Jogos Opiniões PC

Monster Jam Steel Titans 2: Opinião

Monster Jam é sinónimo de divertimento na vida real e é também um franchise no mundo dos videojogos que perdura ao longo de gerações. Pois bem, o segundo jogo da série Steel Titans chegou e prepara-te para corridas loucas e competição feroz no Monster Jam Steel Titans 2.

Mais camiões, novos mundos e a ação do costume é o que vais podes encontrar em Steel Titans 2. O jogo vem expandir a experiência com mapas maiores, 12 estádios autênticos e o muito bem vindo modo de multijogador que vai elevar ainda mais o nível da competição.

A série Monster Truck não é propriamente a mais popular no nosso país, mas a imponência dos camiões gigantescos é inegável e nós decidimos dar-lhe uma vista de olhos mais atenta.

Fica também a informação que o jogo estará disponível a partir de amanhã não só no PC como também na PS4; Xbox One e Google Stadia. Nesta opinião em particular nós estivemos a jogar, como não poderia deixar de ser, a versão de PC.

Veículos gigantes com muita história

No Monster Jam Steel Titans 2 nós conduzimos Monster Trucks que são camiões gigantes criados para algumas das competições mais estupidamente divertidas de que há memória nos desportos de corridas.

Monster Jam é o nome do evento na vida real que tem mais de 30 anos de existência e o Steel Titans 2 é o mais recente videojogo de um franchise que já marca presença no mundo dos videojogos há 19 anos.

O desporto é obviamente mais popular nos Estados Unidos mas tem vindo a conquistar adeptos um pouco por todo o mundo. Os eventos envolvem corridas e competições de acrobacias surpreendentes.

Steel Titans 2 é o segundo título da série Steel Titans que vem expandir a experiência do seu antecessor com mais conteúdo e sobretudo com um modo de multijogador. Para os fãs do franchise a perspectiva de poderem competir com jogadores de todo o mundo deverá ser muito apelativa e temos a certeza que resultarão em corridas épicas e possivelmente até campeonatos de Esports.

Vamos lá conduzir um MONSTRO!

No que a jogos de corridas diz respeito e principalmente quando estamos a falar de um videojogo no qual vamos controlar camiões gigantes e poderosos, é inevitável que a jogabilidade seja o departamento mais importante de toda a experiência.

Conduzir um Monster Truck tem de ser uma experiência intensa primeiro pela dimensão que o veículo tem, segundo pelo seu peso e finalmente devido às suas rodas gloriosas que permitem espalhar a destruição por onde quer que andem. Depois é preciso traduzir para o mundo virtual a potência extrema que estes veículos têm e que lhes permite fazer entre muitas coisas: dar mortais para trás! E sim, eles fazem isto na vida real.

O grande desafio é portanto emular num videojogo a intensidade da condução e reproduzir virtualmente os inúmeros momentos espectaculares que acontecem nos campeonatos de Monster Jam na vida real.

Felizmente com um franchise com quase duas décadas de existência as equipas de desenvolvimento vão aprendendo ao longo do tempo e Steel Titans 2 é absolutamente fantástico no que diz respeito à jogabilidade. Conduzir um Monster Truck é desde o primeiro momento que começamos a jogar uma experiência especial porque conseguimos sentir a potência e a instabilidade por vezes extrema de um veículo desta natureza.

Os controles são simples e intuitivos, porém é necessária alguma habituação porque este não é o típico jogo de corridas. Uma grande aceleração combinada com até um pequeno desnivelamento do terreno pode capotar de imediato o veículo e enviá-lo pelos ares de forma descontrolada.

Depois há outra particularidade interessante na condução, enquanto o analógico da esquerda controla os pneus da frente, o da direita controla os de trás. É uma mecânica de jogabilidade especialmente útil em manobras apertadas mas que também requer alguma habituação até porque o bom manejamento dos analógicos é a chave para uma condução mais estável.

É claro que a “condução estável” por vezes é muito difícil quando o nosso objectivo é realizar acrobacias loucas como circular em duas rodas. É garantido que “vais virar o boneco” muitas vezes neste jogo, mas nem alguns momentos de frustração conseguem apagar o divertimento. Muito pelo contrário, em multijogador e com amigos, os momentos mais caricatos serão com toda a certeza alvo de muitas gargalhadas.

Os Monster Trucks correspondem relativamente bem os nossos movimentos e a sua física encarrega-se de nos transmitir todas as pequenas nuances do terreno por mais ínfimas que elas sejam. Há um bom equilíbrio entre o gigantesco e pesado veículo que temos em mãos e a facilidade com que o podemos “mandar” a voar pelos ares e nesta medida é quase uma simulação porque é um espelho do que acontece nas competições reais (com alguns exageros porque afinal de contas é um videojogo).

Dito isto e voltamos a repetir, é necessária alguma habituação aos controles, não porque o jogo seja difícil mas sim porque se trata de uma condução no mínimo peculiar. No início darás por ti a voltar a repetir competições na tentativa de obteres classificações melhores, mas não te preocupes porque com o tempo e à medida que fores desbloqueando novos veículos terás a oportunidade de escolher um à tua medida.

E há muito por onde escolher, embora inicialmente tivéssemos começado de uma forma modesta, não demorou muito até desbloquearmos novos veículos e ao todo o jogo possui 38! É muito camião para conduzir e todos eles com características diferentes.

Graficamente Steel Titans 2 é sólido mas não é uma grande evolução

Steel Titans 2 é um jogo que por vezes consegue deixar boas indicações no departamento gráfico e especialmente os modelos dos veículos estão muito bem conseguidos e brilham sobretudo em máquinas de gaming capazes de garantirem os 60 FPS estáveis em Full HD (1080p).

A única crítica válida neste departamento surge quando o comparamos com o seu antecessor pelo facto de não existir uma evolução significativa ou muito visível. Não nos surpreende se tivermos em conta que o primeiro Steel Titans foi lançado há apenas dois anos atrás.

Na nossa opinião a adição do modo de multijogador teve o seu peso no desenvolvimento com a equipa a concentrar mais os seus esforços na qualidade da experiência online e na jogabilidade do que propriamente numa evolução gráfica que nos deixasse boquiabertos.

Mas ainda temos de esperar para sabermos como se vão portar os servidores aquando do lançamento do jogo com milhares a tentarem jogar.

De resto a “performance” é boa, o jogo não é muito exigente e escala bem de acordo com a potência da máquina em que está a correr. Recordamos que para além do computador este jogo vai marcar presença na PS4, Xbox One e até na Nintendo Switch.

Para além disso será possível jogá-lo na PS5 e Xbox Series X|S através de retrocompatibilidade e com melhorias visuais resultante dos hardwares mais robustos das consolas da nova geração.

É um jogo de nicho

Sejamos francos, em Portugal muitos até podem conhecer os Monster Trucks, mas poucos acompanham o desporto de perto. Monster Jam Steel Titans 2 até faz um bom trabalho na simplificação da experiência tornando-a acessível apenas para quem procura por uma boa dose de divertimento, mas este tipo de jogos tem sempre alguma dificuldade para apelar ao grande público.

A questão é:

O que pode levar um jogador que nem sequer é fã ou que não conhece bem o desporto a adquirir este jogo?

Se a procura de um jogo de corridas divertido for o suficiente, então seguramente este jogo será capaz de oferecer isso. No entanto é como estar a tentar recomendar um jogo de futebol a alguém que não conhece bem o desporto, é “sempre um tiro no escuro”.

A nossa recomendação é que fiques a conhecer bem o jogo antes de realizares uma compra e se decidires avançar, então recomendamos que o faças com amigos porque aí sim terás garantidamente bons momentos de diversão.

Última atualização: Março 1, 2021 às 19:07

A diversão de conduzir monstros

Monster Jam Steel Titans 2 é mais uma adição de sucesso ao franchise e uma sequela natural que traz consigo toda a glória do multijogador. Para além disso consegue ser fiel ao desporto que representa e é capaz de reproduzir momentos absolutamente radicais e muito divertidos.

8
Recomendado (para os fãs do género):
8

Apesar de ser editor, juntamente com o Diogo encarrega-se de gerir toda a equipa, é uma espécie de terceiro “boss” que muitas vezes acaba por ser o primeiro. Para além de escrever para o website ele é responsável pela verificação de conteúdo e por corrigir muitas das falhas que nós cometemos quando queremos trabalhar rápido demais.

O Figueiras é um elemento fundamental da Gaming Portugal e a figura mais respeitada da equipa. A sua vida atarefada impede-o de acumular uma posição de maior destaque, embora mesmo se tivesse essa oportunidade o mais certo era ele recusá-la. A sua participação na Gaming Portugal é motivada principalmente pelo gosto por gaming e dá-lhe um prazer especial saber que nesta casa a “independência” é uma característica definidora.

Também poderás gostar de:

Subscrever
Notificações de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
ESTAMOS AGORA AO VIVO!
AO VIVO na Twitch todos os dias!!
0
Partilha tua opinião, comenta.x
()
x