*

КαiИHα'

• *
  • 2
    +2/-0

Olá queria saber a vossa opinião sobre a "polémica" instalada nos últimos tempos acerca dos youtubers em Portugal e a sua influência negativa na população mais jovem.

Para quem não está dentro do assunto faço aqui uma breve introdução do assunto.

Este tema tem-se manifestado ao longo do tempo mas ganhou uma especial notoriedade nestes últimos meses, Nuno Markl escreveu um post em agosto de 2017 que se intitulou "Carta de um pai a YouTubers, tentando não ser maçador."  em que pede aos youtubers para terem mais cuidado com a linguagem e pede para usarem o seu "poder" a sua influência para o bem da comunidade, queixa-se dos "fakes" como experiencias sobrenaturais entre outros, também faz referência a falta de humildade e ostentação descomedida por parte de alguns youtubers. Afirma que não quer proibir o filho de ver youtube mas preferia que os youtubers tivessem atitudes diferentes.
No entanto no inicio deste ano viu-se obrigado a por termo ao youtube em sua casa, graças a um video especifico que assistiu com o filho, Markl explica num post no facebook o que realmente aconteceu.

Mas a polémica começou verdadeiramente após declarações controversas da senhora Ana Galvão um texto repleto de besteiras que demonstram a falta de conhecimento sobre a plataforma que é o youtube. Não vou resumir o que foi escrito por ela devido ao texto que é extenso (deixo o link aí embaixo para tirarem as vossas conclusões).

Mas o que eu realmente quero saber é a vossa opinião. As crianças devem ser proibidas de ver youtube? ,os youtubers deviam ter mais respeito e demonstrar como realmente as coisas são em vez de induzir as pessoas em erro?  A partir de que idades se deve ver youtube?               Várias perguntas podem ser colocadas, queria que participassem neste tópico porque queria ver outras opiniões para além da minha.

Ps: A polémica é mais do que isto, gerou-se uma guerra entre youtubers e radio/televisão. Tiagovski fez um video de opinião, ao que a Antena 3 respondeu de forma um pouco infeliz.

LINKS: 

Video de Tiagovski:
Código:
Apenas membros da comunidade podem ver este conteúdo. Por favor clica aqui para te Registares ou fazeres Login.
Desculpem o texto longo mas acho um tema importante.

Última modificação: um mês atrás por Steel

*

Steel

• *
  • 1457
    +23/-0
  • It's time to kick ass and chew bubble gum...
    •  
Primeiro no que diz respeito à imprensa e neste caso rádio e televisão.

Muitas opiniões vêm de uma posição de ignorância por parte de pessoas que simplesmente não conhecem bem o suficiente a plataforma Youtube. Parece-me que a Antena 3 tentou parodiar e brincar um pouco com os Youtubers, mas fizeram-no num registo de "gozo" em vez de o fazerem mais num registo humorístico e de boa disposição que provavelmente ninguém levaria a mal. No que vi (não foi muito porque não tive tempo para ver tudo) por parte dos elementos da Antena 3 parece existir quase um discurso de ressentimento ou de revolta pela popularidade de alguns desses Youtubers. Mas posso estar enganado.

No que diz respeito aos Youtubers mencionados.

Não acompanho nenhum deles, o único de que posso falar um pouco é o Tiagovski porque há uns anos a Gaming Portugal fez parte de uma giveway em que ele também fazia parte. Não tenho nada a apontar, pelo contrário na interacção breve que tivemos ele pareceu-me ser dedicado ao projecto dele no Youtube e inclusive disponibilizou-se para ajudar no que fosse preciso nessa giveaway.

Mas não acompanho os canais e como tal não posso opinar sobre eles.

Sobre o Nuno Markl

Acho que as preocupações deles são legítimas e fazem sentido. A verdade é que existe de facto muito lixo no Youtube e qualquer pai deve ficar preocupado. Por exemplo recordo-me que o Logan Paul (Youtuber dos Estados Unidos) publicou há algumas semanas um vídeo no Youtube sobre a floresta do suicídio no Japão no qual mostrou o corpo de uma pessoa que tinha cometido suicídio naquele local. Ora tendo em conta que a maioria do público dele são crianças, a publicação daquele vídeo não foi de todo uma escolha inteligente e responsável.

Na minha opinião existem Youtubers a desenvolverem trabalhos excelentes que são populares, mas existem também aqueles Youtubers que são populares à custa da "perpetuação da estupidez". Estes últimos são de facto irresponsáveis e uma má influência para os mais novos.É por isso queos pais devem ter muito cuidado com o que os seus filhos visualizam no Youtube, se bem que isso também não é uma tarefa fácil.
É claro que ajudava se o Youtube começasse a correr com os idiotas da plataforma.

