting” (em inglês apenas) durante as primeiras 12 horas da história principal e nas muitas missões secundárias que vão surgindo no caminho.

Tal como já referimos anteriormente, não é habitual um jogo de “acesso antecipado” oferecer este volume de conteúdo, sobretudo quando estamos a falar da história principal, mas Everspace 2 foi uma surpresa agradável nesse sentido. Os diálogos são frequentes e a qualidade do “voice acting” é um bom contributo para a imersão.

Não existem “cutscenes” elaboradas é verdade, e não sabemos se está nos planos da ROCKFISH Games a adição de algo nesse sentido no futuro. Mas verdade seja dita, para nós é mais importante que a história seja sólida do que presenteada com “cutscenes” dispendiosas e depois revelar-se uma desilusão.

Everspace 2 felizmente conta com uma história de qualidade recheada de personagens carismáticas e com momentos de tensão divertidos que culminam sempre com batalhas espaciais épicas.

Everspace 2 é um “regalo para os olhos”

O primeiro Everspace foi muito elogiado no departamento gráfico e Everspace 2 não é excepção. Mesmo em acesso antecipado este jogo é um verdadeiro “regalo para os olhos” e a continuação do trabalho notável que tem vindo a ser desenvolvido pela ROCKFISH Games com orçamentos bem inferiores aos dos grandes gigantes da indústria.

A campanha no Kickstarter deve ter sido uma ajuda preciosa e o resultado é um jogo que impressiona no departamento visual e que não obstante de ter recebido uma melhoria de “performance” nesta versão de acesso antecipado, ainda exige uma máquina relativamente moderna para correr sem grandes problemas.

Os cenários espaciais são belíssimos e os feitos de luz, que tanto importam neste tipo de cenário, são igualmente notáveis. Mas Everspace 2 não se fica apenas pelos combates no espaço, nada disso, também visitámos planetas durante a nossa experiência e a qualidade visual mantém-se intacta.

Estamos perante um trabalho excelente que revela toda a capacidade do “Unreal Engine 4” e sobretudo numa máquina de gaming moderna Everspace 2 é capaz de deixar qualquer um boquiaberto.

Apesar disso e mesmo com a melhoria de “performance” que o jogo recebeu nesta versão, é recomendado a todos os jogadores interessados que dêem uma vista de olhos pelos requisitos e certifiquem-se que têm um computador capaz de cumprir os requisitos recomendados deste jogo.

Em adição e pelo menos para quem procura loadings mais rápidos e uma ligeira melhoria de “performance” é recomendada também a utilização de um SSD. Não é de forma alguma um requisito obrigatório até porque nós testamos o jogo num disco normal e não registamos perdas assim tão significativas.

A jogabilidade, o “loot” e os elementos de RPG

No Everspace 2 toda a jogabilidade é processada na nossa nave e tal como acontece com o seu antecessor, também este jogo não se foca demasiado na simulação. Pelo contrário Everspace 2 quer proporcionar o prazer da exploração espacial como ela é imaginada por exemplo num grande clássico de ficção científica, como muita ação pelo meio.

A jogabilidade é do melhor que nós já vimos neste género de jogos. A ação é intensa, os controles bastante precisos e dá um enorme gozo quando conseguimos abater as forças inimigas. Aliás mesmo quando não temos inimigos pela frente, só o acto voarmos com a nossa nave espacial é uma experiência fantástica.

No início um pequeno tutorial misturado com a apresentação da história encarrega-se de nos explicar as mecânicas de jogo. Everspace 2 é um jogo de grande escala quando comparado com o seu antecessor, mas conserva a mesma simplicidade que os jogadores apreciaram no primeiro jogo.

Tudo é simples e intuitivo e em poucos minutos qualquer jogador consegue familiarizar-se com as mecânicas de jogo.

Tudo se processa de forma simples; nós pilotamos uma nave espacial e vamos realizando missões com ela; pelo caminho vamos adquirindo novas armas e componentes que nos permitem melhorar a nave e vamos também subindo de nível e melhorando as habilidades da nossa personagem.

