com tudo o que anda por aí hoje em dia, o que os gamer's estavam à espera era de uma novidade e não de uma actualização ao hardware.
Pois, tenta dizer isso a quem concebe as consolas Já estão tão confortáveis dentro do esquema 'tradicional' de jogar que só muito dificilmente adotam uma abordagem completamente diferente. A última consola a fazer isso terá sido a Wii, que largou a ideia de "jogar com um comando" para adotar uma jogabilidade muito mais virada para os 'motion controls' (e mesmo assim a maioria dos gamers preferem a PS ou XBox - daí que as empresas que os fabricam possam não estar muito recetivas para adotar ideias alternativas...)
Mas muita da 'culpa' disto é nossa, dos jogadores. Quando uma consola tenta inovar, ou fica um bocado mais atrás das restantes (a Wii não tem a mesma legião de fans que as outras duas) ou é extinta por completo e nunca mais lhe voltam a pegar (ex:Virtual Boy). Nós hesitamos em comprar consolas realmente inovadoras, portanto as empresas hesitam em fabrica-las.
Acho que neste momento as empresas que fabricam consolas estão um bocado com falta de perspetiva. Um upgrade ao hardware vai competir com o hardware de um PC... por uma meia dúzia de meses (ou nem isso). Depois perdem essa vantagem. Para compensar isto acho que as empresas estão a dar um passo na direção contrária - isto é, em vez de aproveitarem o facto de estarem a construir um dispositivo que serveria, exclusivamente, para jogar jogos (e assim tinham imensas oportunidades de se distanciarem e destacarem do gaming em PCs), estão a tentar construir hibridos consola-PC e estão a esquecer-se completamente que se um jogador quer um PC, compra um PC, não compra uma consola que "é" um PC mas que não permite atualização de hardware pelo jogador e só serve para jogar jogos.
Mas já estou a divagar
Sobre o que foi anunciado da PS4, não há nada que realmente possa ser chamado de 'novidade'. Fiquei um tanto desapontada com o protagonismo que as 'social features' tiveram, sei que não iria usar nem metade do que eles anunciaram (e, vendo bem as coisas, será que alguém realmente vai dar muito uso áquilo? Suponho que não seja a única pessoa que goste de jogar um jogo single player sem mais pessoal a espreitar o que estou a fazer e a fazer comentários sobre o meu jogo).
Sobre o comando, acho a inclusão de um touch-pad algo bastante inútil e não se até que ponto será prático estar sempre a esticar os polegares para o centro do comando para o usar; uma muito melhor ideia teria sido meter o touchpad na parte de trás do comando (um bocado ao estilo do touchpad traseiro da PSVita), já que é na parte de trás que estão a maioria dos dedos quando se pega no comando.
Eu ainda não sei se vou investir dinheiro numa PS4; ultimamente tenho estado a tentar fazer orçamentos para construir um PC, portanto vai ser mais complicado convencer-me a comprar uma consola...
Já agora, sobre o aspeto do hardware, espero que não seja pior do que a PS3, não gosto nada do design! Menos superficies curvas e mais ângulos retos, sff. E, mekano, isso das mulheres ligarem mais ao aspeto... nope, not even close, e não falo apenas por mim xD As mulheres são tão utilitárias como um homem, e os homens são tão 'futeis' como as mulheres. Quem te disser o contrário está a mentir ou a impingir estereótipos