*

Hilário Coelho

• *
  • 532
    +6/-2
Alguem que agora tenha discos SSD e que antes tenha tido discos rigidos que me possa contar a diferença que sentiu na troca entre um e outro? isto é, o processamento foi mais rapido? copiar arquivos foi mais rápido? o boot do sistema operativo foi mais rapido? compensa trocar um disco rigido por um SSD ao preço a que eles andam?

*

Mad_Max

• *
  • 295
    +2/-0
Alguem que agora tenha discos SSD e que antes tenha tido discos rigidos que me possa contar a diferença que sentiu na troca entre um e outro? isto é, o processamento foi mais rapido? copiar arquivos foi mais rápido? o boot do sistema operativo foi mais rapido? compensa trocar um disco rigido por um SSD ao preço a que eles andam?

A diferença de velocidade é considerável e pode mesmo ser abismal dependendo do que compras.

No que diz respeito a gaming vais notar a diferença, nos loadings e em todos os processos. Não digo que seja fundamental hoje em dia ter um SSD, mas que que vais notar uma grande melhoria em performance, disso não tenhas dúvidas.

Talvez a melhor opção seja esperar um pouco, os jogos nesta altura não são assim tão exigentes e com um disco normal vais conseguir desfrutar sem problemas dos teus jogos preferidos, presumindo como é óbvio que tenhas um computador de gama média ou alta.
Editor do Gaming Portugal.

*

Hilário Coelho

• *
  • 532
    +6/-2
pois... e os preços por agora ainda se encontram relativamente altos e acho que não compensa, talvez para o ano já se encontre discos SSD 1tb mais baratos que um 500gb de hoje

Sphinx

e ter um SSD mais pequeno para o sistema operativo e um disco normal maior para o resto, compensa ou apenas vou ter mais velocidade no arranque do windows?

*

Mad_Max

• *
  • 295
    +2/-0
e ter um SSD mais pequeno para o sistema operativo e um disco normal maior para o resto, compensa ou apenas vou ter mais velocidade no arranque do windows?
Para tudo o que é processos do windows será francamente mais rápido, já nos jogos não sei se irá ajudar em alguma coisa. Do ponto de vista de gaming a ideia passa por usar um SSD para os videojogos.
Por exemplo para descomplicar a situação, poderias comprar um mais modesto apenas para colocar alguns jogos que gostarias que tivessem um melhor desempenho.

*

Hilário Coelho

• *
  • 532
    +6/-2

Acho que um SSD bem usado tinha de ter a partição do sistema operativo e também a partição onde guardas dados pessoais e jogos, filmes etc...

Se quiseres passar um ficheiro de um disco SSD para um rígido, demora quase tanto como se passasses ficheiros de uma partição para outra dentro do mesmo disco rigido...

Por isso acho que um SSD deve ter boa capacidade... a rondar os 250GB 500GB... acho que isso já é necessário para um computador

Sphinx

Acho que um SSD bem usado tinha de ter a partição do sistema operativo e também a partição onde guardas dados pessoais e jogos, filmes etc...

Se quiseres passar um ficheiro de um disco SSD para um rígido, demora quase tanto como se passasses ficheiros de uma partição para outra dentro do mesmo disco rigido...

Por isso acho que um SSD deve ter boa capacidade... a rondar os 250GB 500GB... acho que isso já é necessário para um computador

pois, mas um SSD dessas capacidades não é nada barato :)

pessoalmente, acho que prefiro investir numa gráfica, cpu e ram melhores do que no disco

*

joaocnsousa

• *
  • 475
    +13/-2
sim a performance do PC melhora e dos jogos também se nota a melhoria, e para quem tem um portátil, o peso também se nota, fica ainda mais leve.

mas, é melhor que os preços dos SSD abaixem mais um bocadinho e comprar logo um disco de 250GB ou 500GB, porque ter um disco com pouca capacidade de armazenamento (60GB, 120GB), hoje em dia não compensa, porque o sistema operativo (windows 7) vai logo ocupar 15GB ou mais e depois os jogos também cada vez ocupam mais espaço, como por exemplo o jogo BATTLEFIELD 3 já ocupa 20 GB, e depois mais os filmes, musicas, fotos, e documentos, ficamos logo sem espaço para novos jogos, filmes, etc....

Dolby Axon: joaocnsousa
Origin: Joaocnsousa
Facebook: /joaocnsousa
twitter: @joaocnsousa

*

Mad_Max

• *
  • 295
    +2/-0
sim a performance do PC melhora e dos jogos também se nota a melhoria, e para quem tem um portátil, o peso também se nota, fica ainda mais leve.

mas, é melhor que os preços dos SSD abaixem mais um bocadinho e comprar logo um disco de 250GB ou 500GB, porque ter um disco com pouca capacidade de armazenamento (60GB, 120GB), hoje em dia não compensa, porque o sistema operativo (windows 7) vai logo ocupar 15GB ou mais e depois os jogos também cada vez ocupam mais espaço, como por exemplo o jogo BATTLEFIELD 3 já ocupa 20 GB, e depois mais os filmes, musicas, fotos, e documentos, ficamos logo sem espaço para novos jogos, filmes, etc....
Neste momento o que se pode fazer é ter um SSD pequeno e apenas instalar por lá um jogo de cada vez. Por exemplo suponhamos que um gamer jogava quase sempre o Battlefield 3, nesse caso instalava lá esse jogo apenas para ter uma melhor performance.

*

Hilário Coelho

• *
  • 532
    +6/-2
acho que isso nunca irá dar grande resultado porque um jogo pode ficar instalado na partiçao do disco SSD mas o jogo guarda e recorre sempre a ficheiros do sistema operativo... Necessita de ir ao registo e essa coisas... por isso acho que nao ves um aumento significativo dessa forma. Ou tens o SO+Game instalado no SSD ou ent esquece...

Os discos SSD de 60GB sao mais uteis para sacares filmes e musicas da net, guardas no disco SSD e depois mandas para um disco externo que te vai acelerar a transferencia de ficheiros!

*

joaocnsousa

• *
  • 475
    +13/-2

Neste momento o que se pode fazer é ter um SSD pequeno e apenas instalar por lá um jogo de cada vez. Por exemplo suponhamos que um gamer jogava quase sempre o Battlefield 3, nesse caso instalava lá esse jogo apenas para ter uma melhor performance.

Pois lá isso tem razão, o que joga-se menos ia para o disco rigido

Dolby Axon: joaocnsousa
Origin: Joaocnsousa
Facebook: /joaocnsousa
twitter: @joaocnsousa

ak-xs

comparar um SSD a um HDD é o mesmo que comparar um Penthium3 a um i7-3xxx....

para quem tem portateis os SSD gastam menos bateria, é essa a principal vantagem alem da performance.

eu so tenho um portatil de 15'', um clevo. e a gestao de espáço é obvia e nao como foi referido de ter win7 jogos e musicas etc tudo no mesmo saco, é assim:

-tenho um SSD OCZ Vertex3 (SATA lll) de 256GB como sendo o disco principal e tendo o windows7, programas, jogos quase todos.

-tenho um HDD Seagate Momentus de 500GB (quero trocar por um de 2TB que ainda nao existe, o maximo é 1,5TB) para tralha, ou seja tudo que é filmes,musica,pdf's,documentos,ficheiros de instalação,imagens,downloads,etc
no lugar onde estaria a drive optica (leitor de bluerays/dvds) uma vez que isso é inutil hoje em dia

- e ainda um SSD mSATA Crucial M4 de 256GB pra programas e jogos que nao precisam de tanta velocidade como tem o Vertex3 (por exemplo o Fraps, Word, leitor de musica, jogos indie pequenos tipo Bastion e assim)

no total sao 500GB em SSD + 500GB de memoria rigida que passarao a 2TB assim que tal tecnologia exista.
e eu nao necessito de fazer RAID0 pra aumentar ainda mais as velocidades mas conheço quem tenha 2 e 3 SSD's em RAID0 pois profissionalmente precisam de velocidades o mais altas possivel.

Os discos SSD de 60GB sao mais uteis para sacares filmes e musicas da net, guardas no disco SSD e depois mandas para um disco externo que te vai acelerar a transferencia de ficheiros!

sim sim a fazer isso vai te durar mt o SSD vai. isso é a ultima coisa que se deve fazer a um SSD a menos que o queiras estragar/desgastar em pouco tempo. so te falta dizer para formatar um SSD  :D
Última modificação: 5 anos atrás por ak-xs

*

Hilário Coelho

• *
  • 532
    +6/-2
entao, um SSD nao deve ser formatado? nem passar dados assim? nao sabia... obrigado pela dica desconhecia isso mesmo... quer dizer, à uns anos enquanto isso era novidade um amigo meu percebe bués de muitas cenas e falou me que esses discos sao muito bonitos mas estragam se todos a passar dados, mas isso foi já a alguns anos pensei que isso tivesse mudado!

ak-xs

entao, um SSD nao deve ser formatado? nem passar dados assim? nao sabia... obrigado pela dica desconhecia isso mesmo... quer dizer, à uns anos enquanto isso era novidade um amigo meu percebe bués de muitas cenas e falou me que esses discos sao muito bonitos mas estragam se todos a passar dados, mas isso foi já a alguns anos pensei que isso tivesse mudado!

nunca se pode formatar um SSD. basta "limpar" a memoria, ou seja, tem que se usar essa funçao no software da marca do SSD e nao se pode usar a "formataçao" do windows, nao se podem nunca desfragmentar tb (tb era impossivel de o fazer xD)

os HDD nao tem uma vida infinita, nao duram pra sempre. têm um determinado limite ao numero de dados que podem la passar. o que engana a maioria é que o limite é tao alto que dificilmente o vao atingir sem antes fazer uma mudança para um disco superior...
os SSD mt semelhantemente tb tem uma vida limitada, mas o limite já é mais baixo que nos HDD embora conforme as utilisaçoes dure mais que o suficiente. claro que quanto mais estimado mais dura. usar utorrent num SSD é algo desaconcelhado se houver alternativa por exemplo, pois é uma aplicaçao que escreve e apaga um numero muito elevado de vezes, alem de totalizar muitos ficheiros (embora pequenos) o que vai baixar o desempenho do SSD sem necessidade.. (nao quer dizer que desgaste)

nao é a questao de ter mudado porque o que gera esta limitaçao é o tipo de memoria.. é o mesmo que comparares cassetes a cd's,a fita magnetica dura mt mais que os cd's que ganham "uma especie de bolor" com o tempo (sobretudo se nao forem de qualidade).. os SSD usam NAND em vez de placas magneticas como os HDD, é o mesmo que tens em Pen's e cartoes de memoria, que sofrem btw das mesmas limitaçoes...
Última modificação: 5 anos atrás por ak-xs

Fr0zEnG0d

Eu recentemente comprei um disco SSD e notei uma enorme diferença em relação a quase tudo, no arranque do sistema operativo é extremamente mais rápido, os loadings dos jogos são muito mais rápidos, a abrir qualquer pasta nem que seja enorme nao demora nada, e a enviar e a receber ficheiros é extremamente rápido.