Sobre os Youtubers no geral

Na minha opinião se um determinado Youtuber sabe que o seu público é composto por uma grande percentagem de adolescentes e crianças, então ele tem uma responsabilidade acrescida e deve ter isso em consideração quando cria conteúdos. Se não tiver isso em consideração deve sofrer as consequências quando publica conteúdo prejudicial para menores.
Não é como tu jogas, mas sim como te divertes a fazê-lo

TSR Hillary

• *
  • 9
    +0/-0
  • Hardcore female rusher/slayer for the TSR Clan.
Boas em relação a este tópico eu gostaria de dizer que não tenho por norma visionar youtubers portugueses, tirando um ou outro video que me chame à atenção por algum motivo. Mas dos que já vi posso dizer que salvo um ou outro caso podem ter exagerado em alguma situação, mas não vi nada de "foram longe de mais". O que o Nuno markl retrata do video que viu, aí sim já acho que foram longe de mais, bem sei que queriam possivelmente fazer uma piada do tipo "oh mãe só mais 5 min" ou "oh mãe hj posso n ir à escola?". Mas o tipo de resposta foi MUITO mal escolhida. Qualquer mãe que se prese se ouvisse o filho a dizer isso muito provavelmente ou levava um tabefe ou um valente puxão de orelhas seguido de um castigo bem jeitoso (pelo menos era assim no meu tempo).

Tb sei que existem youtubers, não só portugueses que só fazem videos de "lixo" e que infelizmente parecem ter mais visionamento do que os outros youtubers que seguem um caminho mais "bem comportado". Cada youtuber e cada pessoa tem a sua personalidade e é com base nisso que vão captando a atenção dos jovens, ser mais expressivo ou brincalhão não é sinal de ser burro, estúpido ou ignorante. Temos por exemplo casos de youtubers que são casados, com filhos e tem um emprego e fazem furor de cada vez que colocam um video no youtube, lembro-me de por exemplo os videos do linus tech tips ou dos irmãos piologo. Eu por exemplo sou uma pessoa reservada na vida real, mas se estiver a jogar ou com amigos sou mais brincalhona com uma pitada de loucura. :P

Quanto ás polémicas que as rádios e tvs fazem dos youtubers eu tenho a minha opinião de que o fazem para ter views. Como tenho noções básicas de marketing sei que quando fazem determinadas coisas, fazem-no por alguma razão. Neste caso até o Tiagovski reparou numa delas, o aumento do numero de visualizações no canal da antena 3. Noutros videos mal chegavam a 50 visualizações e nos videos em que ele foi referido, criticado/humorizado (se lhe quiserem chamar assim) chegaram a 1000 visualizações, ora isto juntamente com o google ads traz €€€€€ já para não falar de novos possíveis ouvintes.

Ouvintes que é o que eles querem, pois por norma tem um pico de ouvintes nas horas de maior share ou seja nas horas antes de se entrar ao serviço, ao almoço e na vinda do trabalho, o resto é tipo horas "mortas" e é nestas horas que eles tem k tentar arranjar ouvintes. O que se esquecem é que os jovens não estão interessados nas rádios pela simples razão de que não podem ouvir a música que querem quando querem (daí existirem apps como o spotify). Eu tb noto que deixei de ouvir tanta rádio como dantes pq quero ouvir certas musicas numa altura e não a que decidem por a tocar naquela hora, alem de que tb notei que a atitude dos locutores ficou meio "morta", falam todos praticamente no mesmo tom e sem expressão nenhuma. Ora isto no youtube não acontece, eu até a ver dito video da antena 3 disse para mim própria aquele grupo não tem piada nenhuma, a senhora tenta fazer humor mas não tem expressão e as piadas são mais secas do que o deserto do Sahara. Não tenho nada contra a antena 3 e tentei colocar-me numa posição neutra pois os youtubers que ela referiu para mim eu só os conheço minimamente de 1 ou 4 videos que possa ter visto.

Tb noto que as rádios e as tvs parecem estar com um certo nervosismo em relação a esta "revolução" do youtube pois rouba-lhes os ditos jovens que em vez de verem tv estão a ver videos no youtube. Isto é a evolução natural das tecnologias, se formos a ver os telejornais e até os programas das tarde a meu ver só falam de histórias e de casos tristes, ora uma pessoa chega a um ponto que necessita de alguma coisa que anime o seu dia, nem que seja um idiota qualquer a berrar um nome parvo na varanda de casa.

Bom não quero alongar-me muito mais mas gostaria de terminar a dizer que acho que existe um certo receio por parte de alguns meios de comunicação em relação ao youtube e ainda existem pessoas que tem umas "talas" (como os cavalos) nos olhos em relação a certos assuntos e a determinadas maneiras de abordarem certos assuntos. E existem outras que adoram denegrir a imagem de certas pessoas bastando para isso retirar do contexto certos clips de videos, e assim ganham a atenção que tanto necessitam e que tanto invejam nos outros.
"I FEEL TOO STRONG TO BATTLE MERE MORTALS, BRING ME GIANTS!"

Etiquetas: