*

Steel

  • *
  • 1435
    +22/-0
  • It's time to kick ass and chew bubble gum...
    •  


Formação do instituto alia a componente teórica à vertente prática, permitindo aprender as diferentes etapas do processo de criação


Nos dias 28 e 29 de maio, a Restart Instituto de Criatividade, Artes e Novas Tecnologias, em Lisboa, promove um workshop de criação de videojogos para entusiastas desta área interessados em conhecer e praticar o seu processo de desenvolvimento. A formação decorre entre as 10h00 e as 13h00 e as 14h00 e as 19h00 e é reservada a 16 participantes com idade superior a 16 anos e conhecimentos mínimos de informática na ótica do utilizador.

Conhecer, de forma simplificada, o processo de desenvolvimento de videojogos, aprender a usar ferramentas para criar jogos de forma rápida são alguns dos objetivos contemplados por esta formação que tem a duração de 16 horas. Os participantes vão ainda ter a oportunidade de desenvolver dois jogos 2D simples com mecânicas de jogo distintas, aliando a teoria à prática e ajudando a memorizar os conhecimentos apreendidos, bem como adquirir as competências necessárias à sua boa implementação.

Os conteúdos da formação são dispostos em quatro módulos e debruçam-se, numa primeira fase, pela anatomia de um estúdio de videojogos e pela base do processo de desenvolvimento dos jogos. Segue-se a exploração da interface da ferramenta Construct 2, a criação de layouts com níveis de profundidade, importação de imagens e criação de animações, deteção de eventos e execução de ações.

É possível também aprender elementos básicos de jogo como controlos, movimentação de personagens, deteção de colisões, criação, destruição e modificação de objetivos ou sistema de menus. Por fim, há, ainda, oportunidade para aprender sobre a criação do jogo propriamente dita, com a criação de plataformas e de um top-down shooter, controlos e ações do jogador, comportamento dos inimigos ou objetos especiais de jogo.

O workshop “Criação de Videojogos” será orientado por Nélio Códices, um dos fundadores e produtores da Battlesheep – estúdio de desenvolvimento de videojogos criado em 2008 focado em jogos para plataformas móveis e para a web. Formador no curso anual de Videojogos da Restart e orador em eventos relacionados com a indústria, foi diretor de produção da produtora de jogos GameInvest e programador na inovadora YDreams. As inscrições para o workshop podem ser feitas até amanhã, 20 de maio, através do e-mail info@restart.pt.
Última modificação: um ano atrás por Steel
Não é como tu jogas, mas sim como te divertes a fazê-lo

Etiquetas: workshop videojogos restart lisboa