Fórum Gaming Portugal

Geral => PC => Acessórios | Periféricos => Tópico iniciado por: bbatista8 em Junho 05, 2016, 19:39

Título: NVIDIA® GeForce® GTX 950M 4GB GDDR5 VS NVIDIA® GeForce® GTX 950M 4GB DDR3 VRAM
Enviado por: bbatista8 em Junho 05, 2016, 19:39
Boa tarde,
estou interessado em comprar um portátil para trabalhar mas que também de para jogar e vi dois modelos interessantes só que não sei qual a diferenças entre as gráficas.

NVIDIA® GeForce® GTX 950M 4GB GDDR5

NVIDIA® GeForce® GTX 950M 4GB DDR3 VRAM


pelo que li o GDDR5 é superior ao DDR3 mas não percebi as razões.

Obrigado
Título: Re: NVIDIA® GeForce® GTX 950M 4GB GDDR5 VS NVIDIA® GeForce® GTX 950M 4GB DDR3 VRAM
Enviado por: luís.antunes em Junho 06, 2016, 22:21
Olá! Eu aviso já que não sou nenhum "expert" em hardware, mas de modo simples DDR significa Double-Data-Rate, o que no fundo tem a ver com a velocidade de transferência de dados entre os componentes do computador. Sempre que se passa à DDR seguinte a velocidade de transferência em teoria deveria também duplicar, no entanto nem sempre isso é verdade(além de que dentro do mesmo modelo de DDR existem várias alterações/modelos). Como é óbvio a DDR5 será muito melhor que a DDR3. Eu no meu caso tenho DDR3L o que já não é mau, mas também não é ótimo dado que em vários jogos tenho quebras de perfomance e sou obrigado a reduzir as definições gráficas.
Se os preços estão próximos ou estiver dentro do teu orçamento é claro que aconselho que escolhas a DDR5.
Espero ter ajudado. ;)
Título: Re: NVIDIA® GeForce® GTX 950M 4GB GDDR5 VS NVIDIA® GeForce® GTX 950M 4GB DDR3 VRAM
Enviado por: mrmendes em Junho 06, 2016, 23:31
Registei-me propositadamente para responder. XD Portanto, boas!!!
A diferença entre GDDR5 e DDR3 é essencialmente o tipo de tarefas para as quais cada uma está optimizada. Como poderás perceber pelo G de GDDR5, que para informação refere-se a Graphic (é muito mais que isso, mas para efeitos desta pergunta chega), estas são desenhadas para tarefas mais ligadas à imagem. Têm uma memory bus muito maior permitindo uma muito maior largura de banda para transferir dados. Em suma, é bastante melhor para necessidades gráficas ( e mais caro). Para perceber melhor podes ler este artigo, já é de 2010 mas percebe-se melhor por aí. http://solidlystated.com/hardware/difference-between-gddr-and-ddr/ (http://solidlystated.com/hardware/difference-between-gddr-and-ddr/).

Neste caso, a utilização de memória DDR3 em vez de GDDR5 permite com o mesmo núcleo gráfico, ter uma gráfica menos dispendiosa, e como tal mais acessível.
Espero ter ajudado.

Cumprimentos