*

joaocnsousa

• *
  • 475
    +13/-2
computador aquece muito
4 anos atrás
O meu portátil aquece muito, o processador e motherboard está entre os 70º e os 85º mesmo sem executar jogos , alguém sabe o que eu posso fazer

aqui está informações sobre o computador
HP pavilion g6-1260sp

Sistema operativo
   Microsoft Windows 8 Pro with Media Center 64-bit
CPU
   Intel Core i5 2430M @ 2.40GHz   83 ºC
   Sandy Bridge 32nm Tecnologia
RAM
   6,00 GB Duplo-Channel DDR3 @ 665MHz (9-9-9-24)
Placa mãe
   Hewlett-Packard 1670 (CPU1)   85 ºC
Gráficas
   Monitor PnP Genérico ([email protected])
   AMD Radeon HD 7400M Series (Microsoft Corporation - WDDM v1.20) (HP)
Discos rígidos
   596GB Hitachi HTS547564A9E384 (SATA)
Unidades ópticas
   DTSOFT Virtual CdRom Device
   hp DVD A DS8A5LH
Audio
   High Definition Audio Device

há não tenho o driver da placa gráfica AMD instalado, porque o que está no site da HP no meu PC não instala e do site da AMD diz que não é compatível, mas eu já tenho um site para fazer download do "certo" que é este http://leshcatlabs.net/, mas não sei se é confiável

e também acho estranho é porque é que o PC não reinicia com estas temperatura .... :o

será que comprar uma base de arrefecimento, resolvia?

Dolby Axon: joaocnsousa
Origin: Joaocnsousa
Facebook: /joaocnsousa
twitter: @joaocnsousa

*

Arky_PT

• *
  • 283
    +5/-0
Boas.
Qualquer HP serie G6 é quente.
Conselhos:
1-tens um bom pc sem grafica instalada? retira windows 8 e mete windows7 com drivers VGA
2-aconselho te a desmontar o pc e trocar a pasta termica no CPU e no GPU pois a pasta termica que HP usa mais parece pasta dos dentes
3-compra uma base de refrigeração ira ajudar

O pc nao reinicia porque so apartir dos 90/95ºC é que dispara para nao torrar.
Gaming Rig: i7 2600k - OC 4400Mhz AsRock Z77 FataL1ty Performance - GeiL Evo Corsa 1866Mhz 16GB DDR3 - SSD Corsair Force Series 120GB - Asus GTX970 OC 4Gb -Corsair Hydro Cooler H60 - Western Digital 1TB - NZXT S340

*

Hilário Coelho

• *
  • 532
    +6/-2
Uma limpeza geral ao computador devia lhe fazer bem não? Removias todas as peças do Hardware e limpavas bem (com uma máquina acho que de ar comprimido limpa que é uma maravilha), retiras o cooler, retiras a ventoinha do resto do cooler (se este permitir, há coolers em que não podes separar a ventoinha do resto) e mergulhas em agua, fazes o mesmo com o dissipador, deixas estar lá por uns minutos, passas pela maquina de ar comprimido, umas pinceladas para retirar o pó que pode ficar, pasta térmica nova em cima do CPU e em cima da GPU (utilizo uma que me chega bem custou me 5€ na worten) e deves ficar com o pc bem mais fresco

Depois tal como o arky disse utilizar uma base... se és daqueles que leva o pc para a cama, deves mesmo utilizar uma base para os cobertores e as calças não taparem a refrigeração do computador nem sujarem o seu interior...

Há bases bem baratas que vêm equipadas com coolers, nao te aconselho a usar os coolers quando estás com o computador numa superfície que não seja lisa pois a rugosidade da superfície pode impedir o cooler de trabalhar corretamente e mesmo estraga-lo se este não tiver uma proteção

Sacreligious

Também já tive esse problema, e acredita, uma base com cooler (quase) resolveu o assunto. Quando comprei o cooler, já era tarde.

Tens de ter cuidado com a superfície onde tens o computador. O meu computador portátil chegava aquecer muito porque estava em cima de uma base de madeira, e como a madeira não deixava o PC "respirar", a gráfica queimou  :-X . Tens de ter cuidado com isso, e arranjares solução o mais rápido possível. Isto aqui foi apenas no meu caso, mas aconselho-te a fazeres tudo aquilo que o Hilário e o Arky te recomendaram  ;)

juauz

Já te deram boas dicas aqui.

Realmente o problema pode ser de pó, logo deves limpar. Em último caso, arranja uma base refrigeradora, como já aqui disseram, e evita a todo o custo colocar o PC em cima de sofás, mantas, até mesmo as tuas pernas, porque isso não o deixa respirar. Às vezes com o que me desenrasco é a levantar os cantos do PC com uns objetos quaisquer, para deixar respirar.

*

joaocnsousa

• *
  • 475
    +13/-2
muito obrigado pelas dicas.
já agora eu só daqueles de levo o CP para a cama, mas utiliza a plataforma da secretária :D, onde se mete o teclado e o rato
e em relação em limpar o dissipador e pôr massa térmica, é que o computador ainda está na garantia (não sei se mudar de sistema operativo, perde-se a garantia), e para chegar ao dissipador tenho desmontar o PC todo  :o , enquanto noutro portátil que eu tive (que era um ASUS) era só preciso tirar um parte pequena e tinha logo acesso ás ram's, processador, placa gráfica, etc
talvez compre uma base de refrigeração

*

Hilário Coelho

• *
  • 532
    +6/-2
Mudar de SO nao tira garantia nenhuma... e para além disso, se tirares uma tampinha eles já vao ver que foi desmontado, e ai esquece... eles percebem sempre isso, quando lhes convém uiiii esquece! XD

*

Arky_PT

• *
  • 283
    +5/-0
depende, existem pcs que tem tampas de acesso livre as memorias e ao disco.
essas tampas normalmente nao tem selos de garantia, pois é para poderem permitir upgrades.
os portateis actuais necessitas mesmo desmontar o pc todo para fazer a limpeza, são raros os que tem tampa de acesso ao cooler.
se o pc te aquecer e desligar envia para garantia
trato disso o quanto antes, pois o calor é o que provoca maior desgaste em tudo que é componente electronico
Gaming Rig: i7 2600k - OC 4400Mhz AsRock Z77 FataL1ty Performance - GeiL Evo Corsa 1866Mhz 16GB DDR3 - SSD Corsair Force Series 120GB - Asus GTX970 OC 4Gb -Corsair Hydro Cooler H60 - Western Digital 1TB - NZXT S340

*

joaocnsousa

• *
  • 475
    +13/-2
depende, existem pcs que tem tampas de acesso livre as memorias e ao disco.
essas tampas normalmente nao tem selos de garantia, pois é para poderem permitir upgrades.
os portateis actuais necessitas mesmo desmontar o pc todo para fazer a limpeza, são raros os que tem tampa de acesso ao cooler.
se o pc te aquecer e desligar envia para garantia
trato disso o quanto antes, pois o calor é o que provoca maior desgaste em tudo que é componente electronico

o computador não desliga, é só mesmo o aquecimento
e falando dos selos de garantia, não vejo nenhum, só tem aquele a dizer qual a versão do windows e a serial, mais nada, mas este nem está a impedir nada
e eu sei que o calor e o pó é o que provoca mais desgaste nos componentes, estou num curso profissional de informática e já aprendi isso

e o que eu faço para reduzir o aquecimento, é por o PC em poupança de energia, quando não estou a jogar nem  a utilizar programas pesados  mas para jogar lá tenho de pôr em máximo desempenho

*

joaocnsousa

• *
  • 475
    +13/-2
Boas.
Qualquer HP serie G6 é quente.
Conselhos:
1-tens um bom pc sem grafica instalada? retira windows 8 e mete windows7 com drivers VGA

isto de eu não ter os drivers da grafica AMD não é por eu não querer, é porque eu não consigo, porque está sempre a dar-me erro, e já com o windows 7 era a mesma coisa (protanto não é problema do windows). o meu PC tem de ter uns drivers "especiais" porque tenho duas gráficas, a da Intel e da AMD, os drivers que estão no site da AMD não serve, é os tais que dão erro, e os da HP já estão muito desatualizados, e eu à dias encontrei este site, [size=78%]http://leshcatlabs.net/[/size], e agora estou à espera que a versão 12.11 saia do Beta para instalar a mais recente

e por é que vou tirar o 8 para pôr o 7?, tenho o 8 original, e até gosto de trabalhar com ele, e o boot está mais rápido, e os jogos estão a funcionar perfeitamente

*

Arky_PT

• *
  • 283
    +5/-0
ve isso dos drivers amd darem erro.
experimenta com os drivers da HP, se der bem ok, se nao podes ter problemas na grafica.

preferia ter os drivers antigos da hp do que nao ter nenhuns!