Como qualquer outro RPG de ação há muito “loot” que pode ser usado para “crafting”; melhorias; como objectivo de missões ou simplesmente vendido nas estações de troca por créditos. Como se isto não bastasse existe ainda um sistema de costumização da nave que nos permite dar-lhe o nosso próprio estilo pessoal.

Existem várias câmeras disponíveis, desde a tradicional na qual vemos toda a nave, até à mais imersiva na primeira pessoa (do interior do “cockpit”). Na nossa experiência pessoal, a última apesar de ser mais desafiante nos combates, é que a permite a maior precisão no voo especialmente nos espaços mais apertados.

Uma coisa é certa, seja qual for a câmera utilizada a jogabilidade é excelente em todas elas e talvez isso seja resultado de o jogo não ser um simulador. Ao contrário de jogos complexos como o “Star Citizen” ou o “Elite Dangerous“, Everspace 2” não necessita de grande aprendizagem e mesmo o “crafting” ou os “upgrades” são muito fáceis de se perceber.

Mas desenganem-se aqueles que julgam que facilidade na aprendizagem é sinónimo de facilidade na experiência. Everspace 2 não possui uma dificuldade tremenda mas se enfrentares inimigos acima do teu nível e com equipamentos inadequados prepara-te para seres dizimado vezes sem conta.

As derrotas ocorrem com alguma frequência e por vezes é necessário explorar na procura por novas armas e equipamentos. Os elementos RPG destacam-se nestes momentos porque permitem a progressão necessária para ficarmos mais poderosos.

Se uma batalha se revela particularmente difícil não há problema, existem muitas missões secundárias com as quais podemos ganhar experiência e subirmos de nível para mais tarde voltarmos à batalha e realizarmos uma deliciosa vingança.

É fantástico que um jogo de “acesso antecipado” seja capaz de proporcionar uma experiência tão polida e diversificada e simultaneamente tão simples e divertida em “acesso antecipado”.

Não temos dúvidas de que Everspace 2 está seguramente num bom caminho e é com satisfação que acompanharemos a sua evolução até ao lançamento oficial.

O “acesso antecipado” e uma opinião que será actualizada de acordo com os grandes updates

Everspace 2 impressiona mas não deixa de ser um jogo em “acesso antecipado” e que será alvo de muitos updates no futuro. Desta forma e apesar de lhe ser atribuída uma nota e a indicação de que é uma experiência recomendada, é importante esclarecer que se trata de uma “nota provisória” e que só passará a “nota final” no lançamento oficial do jogo.

Para além disso a opinião será actualizada de acordo com os grandes updates do jogo e a nota poderá ser alterada sempre que se justifique.

Última atualização: Janeiro 19, 2021 às 11:41

Um enorme potencial e uma experiência muito divertida

Everspace 2 é uma experiência surpreendente e recheada de conteúdo mesmo nesta versão de "acesso antecipado". Ele impressiona pela sua escala, a excelente jogabilidade e visuais imponentes que transportam o jogador para um Universo fascinante e altamente imersivo. Este é especial meus amigos!

8.7
Recomendado (nota provisória):
8.7

Apesar de ser editor, juntamente com o Diogo encarrega-se de gerir toda a equipa, é uma espécie de terceiro “boss” que muitas vezes acaba por ser o primeiro. Para além de escrever para o website ele é responsável pela verificação de conteúdo e por corrigir muitas das falhas que nós cometemos quando queremos trabalhar rápido demais.

O Gualter é uma daquelas pessoas que deve ser hiperativa e nunca chegou a ser diagnosticada. O homem trabalha rápido e move-se nos “meandros” do mundo do gaming com uma agilidade tal que é uma espécie de “sniper” cá da casa. Ele dedica-se a um pouco de tudo, notícias; grandes jogos; jogos independentes; previews e ainda arranja tempo para jogar. O seu jogo preferido é o Portal.

Também poderás gostar de:

Subscrever
Notificações de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
ESTAMOS AGORA AO VIVO!
AO VIVO na Twitch todos os dias!!
0
Partilha tua opinião, comenta.x
()
x