Opiniões Software VPNs

NordVPN: Opinião

A privacidade online tem sido um “tópico quente” durante os últimos anos e por uma boa razão: ela já não é o que era. As VPNs oferecem uma camada extra de segurança e hoje nós damos destaque aquela que é muito provavelmente a mais popular do planeta: a NordVPN.

Quem se move pelos meandros da Internet sabe muito bem que a privacidade nunca foi um ponto forte por estes lados e isso é especialmente óbvio para nós que jogamos videojogos. Cada vez mais a componente online toma conta da indústria, há jogos e serviços que só podem ser desfrutados online e nos quais é sempre necessário criar uma conta e partilhar dados pessoais, até as próprias consolas já deixaram há muito de serem “offline” e hoje em dia, quanto mais não seja, necessitam de ser ligadas à Internet para receberem updates.

Pois bem, enquanto gamers e ávidos utilizadores da Internet todos sabemos como as questões de privacidade e segurança são muito importantes. É por isso mesmo que decidimos testar VPNs e estabelecer parcerias com as melhores no mercado.

O nosso objectivo: garantir que pelo menos todos os nossos leitores fiquem bem informados e proporcionar bons negócios caso pretendam subscrever um destes serviços.

A NordVPN é parceira oficial da Gaming Portugal. Durante os últimos tempos nós estivemos a testar várias VPN’s e no final estabelecemos parcerias com aquelas que tiveram a melhor prestação. Neste artigo de opinião nós vamos partilhar informações gerais sobre o serviço bem como a nossa própria opinião sobre o mesmo.

Mas o que é uma VPN?

Uma VPN ou rede virtual privada é uma ferramenta que nos permite navegar online de forma mais segura, com maior privacidade e até com maior liberdade. Elas são essencialmente redes de comunicações privadas construídas sobre uma rede de comunicações públicas na qual nós nos ligamos primeiro à VPN antes de realizarmos as nossas operações online.

Essa ligação que fazemos com a VPN é muito mais segura e encriptada sendo referida muitas vezes como uma espécie de túnel entre o computador do utilizador e o servidor da VPN.

Os nossos dados são encriptados quando utilizamos uma VPN, o que torna muito mais difícil o acesso aos mesmos.

Porquê a NordVPN?

A NordVPN é um nome incontornável no mundo das VPNs e é talvez a mais popular do planeta. Fundada em 2012 por dois amigos de infância, a jornada deste serviço tem sido recheada de sucessos ao longo dos anos e é hoje uma referência no mercado pela sua qualidade e também graças aos seus preços acessíveis.

E por falar em preços acessíveis, se já conheces o serviço e estás à procura de uma oferta especial, então fica a saber que a parceria entre a Gaming Portugal e a NordVPN dá-te acesso a um desconto especial!

Para nós que somos jogadores e que inevitavelmente acabamos por criar contas em tudo o que é websites, há muitos aspectos a ter em conta na escolha de uma VPN. Para além da óbvia que é a segurança nós queremos, como não poderia deixar de ser, uma ligação rápida e estável.

Seja na simples navegação pela Internet; nos jogos online; para descarregamento de videojogos e tudo o que é software relacionado com videojogos; para assistirmos a transmissões ao vivo e muitas vezes para realizarmos as nossas próprias transmissões ao vivo e a lista continua.

Muitas das actividades que nós gamers praticamos são mais intensas e exigentes do que as praticadas pelo utilizador comum e por isso faz todo o sentido subscrever uma VPN que seja adequada às nossas necessidades.

Ora a NordVPN é sobejamente conhecida um pouco por todo o mundo pela sua rapidez e possui milhares de servidores à disposição dos clientes. Neste momento ela oferece mais de 5 mil servidores em 59 países, sendo que um deles é o nosso Portugal.

Para além disso ela não possui limites na sua utilização o que significa que podes fazer downloads sem receio que a NordVPN te bloqueie o acesso.

E como são tratados os dados privados dos clientes da NordVPN?

A resposta mais simples é: não são.

A NordVPN não monitoriza, recolhe ou partilha os dados privados dos seus clientes. Eles não armazenam registos de data e hora de ligação, informações de sessão, a largura de banda utilizada, dados de tráfego, endereços de IP e como não fazem nada disso simplesmente não têm como partilhar a informação pessoal com ninguém.

O segredo é a localização. Com base no Panamá, que não tem leis de retenção de dados, a NordVPN pode legalmente adoptar uma política de “não-registos” o que por sua vez garante a privacidade dos seus clientes e oferece aquela camada extra de segurança.

Tendo sido alvo da análise de uma das 4 maiores empresas de auditoria do planeta, foi verificado que as afirmações da NordVPN correspondem à realidade. A auditoria concluiu que a descrição que a companhia faz da sua política de não-registos é justa e precisa.

E quem não gosta dos seus dados privados realmente protegidos? Naturalmente uma VPN só por si não faz milagres, mas é bom saber que a NordVPN faz de tudo para não monitorizar ou recolher dados privados dos seus clientes.

Uma conta, seis dispositivos

Há que pensar em todos aí em casa e outro dos aspectos positivos desta VPN é o facto de permitir que seis dispositivos possam estar ligados ao mesmo tempo na mesma conta. Independentemente do sistema operativo que seja utilizado, a NordVPN poderá oferecer a sua protecção a todos eles.

Isto é útil não só para ti que estás a jogar e fazes muito uso da Internet como para outros computadores aí e de casa e claro, para os muito utilizados smartphones que todos sabemos estão longe de ser aparelhos que salvaguardam a privacidade dos seus utilizadores.

Na nossa opinião seis dispositivos por um preço tão acessível é um excelente negócio e nos nossos testes não encontrámos problemas neste departamento embora no máximo só tenhamos chegado aos 4 dispositivos ligados.

Vem com o CyberSec

Quem navega pela Internet sabe como por vezes é demasiado fácil a entrada em websites mais perigosos e é por isso mesmo que a NordVPN traz também consigo o CyberSec que é uma solução de tecnologia avançada que eleva a sua segurança e privacidade a um nível superior.

Uma das suas tarefas mais úteis é o bloqueio de websites conhecidos por alojarem software maligno ou esquemas fraudulentos de phishing. Como se isso não bastasse esta tecnologia bloqueia também os chamados anúncios irritantes e torna a experiência de navegação mais suave.

O CyberSec é uma opção interessante e na nossa experiência pessoal é mais útil quando um computador é utilizado por múltiplos utilizadores, especialmente se estivermos a falar das crianças aí em casa. Colocar a correr o CyberSec é tão simples como ir às definições e activar a opção e os resultados são francamente bons.

É claro que os browsers modernos já são muito competentes no bloqueio de websites perigosos, mas nem sempre são rápidos a fazê-lo e sobretudo no que diz respeito a esquemas mais elaborados, muitos acabam por passar ao lado. A Cybersec oferece mais uma camada de protecção especialmente eficaz para utilizadores menos avançados.

Então e como é a velocidade?

Todos os testes de velocidade foram realizados no Speedtest by Ookla

Quando nos ligamos a uma VPN o tráfego de Internet é encaminhado pelo tal “túnel encriptado” e o preço de segurança adicional pode resultar numa perda na velocidade. O que distingue uma boa VPN de uma má VPN é o quão significativa é essa perda.

Verdade seja dita, na maioria dos casos estamos a falar de perdas mínimas que o utilizador comum nem sequer vai reparar. A conversa muda um pouco de figura para nós gamers que estamos longe de sermos utilizadores comuns da Internet.

Regra geral um gamer está sempre atento às flutuações da velocidade da sua Internet e isso acontece porque em média um jogador de videojogos descarrega muito mais conteúdo e utiliza mais serviços online do que um utilizador comum.

Dito isto e dos vários testes que realizámos à NordVPN há algumas informações importantes:

  1. Acima de tudo é importante compreender que ao utilizarmos a NordVPN vamos ter à nossa disposição uma imensidade de servidores e a boa escolha de servidores é o segredo para retirar a maior velocidade do serviço;
  2. Nos nossos testes os servidores geograficamente localizados em Portugal ou em países perto do nosso (Espanha, França, Reino Unido etc…) têm uma performance superior, porém registámos várias excepções com servidores nos Estados Unidos, Canadá entre outros;

A boa notícia é que nos nossos testes e para além da perda de velocidade esperada e resultante da utilização da VPN, não registámos perdas significativas. De uma forma mais simplificada isto significa:

  1. Conseguimos obter com a ligação à NordVPN uma velocidade equivalente à velocidade real que temos (velocidade sem VPN);
  2. Sempre que nos deparámos com velocidades insatisfatórias, uma simples mudança de servidor resolveu o problema;
  3. Com tantos servidores à disposição conseguimos garantir sempre uma velocidade elevada e estável.

São mais 5 mil servidores à nossa disposição e com uma escolha tão abrangente não foi difícil obter velocidades excelentes com a NordVPN. Aliás a quantidade de servidores que uma VPN disponibiliza é um dos indicadores que deves ter em conta quando escolhes uma VPN e a NordVPN está claramente numa posição de destaque neste departamento.

Escusado será dizer que esta foi uma das razões que nos levou a estabelecer esta parceria.

Quer seja a fazer downloads; a jogar online; a ver Netflix noutras regiões ou simplesmente a navegar pela Internet, nós podemos afirmar com segurança que a velocidade será garantida pelos milhares de servidores da NordVPN.

A NordVPN é parceira oficial da Gaming Portugal

Depois de uma experiência tão positiva temos o prazer de anunciar a NordVPN como a mais recente parceira da Gaming Portugal. Enquanto leitor do nosso website trás acesso a muitas ofertas e se subscreveres a NordVPN através do nosso website poderás fazê-lo com desconto e por uma fracção do seu preço regular.

Num mundo onde cada vez mais a segurança e a privacidade online são discutidas é imperativo saber em que VPN’s se pode depositar alguma confiança e apesar de nenhuma dela fazer milagres, a NordVPN é de facto uma das melhores no mercado.

Última atualização: Março 4, 2021 às 16:37

A boa reputação da NordVPN é merecida

Com milhares de servidores à disposição e uma qualidade francamente boa, a boa reputação da NordVPN é merecida. Ela proporciona mais segurança e privacidade e para além disso a sua prestação no que diz respeito à velocidade foi quase imaculada e isso é muito importante para nós que somos gamers. No geral é uma excelente escolha para quem procura por uma boa VPN a um preço acessível.

9.3
Recomendada:
9.3

Apesar de ser editor, juntamente com o Diogo encarrega-se de gerir toda a equipa, é uma espécie de terceiro “boss” que muitas vezes acaba por ser o primeiro. Para além de escrever para o website ele é responsável pela verificação de conteúdo e por corrigir muitas das falhas que nós cometemos quando queremos trabalhar rápido demais.

O Diogo é o organizador, todo o conteúdo do website passa de uma forma ou de outra pelas suas mãos, ele certifica-se que os padrões de qualidade são sempre altos e se a Gaming Portugal é hoje uma máquina relativamente bem oleada, isso acontece em grande parte graças ao seu trabalho.

Adepto do ar livre e dos desportos radicais, nós nunca sabemos se no próximo fim-de-semana ele não irá longe demais, levando a equipa a ficar com um elemento a menos. Quer dizer, o exercício é uma coisa boa, mas quando isso envolve quedas de grandes alturas ou escaladas perigosas, talvez seja melhor ficar em casa a jogar videojogos.

Também poderás gostar de:

Subscrever
Notificações de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
ESTAMOS AGORA AO VIVO!
AO VIVO na Twitch todos os dias!!
0
Partilha tua opinião, comenta.x
()
x