Notícias PC

Gabe Newell: “Linux e open source são o futuro do gaming”

Gabe Newell: “Linux e open source são o futuro do gaming”

Foi durante a edição deste ano da LinuxCon que Gabe Newell, o icónico líder da Valve afirmou que o Linux e o open source são o futuro do gaming. Ele aproveitou também para  dizer que é no gaming no PC que se encontra mais inovação e que a sua companhia tem crescido de uma forma impressionante todos os anos.

A Valve é um exemplo de sucesso e com a Steam eles colocaram-se muito à frente no mercado de distribuição digital. Hoje as consolas de nova geração que estão prestes a sair vão usar muitas ideias que foram exploradas inicialmente pela Valve e Gabe Newell não tem receio de reconhecer isso.

Gabe também defende que nós estamos a assistir uma mudança onde os gamers se transformam também em criadores de conteúdo. No PC isso já é uma realidade com os “mods” e mais recentemente com o Steam Workshop que tem sido um enorme sucesso.

Para Gabe o futuro passa pelo Linux e open source, ele acusa companhias como a Microsoft ou Apple de serem demasiado restritivas e vê com bons olhos a liberdade das plataformas abertas e gratuitas. O chefe da Valve parece acreditar também que nós veremos no futuro uma maior democratização do processo de criação de conteúdo nos videojogos.

Aqui fica o vídeo da LinuxCon:

Obrigado, PC Gamer e PCGamesN

Também poderás gostar de: