Imagine Earth recebeu recentemente o DLC “Galaxies” que expande a experiência já estabelecida com conteúdo interessante.
Imagine Earth é um jogo onde podes construir e gerir as tuas próprias colónias globais em mundos distantes.
O jogo é simultaneamente uma simulação planetária em tempo real e uma aventura estratégica onde nós vestimos a pele do gestor / construtor.
O objetivo é estabelecer colónias prósperas e rentáveis que sejam capazes de abrir as portas à expansão interplanetária.
Ele é uma experiência relativamente conhecida por muitos jogadores que apreciam o género e acumula uma média de críticas praticamente positivas na Steam.
Galaxies é um DLC que vem expandir ainda mais a experiência de jogo e traz consigo galáxias inteiras compostas com até 20 planetas , uma estação espacial que serve de base de operações para as nossas colónias e mais.
Um pouco sobre o jogo base sem DLC’s
Imagine Earth é um jogo extremamente sólido e embora a sua qualidade seja consensual, é um jogo que, na minha opinião, nunca teve a atenção que merece.
Estamos a falar de uma experiência de gestão que à primeira vista até pode parecer simples, mas esconde uma complexidade interessante e recompensadora.
Criar cidades; explorar planetas; lidar com a concorrência; gerir os níveis de poluição; crescer de forma sustentada e sobreviver a todo o tipo de tragédias exige pensamento estratégico.
É verdade que Imagine Earth opta mais pela experiência relaxante, muito à semelhança do Synergy, mas desenganem-se aqueles que julgam que ele perde exigência por isso.
Pelo contrário a competição pode ser feroz neste jogo e garantir o bem estar de um planeta pode ser uma tarefa difícil quando não há colaboração por parte das outras fações ou quando o desastre nos “bate à porta”.
A experiência base é robusta, divertida e traz consigo horas infindáveis de entretenimento.
O DLC Galaxies
O DLC Galaxies adiciona:
- uma nova campanha;
- modo livre sem fim;
- modo competitivo contra corporações controladas pelo computador.
Ele introduz também a “Estação Espacial” que funciona como sede de operações para todas as nossas colónias. Através da estação podemos fazer investigações que desbloqueiam extensões que oferecem competências especiais para os centros das nossas cidades.
A história da campanha é centrada em tono da iniciativa “Genesis Seed” e conta com a participação do novo conselheiro da USN, Ixas. É uma história à imagem do que já se tinha visto no jogo base.
A campanha é relativamente curta mas é útil para introduzir estas novas mecânicas de jogo que incluem a estação espacial.
Naturalmente não é um DLC dispendioso e como tal seria difícil que fosse uma campanha com uma história épica ou longa, mas mesmo assim confesso que esperava mais.
A estação espacial é uma adição interessante porque à medida que ela vai evoluindo nós vamos ganhando uma espécie de bónus na forma de “extensões” para as nossas cidades como: drones extra; aumentar a área de construção; disponibilizar mais energia para novas colónias e por aí fora.
Depois até um máximo de 3 extensões podem ser adicionadas ao centro de uma cidade e, escusado será dizer, algumas delas tornam o nosso trabalho mais fácil.
E se a campanha é acessível e uma boa introdução, no modo competitivo a dificuldade sobre consideravelmente. É preciso dominar bem as bases do Imagine Earth antes de se começar a jogar este DLC.
No modo competitivo os nossos adversários não nos facilitam a vida e não nos podemos esquecer que este é um jogo que incorpora elementos de troca e diplomacia em que aliados se podem transformar em inimigos com enorme facilidade.
O objetivo é conseguir mais pontos de vitória do que os adversários, mas isso não é uma tarefa sempre fácil, sobretudo quando cometemos erros e poluímos mais do que a concorrência ou somos incapazes de atingir determinados objetivos de produção entre outros erros.
A competição tem duas perspetivas:
- É intensa e obriga o jogador a apressar-se nas suas decisões, o que pode ser entusiasmante e divertido;
- Pode ser demasiado caótica para alguns jogadores que gostam de desfrutar da experiência com mais tranquilidade.
Ao final do dia tudo vai depender do teu estilo de jogo.
Se no teu caso procurares mais tranquilidade, no modo livre e sem fim isso é possível. Podes diminuir ou até retirar por completo a competição, remover desafios como as invasões ou catástrofes naturais e ficares focado na construção e gestão.
No que diz respeito à experiência de jogabilidade, no DLC ela continua a ser tão divertida como no jogo base, com a adição da estação espacial.
No entanto Galaxies não é um daqueles DLC’s que um novo jogador pode começar a jogar facilmente. Pelo contrário ele é indicado para quem já conhece bem o jogo base e está familiarizado com as mecânicas de jogo.
Há muito para conhecer e aprender em Imagine Earth antes de se jogar este DLC e isto faz com que ele não seja, de maneira nenhuma, indicado para novos jogadores.
Exceção feita para os jogadores mais experientes neste género de jogo, mas até esses vão precisar de algum tempo para se familiarizarem com as mecânicas de jogo e todos os elementos de gestão e micro-gestão.
Enquanto adição ao jogo base Galaxies acrescenta algum valor sobretudo para aqueles que já são grandes fãs do jogo.
Quero comprar o jogo? Devo fazê-lo?
SIM.
Imagine Earth é uma aventura de estratégia e gestão de grande qualidade que não desilude. Por isso a compra do jogo base é sempre altamente recomendada.
Neste momento não existe no entanto um pacote que inclua o DLC Galaxies. Por essa razão a minha recomendação é a que compres o jogo base primeiro e que te divirtas a jogá-lo.
Depois, e se realmente gostares da experiência, podes seguir ir em frente e adquirir este DLC.
Galaxies pode não ser fundamental ou até necessário para que desfrutes do que o jogo tem para oferecer, mas é com toda a certeza uma adição que vais querer jogar se gostares muito deste jogo.
Outras fontes para o vídeo: Rumble
Última atualização: Abril 17, 2025 às 15:32