Jogo Da Semana

Jogo Da Semana: The Walking Dead

Jogo Da Semana: The Walking Dead

The Walking Dead foi um jogo que passou relativamente despercebido aqui pelo Gaming Portugal, não foi algo propositado mas acabou por acontecer. Apesar disso e devido à enorme qualidade da experiência proporcionada no primeiro episódio, cá estamos nós para dar a devida atenção a esta pérola da Telltale Games.

Para quem nunca ouviu falar do nome “The Walking Dead“, trata-se de uma série de banda desenhada que teve um enorme sucesso e foi posteriormente adaptada a uma série televisiva. A maior parte de vocês até já deve conhecer pelo menos a série televisiva, mas não são assim tantos aqueles que conhecem a banda desenhada.

Nós vestimos a pele de Lee Everett, um professor que foi preso depois de ter morto um senador que mantinha uma relação com a sua mulher. O jogo começa com Lee a ser transportado de carro por um polícia praticamente no início do Apocalipse de zombies. Naturalmente a viagem não acaba bem e depois de um atropelamento de um zombie ambos são vítimas de um acidente de viação. Algum tempo depois Lee acorda e apercebe-se que o agente perdeu a vida no acidente, como se isso não bastasse o polícia foi infectado e levanta-se obrigando Lee a lutar pela sua vida e finalmente a liquidar o morto-vivo.

A história é intensa, empolgante e realista, apesar da Telltale ter optado por um grafismo estilo BD, a realidade é que isso não retira nada à experiência. Pelo contrário nós temos a oportunidade de desfrutar de uma abordagem diferente que poderá agradar desde os fãs da banda desenhada, passando por aqueles que conhecem apenas a série televisiva e acabando nos gamers que simplesmente procuram por novas experiências de terror.

The Walking Dead não é o típico videojogo de ação com zombies, aqui não agarramos numa arma e espalhamos o caos por onde passamos. Aliás eu diria que este é mais um jogo de aventura do que de ação, até porque mesmo nos momentos mais frenéticos a nossa liberdade é sempre limitada. O foco está claramente na história e nas nossas escolhas que vão afetar o que vai acontecer, por exemplo, podemos escolher salvar pessoa X ou Y, sendo que em cada uma dessas escolhas as consequências serão diferentes.

Por momentos The Walking Dead é um simples jogo de aventura, noutras alturas torna-se um jogo de ação quase sufocante e finalmente temos também situações de acalmia onde podemos ir conhecendo melhor as personagens e desfrutando da experiência quase como se de um filme se trata-se. É a majestosa combinação destes elementos que torna este jogo tão especial e uma história imperdível para qualquer gamer que aprecie uma boa história de zombies.

Para já apenas se encontra disponível o primeiro episódio, creio que o segundo deve estar quase a chegar e os seguintes serão lançados durante os próximos meses. Seja no PC, PS3 ou Xbox 360 todos vão poder jogar The Walking Dead que marca presença nas três plataformas, todavia os gamers de PC devem adquirir a sua cópia digital no website oficial da Telltale Games porque por apenas 20€ podem comprar toda a série de episódios e depois só precisam de esperar que seja lançado um novo para ficarem imediatamente com acesso a ele.

[highlight color=”yellow”]Atenção:[/highlight] Este é o vídeo de jogabilidade completo do primeiro episódio, portanto se ainda não jogaste este título vê apenas a parte inicial para que te ajude a tomar uma decisão e não o vídeo completo.

Paulo Figueiredo
O Figueiras é um elemento fundamental do Gaming Portugal e a figura mais respeitada da equipa. A sua vida atarefada e cheia de responsabilidades impede-o de acumular uma posição de maior destaque, embora mesmo se tivesse essa oportunidade o mais certo era ele recusá-la. A sua participação no Gaming Portugal é motivada principalmente pelo gosto por gaming e dá-lhe um prazer especial saber que nesta casa a “independência” é uma característica definidora.

Também poderás gostar de: