Notícias PC

Gaming Portugal: Indie Picks

Gaming Portugal: Indie Picks

Os mais atentos já devem ter reparado que o Greenlight da Steam arrancou ontem. Ora isto significa que é possível aos criadores de videojogos submeterem os seus projectos e solicitarem o apoio dos utilizadores do Steam, um passo importante no sentido de conferir mais poder aos utilizadores mas que levou também a que centenas de projetos fossem submetidos tornando-se difícil acompanhar o que se passa por lá. Para facilitar a coisa nós criámos o Gaming Portugal: Indie Picks, um local onde poderás encontrar jogos independentes que são merecedores de apoio.

Dedicado aos criadores de jogos independentes, o Steam Greenlight é um local onde podem ser submetidos jogos para análise dos utilizadores. A partir do momento em que o jogo se encontra disponível no serviço os utilizadores podem consultar informação sobre ele; deixar comentários; votar positiva ou negativamente e adicioná-lo aos seus favoritos. Se em torno desse título for gerado o “buzz” positivo suficiente, então ele ganhará uma entrada no popular serviço de distribuição digital. A ideia é simples e parecia ser a ideal para os jogos independentes, mas para já ainda existem muitos problemas.

Um deles está relacionado com o facto de um grande número de utilizadores do Steam não ter capacidades para avaliar o potencial de um jogo independente e isso tem levado a que muitos videojogos a 2D recebam votos negativos apenas porque aparentam não ser modernos. Outro problema diz respeito ao sistema de navegação que torna muito complicado descobrir e votar nos títulos submetidos. Finalmente outro grande problema tem a ver com a moderação dos comentários, aparentemente os autores do post no Greenlight podem apagar comentários e muitos têm aproveitado para remover tudo o que é negativo de forma a que a imagem transmita pelos comentários sobre o seu jogo seja a melhor possível.

Ainda há muito trabalho pela frente no Greenlight mas para ajudarmos os nossos leitores decidimos criar o Gaming Portugal: Indie Picks, que se trata basicamente de uma coleção que conta com os jogos mais promissores disponíveis no serviço e que está em constante atualização. Por lá vais encontrar jogos que merecem ser apoiados e para além disso poderás deixar recomendações de títulos que na tua opinião devem fazer parte das nossas escolhas.

Faz “like” e adiciona a nossa coleção aos teus favoritos no Steam. Não te esqueças também de entrar no nosso grupo no Steam!

Paulo Figueiredo
O Figueiras é um elemento fundamental do Gaming Portugal e a figura mais respeitada da equipa. A sua vida atarefada e cheia de responsabilidades impede-o de acumular uma posição de maior destaque, embora mesmo se tivesse essa oportunidade o mais certo era ele recusá-la. A sua participação no Gaming Portugal é motivada principalmente pelo gosto por gaming e dá-lhe um prazer especial saber que nesta casa a “independência” é uma característica definidora.

Também poderás gostar de: