Fade To Silence tem sido uma agradável surpresa. O novo jogo de sobrevivência que chegou no passado dia 30 de Abril coloca-nos num mundo pós-apocalíptico que é uma espécie de “Long Night” permanente e possui cooperação.
Não foi por acaso que recorri a uma referência ao “Game Of Thrones”, é que este título “joga-nos” para o meio de um mundo fustigado pelo frio que muito se assemelha ao Norte da popular série televisiva. Aliás uma das suas grandes qualidades é, na minha opinião, todo o ambiente que nos rodeia e que nos transmite uma inquietação constante que por sua vez acentua as sensações de perigo e solidão.
Pode não ser um jogo perfeito e seguramente não é revolucionário dentro do género, mas “Fade To Silence” acerta em cheio na atmosfera. O mundo que nos rodeia é tenebroso e a cada passo que damos na sua exploração os obstáculos multiplicam-se e a sobrevivência torna-se mais desafiante.
Neste jogo fazemos um pouco de tudo, exploramos; combatemos o frio e a fome; reunimos recursos; construímos a base e salvamos outros sobreviventes. No entanto quando a aventura começa temos muito pouco à nossa disposição, o acampamento necessita de ser reconstruído e para fazermos isso precisamos de muitos recursos e de outros sobreviventes que nos ajudem.
No início há um pequeno tutorial que nos ensina as bases do jogo, não muito extenso e também não há necessidade para tal porque “Fade To Silence” não possui mecânicas muito complexas. Numa questão de poucos minutos eu já dominava as bases e depois de terminar o tutorial parti em busca do primeiro sobrevivente.
Por esta altura a cooperação ainda não estava disponível, pelo contrário o jogo exige primeiro que o jogador recrute um sobrevivente para o acampamento. Só assim será possível dar início à experiência de cooperação, sendo que o outro jogador assume a identidade do sobrevivente resgatado.
É um conceito interessante e que apesar de poder levar o seu tempo (no meu caso cerca de 10 minutos), permite uma maior familiarização com o jogo.
A experiência de cooperação
Quando finalmente consegui recrutar uma sobrevivente a opção de cooperação ficou disponível. O processo é simples, convidei a NOX (Inês Oliveira) para o jogo (através da Steam ou Discord) e finalmente estávamos juntos para iniciarmos a nossa grande aventura.
Começámos com alguma exploração e a reunir recursos, um dos mais importantes é a madeira que não só serve para a criação de estruturas e objectos, mas também como combustível para as muitas fogueiras absolutamente necessárias para combater o frio.
Há uma sensação de abandono e por vezes desespero quando avançamos para o desconhecido, o medo da fome e do frio são uma constante e chegam a superar o medo dos monstros. Aliás numa das nossas primeiras sessões de jogo acabámos por morrer de fome os dois (infelizmente não ficou registado em vídeo) e isso deveu-se a uma má estratégia de exploração quando ainda estávamos a conhecer o terreno.
Fade To Silence numa primeira fase parece ser um jogo muito interessante e as primeiras impressões são positivas.
Aqui fica um pequeno vídeo da nossa experiência até agora:
-
Onde comprar?
Última atualização: Maio 6, 2019 às 10:28