Nikoderiko descreve-se a si próprio como uma carta de amor aos Jump ‘n’ Runs dos anos 90. Nós jogámos a “demo” da versão do PC do jogo que chega hoje às principais consolas e ele tem potencial.
Nikoderiko: The Magical World chega hoje às consolas Nintendo Switch, PlayStation 5 e Xbox Series S|X por €29,99 com textos em português. Já a versão do PC, vai ser necessário esperar mais um pouco para que ele seja lançado na plataforma, mas felizmente nós tivemos acesso a uma “demo” disponibilizada para a imprensa e as nossas impressões da experiência são muito positivas.
Estamos perante um jogo de plataformas 2.5D no qual nós vestimos a pele dos caçadores Niko e Luna. A experiência de jogo relembra grandes clássicos como o Crash Bandicoot 4 com um grafismo vibrante, personagens cheias de personalidade e muita variedade na experiência de jogo.
O primeiro destaque vai para o departamento visual, o jogo é de facto belíssimo quer seja pela qualidade gráfica como pelo genial trabalho artístico. Ele pode não ser um colosso dentro do género, mas não fica nada atrás de jogos modernos dentro do género.
Se, por exemplo, fores fã do estilo visual de Crash Bandicoot, então garantidamente não vais ficar desiludido com este jogo que, embora seja distinto, segue muito o mesmo estilo “abonecado” do popular franchise.
Interessante é também a banda sonora que ficou ao cargo do lendário David Wise, que para quem não sabe, trabalhou em jogos icónicos como o Donkey Kong Country e Yooka Laylee. Ela encaixa-se na perfeição com o estilo de jogo e parece ser mais um elemento que lhe adiciona qualidade.
No entanto apesar de ser um “regalo para os olhos” e contar com uma banda sonora com o selo de qualidade de um grande compositor, o mais importante acaba por ser sempre a jogabilidade.
O que encontrámos nesse departamento quando jogámos a “demo” foi uma experiência tremendamente sólida, divertida e recompensadora. Os controles são simples, têm precisão e embora na “demo” tudo tenha sido relativamente fácil, parece-nos que existe um bom potencial de desafio.
Sabemos que uma “demo” é boa quando chegamos ao fim e voltamos a repeti-la e depois de algumas vezes ficamos tristes por não podermos continuar a jogar. Nikoderiko tem essa qualidade À qual adiciona também um modo de cooperação local que torna a experiência ainda mais divertida.
Depois de jogarmos a “demo” não temos dúvidas de que o jogo está feito à medida dos grandes fãs do género, aliás ele possui aquela percentagem ideal de nostalgia que nos relembram os tempos em que, acima de tudo, um videojogo ambicionava diversão na sua forma mais pura.
Para além disso ele pode ser jogado por pequenos e graúdos e é um dos lançamentos mais interessantes do momento para as consolas.
Se plataformas são a tua cena e andas à procura de um jogo para partilhares com mais outra pessoa, então considera o Nikoderiko: The Magical World.
Outras fontes para o vídeo: Dailymotion
Última atualização: Outubro 15, 2024 às 14:05