Votação

Qual é A Tua Relação Com a Pirataria?

Não existe relação: "I am NOT a pirate!"
6 (6.5%)
Do what you want, ‘cause a pirate is free, YOU ARE A PIRATE!
8 (8.6%)
Compro a maior parte dos meus jogos, mas também faço uns downloads.
24 (25.8%)
Piracy? "Sir, i have no idea of what you're talking about"
4 (4.3%)
Pirates!! "I will burn their souls... deixa-me só acabar o download"
6 (6.5%)
Quando não tenho dinheiro para comprar, lá vou eu piratear.
20 (21.5%)
Sou contra a pirataria, compro sempre os meus jogos.
5 (5.4%)
Não tenho paciência: "Enough is enough! I have had it with these mother-fucking pirates on this mother-fucking web!"
1 (1.1%)
Compro os jogos mais baratos e recorro à pirataria para os mais caros.
19 (20.4%)

Votos totais: 68

*

Mad_Max

• *
  • 295
    +2/-0

A pirataria é um daqueles temas "quentes" no mundo do gaming. No Gaming Portugal nós obviamente não promovemos a pirataria, no entanto isso não significa que olhamos para ela como se fosse o inimigo público número um.

Pelo contrário nós compreendemos a pirataria, sabemos que a sua extinção é uma impossibilidade e que para muitos gamers é única forma de terem acesso a jogos demasiado dispendiosos para as suas carteiras.

É por isso que nós lançamos aqui a questão na comunidade: Qual é a TUA relação com a pirataria?

Podem escolher até duas opções.

Fora a brincadeira óbvia, cada opção reflete um estado de espírito; na 2 por exemplo temos alguém que apoia incondicionalmente a pirataria, na 4 temos o gamer que se faz de parvo;
na 8 é o gamer que só não recorre à pirataria porque não tem paciência e acho que já perceberam.

Votem e deixem também a vossa opinião.
Última modificação: um mês atrás por Steel
Editor do Gaming Portugal.

*

mekano

• *
  • 402
    +3/-2
eu nao sou rico e por isso tento sacar alguns jogos, poucos. Apenas compro aqueles jogos mesmo especiais, mas muito raramente compro  :D
"Live for nothing or die for something"

Sacreligious

Eu depende muito dos jogos, mas, e como assinalei na votação, compro maior parte dos meus jogos. Os jogos que eu costumo piratear são aqueles jogos ou que estão muito caros ou que tenho muitas dúvidas se ei de comprar. Dou como exemplo o Darksiders II. Pirateei-o e já o apaguei do computador, pois adorei o jogo e estou a juntar dinheiro para o comprar  :)

Mas também vou ser sincero: existem jogos que pirateei e gostei, mas não gostei tanto que me levasse a dar dinheiro por eles.
Última modificação: 5 anos atrás por Sacreligious

niropt

Para mim depende muito de jogo para jogo.
Em jogos que só tenham single-player não irei comprar por isso recorro à pirataria porque não sou rico para gastar dinheiro à toda (não estou a dizer que os jogos só S-P são maus), mas tenho alguns que só suportam S-P que comprei...
Os jogos que são M-P são os que aposto mais para comprar, desde que goste... O que faço sempre antes de comprar um jogo é sacar e experimentar, se gostar compro, se não valer a pena o dinheiro fico-me pelo pirateado. Muitos jogos que saco e queria experimentar o M-P peço a alguma amigo que o tenha se não houver ninguém que o tenha ou tente a sorte se irei gostar ou não ou deixo a compra para mais tarde ou para nunca xD

velosotiago

Costumo piratear os jogos, jogar um bocado (entre 30 minutos a 1 hora) e, se acho que merecem, compro-os. A maior parte das vezes acabo por comprar só jogos abaixo de 20€ porque não tenho muito dinheiro para gastar em jogos :\

*

Steel

• *
  • 1443
    +22/-0
  • It's time to kick ass and chew bubble gum...
    •  
A nossa posição, tal como o Mad_Max já referiu e muito bem, é que nós (Gaming Portugal) não promovemos qualquer a pirataria. Agora também é verdade que seríamos hipócritas se a considerássemos a raiz de todos os males.

Num mundo perfeito ela não deveria existir porque é ilegal, mas infelizmente nós não vivemos num mundo perfeito. As companhias de vez em quando criam jogos e colocam-nos à venda a um preço acima do seu valor real, de vez em quando colocam-lhes sistemas de DRM's que não lembram a ninguém e no fundo se observarmos com atenção é fácil perceber porquê que de vez em quando os gamers recorrem à pirataria.

Estou com o Gabe Newell que encara a pirataria mais como um problema de serviço do que qualquer outra coisa. Há muitos aspectos importantes que são colocados de parte sempre que se discute sobre isto, eu sou da opinião de que se o produto for bom, disponibilizado a um preço justo e sem limitações, então os gamers até optam por pagar em vez de piratearem.

Há exemplos de grandes sucessos no mercado de jogos independentes que seguem esta filosofia. Eu não estou a dizer que sou a favor da pirataria, apenas me parece que muitas das grandes companhias criam condições para que nós olhemos para ela como uma boa alternativa.

Não ajuda também muitas delas "chorarem" quando os jogos são pirateados, mas mesmo assim acumularem lucros brutais. Mas enfim, isto é uma discussão muito complexa.

Não é como tu jogas, mas sim como te divertes a fazê-lo

*

Hilário Coelho

• *
  • 532
    +6/-2
Nao gosto de mentir, só comprei o CS 1.6, de resto todos os jogos que joguei é tudo pirateado xD

Acho um bocado desperdicio gastar dinheiro em jogos, agora adoramos, amanha passa à historia.

*

nelson

• *
  • 268
    +1/-0
a minha opinião é a seguinte: a causa disto da pirataria é devido aos preços muito elevado dos jogos, se os jogos fossem mais baratos secalhar não havia tanta pirataria como há hoje em dia. os fabricantes ou os elementos do grupo que criaram os jogos deviam ter em consideração aos preços que metem no mercado. por exemplo na steam há jogos que custam 20€ e se formos a outros sites tão por 15€.

velosotiago

a minha opinião é a seguinte: a causa disto da pirataria é devido aos preços muito elevado dos jogos, se os jogos fossem mais baratos secalhar não havia tanta pirataria como há hoje em dia. os fabricantes ou os elementos do grupo que criaram os jogos deviam ter em consideração aos preços que metem no mercado. por exemplo na steam há jogos que custam 20€ e se formos a outros sites tão por 15€.

Isto.

Não me importo de pagar por um jogo, desde que seja bom e o preço seja justo. No Humble Indie Bundle, costumo dar cerca do dobro da média, se vir que os jogos valem a pena. Mas é uma questão de quanto uma pessoa está disposta a dar por um certo jogo :P

Skortini21

Lá está, é como muitos dizem...
Depende do jogo , depende se é single player....
Na minha lista de jogos steam só tenho jogos ''marcantes'' para mim se é que me entendem , Quake , Unreal Tournament , S.T.A.L.K.E.R 's , e por aí a fora...também tenho colecção do Battlefield e dos GTA's , tudo original...há jogos que compro sem dúvida...mas há aqueles que para mim é sacar por curiosidade e instalar...e depois desinstalar...é como os cd's de musica...só tenho os cd's originais das minhas bandas favoritas :p a maioria autografados...dá gozo ter aquilo que gostas para um dia teres numa prateleira com vitrine :)

Cumps

8)

*

nelson

• *
  • 268
    +1/-0
isto para comprar jogos é pa qem tem dinheiro.
as vezes e melhor piratear...

*

Mad_Max

• *
  • 295
    +2/-0
isto para comprar jogos é pa qem tem dinheiro.
as vezes e melhor piratear...
nelson, as 10 mensagens devem ser atingidas com conversas de jeito, não é andar a postar apenas para atingir o número. A giveaway só acaba na sexta-feira não é preciso pressa.
Editor do Gaming Portugal.

*

LastLombax1

• *
  • 486
    +3/-0
Alguns jogos compro para a PS3. Não só os exclusivos. Mas às vezes saco

*

joaocnsousa

• *
  • 475
    +13/-2
eu antes fazia mais pirataria do que agora.

como os jogos cada vez têm mais ligações à Internet, e jogar com os amigos e desconhecidos, não dá muito jeito para piratiar, por depois não posso usar algumas/muitas funções dos jogos

portanto agora, compro os jogos que acho que vou gostar (vejo trailers e gameplay se disponível) através da Steam ou da Origin, ou numa loja (Worten ou BoxJumbo)

Dolby Axon: joaocnsousa
Origin: Joaocnsousa
Facebook: /joaocnsousa
twitter: @joaocnsousa

digas-2

Nao tenho nada contra a pirataria pois nem todos conseguem comprar os jogos que querem quando saiem para o mercado e normalmente quando um gamer saca um jogo e porque gosta dele e quer jogar enquanto nao pode comprar pois normalmente eu saco os jogos mas acabo por comprar.

Etiquetas: pirataria videojogos